Por dentro das Luzes do Norte | 9 Tipos de Aurora Boreal

04 Abril 2016

ESCRITO POR: MARCO BROTTO

Os 9 tipos de Aurora Boreal

Essa sub-divisão dos tipos de Aurora resolvi fazer quando estive pela segunda vez no Alaska, na Universidade de Fairbanks.

Aprendi em Fairbanks que tínhamos 3 tipos de Aurora, porém estes tipos não retratavam aquilo que eu já tinha visto no céu. Então cataloguei e decidi dar nomes às Damas. Assim fica mais fácil explicar aos caçadores de primeira viagem como elas podem aparecer.

Lembrando que um spot (um período de fenômeno) pode conter vários tipos de Aurora.

Vamos lá:

aurora-boreal-faint

Aurora Faint

Apenas pouca luminosidade, uma aurora pouco verde, quase cinza e muito confundida com nuvens. Percebida apenas por olhares muito experientes a olho nu. Às vezes é um indício para o caçador que spots melhores virão.

aurora-boreal-sky-on-fire

Aurora Sky on Fire

Não tem melhor explicação que o nome, labaredas de aurora cobrem o céu, um arco, uma cortina, fragmentada por todos os lados e camadas diversas. Movimentos de todas as auroras de um lado para outro. É preciso um tempestade magnética para que ocorra por bastante tempo. Em algumas oportunidades chega a clarear a noite e em 360 graus se pode ver as luzes do Norte.

aurora boreal marco brotto-20150559

Aurora Coroa

A rainha das Auroras, a mais esperada e considerada por muitos a mais linda. Se vê no Zenith, acima da cabeça, com sorte se pode ver o olho da aurora, o exato momento que o campo é rompido e a chuva de luzes começa. Veloz, brilhante e nas cores diversas. Fotografar é muito difícil, a regulagem deve ser muito precisa e rápida.

Aurora-boreal-fragmentada

Aurora Fragmentada

São pequenos spots das outras Auroras, exatamente no lugar que o campo magnético está sendo rompido pelo CME ou plasma. Quando o Kp está muito baixo é normalmente o que se vê e na maioria das vezes é muito brilhante e somente verde.

Aurora-boreal-finlandia-camadas

Aurora em Camadas

Essas Auroras ocorrem como camadas contínuas que correm no sentido horizontal ou tem possibilidade de inclinação. Assim como as auroras de arco, elas podem facilmente se tornar outro tipo. Quando se curvam muito lembram redemoinhos ou aspirais. Vão de verde-pálido para verde-folha, mas podem ser azuis, violetas e até vermelhas.

Aurora-boreal-como-arco

Aurora de Arco

Dos tipos de aurora, é o mais comum de todos. Você consegue observar um arco completo, pode ser alto ou baixo dependendo da localização do caçador . É um arco-íris noturno na cor verde e o tamanho pode variar. Quando essa aurora cresce muito em largura, ela pode rapidamente se tornar de outro tipo.

Aurora-boreal-de-estrias

Aurora de Estrias

Auroras de estrias são grandes auroras que cobrem parte do céu. No centro delas aparecem colunas mais largas que vão diminuindo de tamanho e claridade conforme se afastam do centro mais aparente. Estas estreitas faixas de luz  são formadas bem acima da Terra quando o plasma colide com o campo magnético e atmosfera. São verdes em diversos tons e por vezes vermelho-rosa, quando a velocidade e quantidade do plasma aumentam. Normalmente quando uma atividade muito intensa está terminando, as estrias são a última parte do show.

Aurora-boreal-cortina

Aurora Cortina

São auroras que cruzam e preenchem o céu, elas às vezes parecem como ondas ou véus, por vezes os movimentos fazem elas virarem longos raios. Normalmente é verde claro para médio, mas quando estão baixas elas podem ser azul para violeta e até vermelhas. Quando estão bastante altas ocorrem cores avermelhadas e azuis. É uma das mais esperadas pelos fotógrafos, suas cores dão um contraste magnífico e o movimento é inimaginável.

Aurora-boreal-horizonte

Aurora no Horizonte

A aurora no horizonte se parece com os raios do amanhecer. Ela é presenciada perto do horizonte do norte, dificilmente será vista a olho nú na cor verde. Na verdade, você acaba vendo um branco esverdeado. É mais comumente vista no sul do Canadá e no norte dos Estados Unidos, Irlanda e norte da Europa continental, pois a distância desses lugares ao Círculo Polar caracteriza essas auroras. É quase sempre em tons de verde.

Para ver as fotos completas, clique na galeria. Tem alguma dúvida sobre os tipos de Aurora? Deixe nos comentários que vou responder com carinho.

Marco Brotto
Marco Brotto

Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.

POSTS RELACIONADOS

Alaska

Expedição Aurora Boreal no Alaska – 7 de Setembro, 2017

O relato da expedição para caçar a Aurora Boreal no Alaska no feriado de setembro, ao lado do caçador de Auroras Boreais, Marco Brotto. Foi surreal! Foi mágico!
Aurora Boreal

Quer ver Aurora Boreal? Marco Brotto dá dicas de época, lugares e mais sobre a viagem.

Para ver a Aurora Boreal dançando no céu é preciso muito mais que sorte! Para garantir a experiência, é necessário estar com quem sabe como caçar as luzes, sempre com segurança e conforto.
Alaska

Expedição Aurora Boreal no Alaska – Carnaval, 2017

Esta expedição para caçar Aurora Boreal foi diferente, por vários motivos! Minha primeira viagem com Marco Brotto ao Alaska para ver Aurora Boreal foi fascinante e inesquecível.
Aurora Boreal

Aurora Boreal no Bom dia Brasil com Marco Brotto

Marco Brotto caça Aurora Boreal junto com Bom dia Brasil Em março de 2017 fomos a Noruega gravar a matéria, para a rede Globo. A equipe de reportagem do Bom dia Brasil fez uma linda matéria sobre