Por que caçar a Aurora Boreal em Novembro? Saiba mais!

23 julho 2018

ESCRITO POR: EQUIPE

A Aurora Boreal para mim é o fenômeno natural mais belo do mundo. As luzes da famosa Dama da Noite são o principal atrativo dos países da região polar, atraindo inúmeros turistas que buscam caçar esse fenômeno todos os anos.

O que é a Aurora Boreal?

As Auroras são fenômenos que acontecem nas regiões polares da Terra, quando o Sol, por meio de ventos solares, envia o plasma solar para a Terra, que é composto por elétrons, prótons e neutrinos. Quando os ventos solares que transportam esse material atingem o campo magnético terrestre, o chamado “magnetosfera”, ocorre um impacto entre as partículas com os átomos da atmosfera, que desencadeia em vários tipos de reações químicas e físicas.

O vídeo abaixo mostra de uma forma super interessante o que é aurora boreal, dá uma olhada:

Tipos de Auroras

Aurora Boreal:

As reações físicas e químicas que acontecem com a batida das partículas com os átomos da atmosfera da terra são puxadas em direção aos pólos Norte e Sul da Terra. A Aurora Boreal é um lindo fenômeno natural que acontece no Polo Norte.

Para saber mais sobre o fenômeno da Aurora Boreal, clique aqui!

Aurora Astral:

Este fenômeno acontece no Polo Sul, quando o campo magnético da Terra puxa as partículas de energia dos plasmas solares para si. A Aurora Astral é um muito mais difícil de ser encontrada do que a Aurora Boreal, por causa das condições climáticas das regiões do Polo Sul.

Para saber mais sobre a Aurora Astral, clique aqui!

aurora-boeal-em-novembro

Melhor época do ano para ver a aurora boreal

As atividades de caçada à Aurora Boreal costumam acontecer na época entre Setembro e Abril, quando o céu fica escuro durante parte do dia ou durante todo o dia. Mas um período pouco explorado pelos turistas é a caçada de Aurora Boreal em Novembro.

Sempre importante dizer que não existe uma melhor época para caçar aurora boreal. Quando temos mais escuridão temos menos agilidade. Por isso cada expedição tem sua característica. Cada mês e local suas variáveis.

Aurora Boreal em Novembro

A época do mês de novembro não é tão procurada por turistas que estão em busca da Dama da Noite. Mas o que muitas pessoas não sabem é que a época do final do mês é uma das minhas preferidas para realizar a caçada de aurora boreal. Em lugares como o Alasca, Lapônia e Islândia, a Aurora Boreal possui características diferenciadas para cada região durante o mês.

Uma grande vantagem das caçadas de aurora boreal em novembro sobre as outras épocas do ano é que, a partir do início do mês até o final de dezembro, as noites são mais longas, e isso é muito bom para ver as Luzes do Norte. Outra vantagem desse período para observar o fenômeno é que a Aurora Boreal pode ser vista em qualquer país da região polar.

Você pode ver um vídeo exclusivo do momento em que uma aurora boreal aparece em uma das nossas expedições:

Quer saber mais sobre a caçadas durante o mês de novembro? Eu fiz um post especial falando um pouco mais sobre as minhas experiências nesse período, dá uma olhada.

Equipe

POSTS RELACIONADOS

Aurora Boreal

Expedição Aurora Boreal na Lapônia – Março, 2018

A Lapônia, na Noruega e Finlândia, é um local especial, fantástico para caçar e ver Aurora Boreal. Tem uma cultura muito rica, paisagens esplêndidas e muita história.
Aurora Boreal

Expedição Aurora Boreal na Lapônia – Novembro, 2017

Nossa chegada em Tromsø - Noruega, foi acompanhada da presença da nossa amada aurora boreal do lado de fora do avião, ela estava grande, dançante, verdinha e espetacular.
Aurora Boreal

Expedição Aurora Boreal na Rússia – Janeiro, 2018

Nesta expedição passamos por vários lugares antes de chegar em nosso destino e visualizar a querida Aurora, não foi uma viagem fácil, temperatura chegava à quase -20 ºC.
Aurora Boreal

Expedição Aurora Boreal na Lapônia – Ano Novo 2017/2018

Nesse post vou relatar uma aventura na Lapônia, como o foco da viagem é a caçada por Aurora Boreal, vou tentar me ater somente a ela, mas confesso que é bem complicado.