Aurora Boreal, melhor lugar. Marco Brotto

06 setembro 2019

ESCRITO POR: MARCO BROTTO

aurora boreal artico
Bem vindos ao Circulo Polar Ártico. A terra da aurora boreal

Não existe um lugar especifico para ver a aurora boreal.

Os melhores lugares são altas latitudes setentrionais durante o período de escuridão. Setembro a abril a grosso modo. Entao o melhor lugar é uma faixa que existe proximo a 66 grau de latitude Norte.

Como descobrimos onde é essa faixa? Isso é muito fácil, pegamos a linha do circulo polar e teremos uma faixa territorial perfeita para caçar a aurora boreal. Mas ela não é constante e tem deformidades.

Em razão da deformação da oval da aurora e da inclinação do globo contando ainda com a diferença entre o Norte Geográfico e o Norte magnético.

Portanto existe um invasão dessa faixa no centro do Canada e Estados Unidos e consequentemente um distanciamento em direcao ao Norte na Russia.

Vamos nomear esses lugares, leve em conta que essa descrição é para uma atividade mais comum.

Quando está fraca ou muito forte existe uma mudanca significativa dos lugares, formas e perspectivas. Tambem a intensidade da luz e cor modifica.

As cidades de Murmansk (Russia) , Ivalo/Kilpisjarvi ( Finlandia) , Alta/Tromso ( Noruega) Reykjavik/Akuery (Islandia) , Kangerlussuaq (Groenlandia) , White Horse/YellowKnife ( Canadá) e Fairbanks ( Alasca USA) eu considero como o trilho do trem da Aurora.

A partir dessas cidades , temos nossas bases para buscar a cada noite as melhores aurora boreais possíveis a olho nu.

Se voce pensar um pouco dirá entao que durante os meses em que as noites sao mais longas ( próximo aos solstícios) as chances são maiores.

Nao, por que existe uma estatística ainda nao compreendida para a atividade solar e das luzes ser mais forte próximo equinócio (setembro/outubro/março/abril) do que próximo ao solstício(novembro/dezembro) janeiro fevereiro.

Essa estatistica determinou o “efeito Russell-McPherron” significa que a probabilidade estatística de ver a aurora no interior do Alasca é aproximadamente duas vezes maior no equinócio do que no solstício.

Tem gente que gosta de fugir de]o frio, entao primavera ou outono, isso significa que o final de fevereiro até o início de abril são comumente considerados os melhores meses de observação de auroras no Alasca, pelos motivos abaixo eu nao considero isso.

Na teoria SIM, porem na pratica não é bem assim. No momento em que voce colocar as dificuldades de locomoção, ventos que atrapalham a permanência nos locais, frio intenso e etc. Verá que cada mes tem suas características e as chances finais de ver a aurora boreal sao iguais.

Todas as minhas datas para expedição a caçada da aurora boreal tem um equilíbrio nas chances e em todas vamos a limite para que voce consiga realizar seu sonho.

Marco Brotto
Marco Brotto
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.

POSTS RELACIONADOS

Aurora Boreal

Caçar Aurora Boreal, por que? Marco Brotto

Precisa realmente caçar a Aurora Boreal Quem fala ao contrario disso está deixando tudo a mercê da sorte, verdade que precisamos de sorte mas tem como ajudar. É como voce apostar num bingo com 1 c
Aurora Boreal

Aurora Boreal Noruega em Setembro

“É de extrema importancia a nossa presença nas caçadas de aurora boreal para que as pessoas tenham a verdadeira experiencia a olho nu das luzes do Norte.”
Aurora Boreal

Aurora Boreal: mitos e lendas na história

Você sabia que podemos relacionar história, Aurora Boreal, mitos e lendas? Sim! A Aurora Boreal está presente na Terra desde sempre. As Luzes do Norte também são velhas conhecidas do homo atravé
Aurora Boreal

O que é Aurora Boreal? Descubra agora!

Marco Brotto explica o que é Aurora Boreal. Se você ainda não sabe o que é Aurora Boreal, vai descobrir agora. É uma reação físico-química que resulta em um maravilhoso brilho colorido que po