Expedição Aurora Boreal em Tromso, Noruega – Outubro, 2016

ESCRITO POR: MARCO BROTTO

Foi incrível! Tivemos a sorte de encontrar a Aurora Boreal por duas vezes, no centro da cidade de Tromso, na Noruega.

Depois das inúmeras dificuldades da Expedição ao Alasca em setembro , onde mesmo com dias de muitas nuvens e  atividade quase zero, conseguimos visualizar e fotografar a aurora boreal por 4 noites, tivemos a sorte de uma sensacional semana de Aurora Boreal em Tromso.

Tromso é a capital da Aurora Boreal

A capital da aurora boreal é um excelente lugar para base das Expedições, lembrando que em média, ao  menos de 10 vezes ao ano pode se ver Aurora do centro da cidade! Nós conseguimos em 2 ocasiões nessa viagem e foi fantástico.

A semana prometia muita aurora, mas sabendo da instabilidade e dados imprecisos, fiquei muito atento a outros fatores para não perder nenhuma oportunidade.

No dia que cheguei para caçar aurora boreal em Tromso, já percebi grande chance de ver as luzes no primeiro dia, porém o grupo ainda não estava unido e não estavam previstas saídas naquela noite.

Enquanto eu aguardava a chegada do restante do grupo, já consegui ver a aurora boreal bem em frente ao hotel. E foi no exato momento que eles chegavam! Foram recepcionados por uma linda aurora, visível mesmo com alguma nuvens e com a poluição luminosa da cidade.

viagem-noruega-capital-tromso

Na manhã seguinte acordei com energia 2.000% e com a previsão de um céu limpíssimo, muito confiante de ver uma linda dança da aurora boreal em Tromso. Vale lembrar que céu limpo é fundamental e como eu falo sempre, se houver um distúrbio no céu limpo você pode sentir a emoção de caçar a aurora. Nesse momento se percebe a diferença de quem sabe o que está fazendo. A intuição e antecipação da atividade através de estudos é fundamental para o sucesso da caçada.

Fizemos um lindo passeio diurno até Sommaroy, e pude colocar em prática umas das minhas técnicas de caçada que mais adoro. Fiz um pequeno briefing com o pessoal antes do jantar e sabia que a qualquer momento enquanto eles jantavam, a atividade começaria. Deixei o pessoal pedindo o jantar e fui procurar um local para acompanhar o início da noite. Saí do hotel e já percebi que em poucos minutos a atividade já seria visível. Cada pessoa tem uma sensibilidade ocular e nessa viagem tive a felicidade de contar com uma pessoa fantástica, o Giovanni, que era extremamente sensível às cores e percebia muito rapidamente as formações. Grande caçador.

Antes mesmo do jantar chegar, a Aurora Boreal em Tromso veio iluminar ainda mais a noite de Lua Cheia. Por quase duas horas ficamos em frente ao restaurante mesmo, no meio de um local em reforma , cheio de materiais de construção e vendo ela dançar. O pessoal ficou em êxtase e apesar do entorno não ajudar tiramos algumas fotos boas.

Estava preocupado que a atividade encerrasse porque o gráfico não estava condizente com  que estava acontecendo, e apurei o final do jantar (muitos esqueceram seus lindos filés de halibut e bacalhau para ver a aurora) para ir até minha praia predileta em Sommaroy. Chegando à praia, não deu tempo nem de arrumar as máquinas e o céu literalmente explodiu sobre nossas cabeças, uma chuva de cores, estradas de luzes cortavam o céu de norte a sul e de leste a oeste, a lua que iluminava o entorno perdeu o brilho pela tamanha energia e luminosidade da aurora boreal em Tromso.

Nossas câmeras reguladas para uma atividade normal precisaram ser rapidamente reguladas novamente. Foram muitas fotografias perdidas de tanta luz que estava entrando no diafragma. Gritos de todos os lados, uma sensação de liberdade, de realização. Os viajantes que ainda estavam um pouco incrédulos se renderam ao espetáculo mais lindo da Terra!

Poderia ficar horas falando da emoção daquele momento e tenho certeza que em todo o planeta, aqueles que tiveram a sorte de ver o céu do Ártico essa noite, jamais esquecerão. O mais lindo é que não era previsto algo tão monumental, foi realmente um presente vindo do céu.

Minhas queridas companheiras de viagem, conseguiram fotografar com seus celulares, fizeram minutos e minutos de filme e centenas de fotos. Mas com a certeza que por mais que as fotografias sejam lindas, não se consegue registrar aquilo que vemos a olho nu.

Cada um teve seu imaginário despertado, teve sua própria definição sobre as luzes que vimos no céu de Tromso!

aurora boreal em tromso
Depois de horas vendo o espetáculo mais lindo da Terra, conseguimos reunir o grupo para uma foto de todos juntos.

aurora boreal tromso

aurora boreal em tromso noruega

aurora boreal em tromso noruega viagem

O que mais poderíamos querer nos próximos dias desta viagem em Tromso?

Depois de não conseguir dormir pela tamanha adrenalina da noite anterior, partimos para Senja, uma belíssima que fica ao sul de Tromso. Para os 4 dias, tínhamos excelentes notícias sobre a atividade solar, mas péssimas com relação ao tempo.

aurora boreal em tromso viagem noruega

Senja é uma lindíssima região com fjords, praias e linda vegetação e nosso hotel um robuer moderno super confortável e com uma linda vista privada para a baia. Na primeira noite consegui fotografar e ver a olho nu uma discreta aurora boreal.

Dois dias nublados e nos dirigimos até um hotel de charme no meio das montanhas, aonde durante a segunda guerra, os Onarcas Noruegueses se refugiaram! Ficamos numa atmosfera de 100 anos atrás, ainda conservada. A Escandinávia continuava coberta por nuvens altas e carregadas. Um desespero ver todos os alertas de atividade ligados e não podendo nos deslocar, pois estávamos em um local em que para tentar um lugar aberto, estaríamos desrespeitando as normas e leis de segurança.

Já no outro dia, conversando com caçadores amigos da região, soube que ficamos a apenas 60 km de alguns buracos nas nuvens e onde foi possível ver algumas auroras.

No retorno dessa epopeia até a Suécia para tentar ver as luzes, ela apareceu na estrada por alguns instantes e deu um frio na barriga do pessoal vê-la novamente! Porém as fotos ficaram muito sujas em razão das nuvens, mas valeu o piquenique em frente ao rio.

No outro dia fomos presenteados pelo contato com os animais. Sempre gosto desse envolvimento no centro de conservação. Animais belíssimos e atmosfera selvagem. Nossos 3 últimos dias chegavam e queria pelo menos mais duas noites com auroras boreais no céu.

Nosso destino agora era a Finlândia e várias as nuvens nos perseguiam. Chegando em Kilpisjarvi, conversei com nosso staff local e decidimos a estratégia das duas noites, pois não gosto de ficar esperando, quero estar em movimento e realmente caçar a aurora.

Mais uma vez acertei na decisão, na primeira noite ficamos no chalé mesmo e na outra noite saímos da Finlândia e encontramos um magnífico céu limpo. Com a Super Lua iluminando a paisagem, fizemos uma fogueira, comemos marshmellow e brincamos de tirar fotos do céu estrelado. Mas a dona aurora, magoada com os poucos quilômetros que deixamos de fazer para encontrá-la, se rejeitava a chegar. Estávamos em uma praia e com a subida da maré fomos nos deslocando cada vez mais, até que no limite do tempo de ir embora, ela veio brincar.

Nosso querido Edimir, que nunca tinha tido contado com uma câmera dslr foi o primeiro a perceber a chegada da dama e tirou fotos incríveis. Foi uma noite cheia de brincadeiras a -2Cº. Quando voltamos a Kilpisjarvi, fizemos um delicioso jantar. A manhã seguinte foi simplesmente de conto de fadas, olhem a paisagem no lago…

noruega viagem tromso

noruega tromso finlandia capital

noruega viagem tromso hotel

noruega viagem hotel tromso

noruega viagem animais tromso

noruega viagem animais tromso urso

urso noruega viagem animais tromso

noruega viagem animais tromso selvagem

aurora boreal em tromso noruega finlandia

noruega tromso aurora boreal

ver aurora boreal noruega tromso

aurora boreal noruega em tromso

viagem noruega turismo

Infelizmente chegava ao fim a caçada da aurora boreal em Tromso, porém mais uma surpresa  nos aguardava, aliás, duas. Primeiro minha querida Mônica tinha chego do Brasil e me esperava para fazermos 5 dias de passeios pela região e vimos uma magnífica aurora boreal em Tromso, no centro da cidade. Uma noite memorável que as fotos e vídeos contam.

viagem na noruega tromso

viagem para noreuga fotos

viagem noruega tromso fotos

viajando para noruega fotos

fotos da noruega

viagem noruega fotos turismo

barco noruegues viagem noruega tromso

Marco Brotto
Marco Brotto
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.

POSTS RELACIONADOS

Aurora Boreal

Aurora Boreal no Bom dia Brasil com Marco Brotto

Marco Brotto caça Aurora Boreal junto com Bom dia Brasil Em março de 2017 fomos a Noruega gravar a matéria, para a rede Globo. A equipe de reportagem do Bom dia Brasil fez uma linda matéria sobre
Aurora Boreal

Aurora Boreal no Natal e Ano Novo na Noruega – Fim de Ano, 2016

A Aurora Boreal na Noruega é um fenômeno rico, impressionante, que traz uma energia para a alma, uma luz, uma alegria, um êxtase.
Aurora Boreal

Aurora Boreal na Lapônia | O momento de se curvar às forças da natureza

Essa caçada à Aurora Boreal na Lapônia foi movida por decisões certas. A Expedição de Marco Brotto na da Lapônia rendeu ótimas Auroras Boreais!
Aurora Boreal

Aurora Boreal Vídeos | 10 vídeos incríveis das Luzes do Norte

Separamos vídeos de Aurora Boreal incríveis, imagens reais da Aurora Boreal ao vivo no céu dos países do Círculo polar Ártico, feitas pelo caçador de Aurora Boreal, Marco Brotto.