Expedição Aurora Boreal na Noruega, Finlândia e Suécia – Novembro, 2016

ESCRITO POR: MARCO BROTTO

Por 5 noites caçamos e avistamos a Aurora Boreal na Noruega

Depois de com muita alegria finalizar a ultima expedição, partiria para uma jornada seguinte de 5 dias pela Escandinávia. Eu tinha um roteiro determinado saindo de Tromso e terminando em Kirkenes, de onde continuaria mais alguns dias a fim de produzir fotografias da região.

aurora-boreal-na-noruega

Ia passar a última noite com o grupo em Tromso. Saímos todos para jantar em uma pizzaria famosa da cidade, e o que aconteceu a seguir foi uma experiência única e inesperada, realmente fantástica.

Após escolhermos nossas pizzas, resolvi sair um pouco para ver se conseguia visualizar alguma Aurora Boreal no céu da Noruega.

Nisso uma aurora boreal linda se fez diante de mim. Uma aurora especial, particularmente verde e flamejante, dançando cada segundo mais perto.

Detalhe: estávamos no centro da cidade, sendo iluminados por luzes artificiais de todos os lados – postes, casas, carros, etc. E mesmo assim, a aurora boreal na Noruega estava claramente nítida e seguindo em frente.

Apesar de algumas pessoas do grupo já ter visto a Aurora Boreal em outras viagens, esta Aurora Boreal realmente impressionou! Pois além de ser muito verde, ela se movimentava cada vez mais a frente de nós.

A Aurora Boreal continuou surgindo diante de nós cada vez mais intensa e ligeira, movendo-se de um lado para o outro. O espetáculo encerrou-se com um facho de luz de Aurora semelhante a uma centelha de fogo, bem em frente a Igreja da cidade. Foi realmente surreal! Esses momentos fazem com que uma viagem para ver a Aurora Boreal torne-se extremamente especial. Ainda naquela noite pudemos presenciar muitas auroras boreais na Noruega, mas bem no meio do centro da cidade de Tromso.

Na manhã seguinte nos despedimos do grupo maravilhoso que me acompanhou nos dias anteriores e segui viagem.

Peguei o carro e depois de tudo pronto partir em direção a Koppangen e Lyngen. Foram duas horas de viagem, presenciando paisagens lindas e um sol exuberante. Musiquinha no carro, guloseimas e pé na estrada. Tenho milhares de kilometros rodados nas estradas do artico , isso me dá segurança para dirigir carros menores, já que para dirigir os carros com passageiros é necessário uma carteira de habilitação especial.

Tinha um roteiro programado, mas devido a essas paradas aqui e ali, demorei muito mais do que esperava parar chegar em determinadas cidades do roteiro. Mas certamente valeu a pena!

viagem-na-noruega-finlandia

viagem-noruega-finlandia-suecia

O plano original era seguir direto em direção a Rovaniemi, na Finlândia, mas devido ao tempo extremamente fechado na região, resolvi “seguir o sol” e subir em direção ao extremo norte da Noruega – mais especificamente para a cidade de Nordkapp, que é a região habitada mais ao norte da Europa. Contudo, antes de chegar lá, passei por muitos lugares, e a primeira parada foi em Koppangen, onde fiz uma visita a um lugar especial =) vou deixar o mistério!

Saí de lá e segui em direção a Lyngen, onde peguei o ferry para atravessar o estreito do mar. Chegando em Lyngen fiquei hospedado em um dos chalés de alguns amigos noruegueses, um lugar que recomendo Arctic Lyngen Sea Camp. O lugar é realmente lindo, em frente ao mar e cercado de montanhas, local que favorece 100% a visualização da Aurora Boreal. Nesta noite também, vimos muita Aurora Boreal, desde o passeio no ferry até a madrugada em frente ao chalé.

aurora boreal na noruega

Na manhã seguinte, carreguei o carro e a direção no GPS era: Nordkapp. Eram mais ou menos 500 KM de viagem, ou seja, no mínimo 8 horas de estrada. Mas eu estava feliz da vida, afinal tinha o sol ao meu favor,  as paisagens maravilhosas da Noruega, guloseimas no carro e a Aurora Boreal a minha espera durante a noite, de nada mais precisava.

Durante o caminho muitas paradas para fotografias. Conforme ia me distanciando, as paisagens se tornavam cada vez mais solitárias e monocromáticas, de uma aparência levemente apática e ao mesmo tempo peculiar, remetendo a uma atmosfera de outro planeta, é difícil explicar. Por vários momentos era apenas eu pela estrada, nenhum animal, nenhum carro, nenhum sinal de vida. A temporada mais fria do ano já começava a tocar aquele lugar.

paisagem-aurora-boreal-noruega

Já estava escuro quando cheguei em Nordkapp , consegui entrar e tirar fotos do famoso globo que indica o fim do continente europeu, com uma linda Aurora Boreal ao fundo. O vento era intenso e cortava a pele, e a sensação térmica devia beirar os -10°c… tenso! Tirei algumas fotos, admirei o horizonte e retornei.

Nesta parte da viagem aconteceu outra experiência daquelas que a gente volta e ‘tem que contar’.

Enquanto descia do parque de Nordkapp em direção a cidade, um pequeno ser em desespero acenou diante de nós no meio do caminho. Resumindo: era um chinês que havia se perdido no meio das montanhas em Nordkapp e não conseguiu pegar o último ônibus que partia para a cidade. Ou seja, ele teria que caminhar no mínimo 3 horas para retornar. Some a isso a temperatura extremamente baixa e a impossibilidade de encontrar qualquer carro naquela direção, a não ser o meu. Cheguei a acreditar que o destino me colocou diante daquele ser naquela exata hora para poupá-lo da morte lenta e dolorosa na noite cortante do extremo norte! O menino ficou super feliz que me encontrou, viemos conversando no caminho e deixei o jovem andarilho devidamente entregue em seu hostel. Ha!

aurora boreal na noruega finlandia suecia

fotos aurora boreal na noruega

Jantei sopas quentes na cidade e de volta ao carro. Nesta viagem eu praticamente só dirigi e tirei fotos, além de conferir a previsão do tempo nos lugares que iria.

aurora boreal na noruega marco brotto

Nesta noite parei algumas vezes na estrada para fotografar lindas auroras boreais na Noruega, Finlândia e Suécia no meio daquela paisagem alucinante.

Continue acompanhando e aguarde novas histórias das minhas caçadas!

Marco Brotto
Marco Brotto
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.

POSTS RELACIONADOS

Aurora Boreal

Caçar Aurora Boreal, por que? Marco Brotto

Precisa realmente caçar a Aurora Boreal Quem fala ao contrario disso está deixando tudo a mercê da sorte, verdade que precisamos de sorte mas tem como ajudar. É como voce apostar num bingo com 1 c
Aurora Boreal

Aurora Boreal, melhor lugar. Marco Brotto

Não existe um lugar especifico para ver a aurora boreal. Os melhores lugares são altas latitudes setentrionais durante o período de escuridão. Setembro a abril a grosso modo. Entao o melhor lugar
Aurora Boreal

Aurora Boreal Noruega em Setembro

“É de extrema importancia a nossa presença nas caçadas de aurora boreal para que as pessoas tenham a verdadeira experiencia a olho nu das luzes do Norte.”
Aurora Boreal

Aurora Boreal: mitos e lendas na história

Você sabia que podemos relacionar história, Aurora Boreal, mitos e lendas? Sim! A Aurora Boreal está presente na Terra desde sempre. As Luzes do Norte também são velhas conhecidas do homo atravé