O que é Aurora Boreal? Descubra agora!

30 agosto 2019

ESCRITO POR: RAFAELA

Marco Brotto explica o que é Aurora Boreal.

Aurora Boreal observada por grupo Marco Brotto no Alaska.

Se você ainda não sabe o que é Aurora Boreal, vai descobrir agora. É uma reação físico-química que resulta em um maravilhoso brilho colorido que pode ser observado em latitudes acima de 66 graus, portanto próximos dos polos magnéticos dos hemisférios norte e sul.

Existe uma grande variação na latitude, dependendo da longitude que o local está, em razão da deformação da oval da Aurora Boreal.

O fabuloso fenômeno é causado por incontáveis colisões entre o plasma solar, que são partículas eletricamente carregadas e trazidas pelo vento solar, que rompem a atmosfera da Terra e interagem com moléculas e átomos de gás, principalmente oxigênio e nitrogênio.

Os cânions da Islândia iluminados pela Aurora Boreal.

Quando os elétrons e prótons do sol colidem com o oxigênio e o nitrogênio na atmosfera da Terra, eles ganham energia e ocorrem a ionização, dissociação e excitação das partículas. Do plasma, os elétrons são arrancados do átomo e iniciam a produção de reações químicas eletricamente carregadas. Isso reflete em uma instabilidade física desse plasma, vibrando em ondas luminosas. Para reequilibrar e neutralizar, eles liberam essa energia na forma de luz. O resultado? Bingo! Aurora Boreal. Northern Lights. Aurora Borealis.

Marco Brotto fotografando a Aurora Boreal.

As luzes começam a queimar no céu e podem ser vistas nos polos porque é para lá que essas reações são puxadas através das linhas do campo magnético. Elas flutuam sobre a magnetosfera e é o melhor momento das nossas caçadas e expedições. Entretanto, para que isso ocorra, precisamos de uma série de fatores, como a polaridade campo, quantidade de prótons e elétrons, densidade, velocidade, grau de impacto e assim vai. Sem isso, as auroras não rompem o campo e não acontecem. Além disso, precisamos de céu limpo e escuridão. Mas eu vou contar muito mais no próximo post. Agora que você sabe o que é Aurora Boreal, por que não assina nossa newsletter para ficar sabendo tudo sobre nossas próximas expedições?

Avatar
Rafaela

POSTS RELACIONADOS

Aurora Boreal

Caçar Aurora Boreal, por que? Marco Brotto

Precisa realmente caçar a Aurora Boreal Quem fala ao contrario disso está deixando tudo a mercê da sorte, verdade que precisamos de sorte mas tem como ajudar. É como voce apostar num bingo com 1 c
Aurora Boreal

Aurora Boreal, melhor lugar. Marco Brotto

Não existe um lugar especifico para ver a aurora boreal. Os melhores lugares são altas latitudes setentrionais durante o período de escuridão. Setembro a abril a grosso modo. Entao o melhor lugar
Aurora Boreal

Aurora Boreal Noruega em Setembro

“É de extrema importancia a nossa presença nas caçadas de aurora boreal para que as pessoas tenham a verdadeira experiencia a olho nu das luzes do Norte.”
Aurora Boreal

Aurora Boreal: mitos e lendas na história

Você sabia que podemos relacionar história, Aurora Boreal, mitos e lendas? Sim! A Aurora Boreal está presente na Terra desde sempre. As Luzes do Norte também são velhas conhecidas do homo atravé