Expedição para ver Urso Polar e Aurora Boreal – Churchill, Canadá – 2014

ESCRITO POR: MARCO BROTTO

Aurora Boreal e o Urso Polar: A Dama e o Predador.

Um dia coloquei na cabeça que iria fotografar a Aurora Boreal e o Urso Polar. Como um bom sagitariano, corri atrás desse sonho e ainda estou realizando!

O mais seguro e melhor lugar para ver Urso Polar é Churchill, Manitoba no Canadá. Fiz uma expedição de 8 dias na região onde os ursos polares se encontram para migrar atrás de comida, em direção da baía congelada de Hudson durante o inverno.

urso-polar-aurora-boreal-canada

Somente 40 pessoas por ano podem fazer esse passeio que fiz e espero que em 2017 eu consiga fazer novamente. Desse grupo de 40 pessoas, eu era o único da América Latina e meus companheiros de viagem eram fotógrafos de um talento que não tem como explicar.

Durante esses dias em expedição para ver Urso Polar, não pudemos descer dos veículos especiais e dormimos em bases que acoplávamos com nossos veículos a noite. Coisa de outro planeta, mas eu digo: o Ártico é realmente outro mundo.

Ninguém acreditou, mas ela apareceu.

A pitada de humor dessa viagem é que na primeira noite depois do jantar pedi licença, pois queria me preparar para fotografar as auroras boreais. A risada foi geral! A maioria deles é fotografo wildlife e não se interessavam pela aurora boreal.

urso polar aurora boreal

Perguntei se queriam que eu acordasse eles para fotografar comigo, mas ironicamente e duvidando das Luzes do Norte, eles aceitaram. O que aconteceu? Das 8 noites em que passamos acoplados, vimos a Aurora Boreal todas as noites! A Dama da Noite foi a protagonista da viagem,  pois só vimos Urso Polar em 3 dias.

canada churchill expedicao urso polar

A dama e o predador juntos? Ainda não.

A fotografia da Aurora Boreal junto com um Urso Polar ficou para a próxima viagem ao Canadá, mas a alegria de ver esse predador no seu habitat natural, no meio da tundra é inesquecível. A sua potência e elegância caminhando por dezenas de quilômetros diariamente, ficará guardado para sempre em minha memória. Também há a dificuldade de fotografar em insanos -46C, sensação termica proxima dos -70C e compartilho aqui com vocês algumas das minhas preferidas.

A Aurora boreal e Urso Polar fotografados juntos que me aguardem, continuo correndo atrás. 😉

Marco Brotto
Marco Brotto
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.

POSTS RELACIONADOS

Aurora Boreal

Expedição Aurora Boreal na Lapônia – Março, 2018

A Lapônia, na Noruega e Finlândia, é um local especial, fantástico para caçar e ver Aurora Boreal. Tem uma cultura muito rica, paisagens esplêndidas e muita história.
Aurora Boreal

Expedição Aurora Boreal na Lapônia – Novembro, 2017

Nossa chegada em Tromsø - Noruega, foi acompanhada da presença da nossa amada aurora boreal do lado de fora do avião, ela estava grande, dançante, verdinha e espetacular.
Aurora Boreal

Expedição Aurora Boreal na Rússia – Janeiro, 2018

Nesta expedição passamos por vários lugares antes de chegar em nosso destino e visualizar a querida Aurora, não foi uma viagem fácil, temperatura chegava à quase -20 ºC.
Aurora Boreal

Expedição Aurora Boreal na Lapônia – Ano Novo 2017/2018

Nesse post vou relatar uma aventura na Lapônia, como o foco da viagem é a caçada por Aurora Boreal, vou tentar me ater somente a ela, mas confesso que é bem complicado.