Expedição Aurora Boreal Lapônia – Setembro, 2015

13 setembro 2015

ESCRITO POR: MARCO BROTTO

Desta vez, a Aurora Boreal é filmada na Noruega durante a viagem de brasileiros.

Desculpe a demora mas durante as expedições são tantas as coisas que preciso fazer que não dá tempo de postar!

Estou no hotel em Oslo daqui a poucas horas embarco pro Alasca então desculpa ai se tiver algum erro e será um post pra dar uma geral sobre a viagem.

Os últimos dias foram super intensos por que o tempo estava super fechado e cada caçada foi realmente uma super empreitada para ver a nossa “Dama da Noite”.

Durante próximos dias postarei mais sobre o dia a dia da expedição , enquanto isso espero que adorem algumas fotos e vídeo que esta nesse post.

E um resuminho da viagem:

Primeira Noite, chegamos a região de Tromso na Noruega e mesmo sem estar programada saímos para a caçada, meu medo era que persistisse o tempo totalmente fechado.

A primeira foto de parte do grupo de brasileiros que foi a Noruega caçar aurora boreal
A primeira foto de parte do grupo de brasileiros que foi à Noruega caçar super aurora boreal.

Eu tinha previsto já desde dia 4 que o buraco coronal enviaria muito plasma a partir do dia 7 setembro, dia da nossa chegada. Esse foi o vídeo da primeira noite:

Segunda Noite de caçada foi sensacional, saímos em direção da Lapônia Finlandesa até Kilpisjarvi que é o povoado mais próximo da Noruega. Nossa intenção era descer até a Suécia se preciso mas o tempo abriu um pouco e também em razão das normas de segurança de direção da Escandinávia não poderíamos exceder um tempo de direção sem a necessidade de uma parada maior. No meio do caminho as nossas amigas renas, a região que elas sempre ficam é conhecida e elas tomam conta da estrada.

A vida selvagem da Laponia tambem encanta, no final do verão as folham começam a dourar e a flora se torna uma palheta incrivel de cores.
A vida selvagem da Lapônia também encanta, no final do verão as folham começam a dourar e a flora se torna uma palheta incrível de cores.

A noite em frente ao lago de Kilpisjarvi foi mais espetacular que a primeira. Mesmo cheio de nuvens tivemos muitas imagens para relembrar e emoção para recordar.

O lago , a aurora , os barcos e ... paz total
O lago, a aurora, os barcos e … paz total.

Fizemos uma pasta sensacional , um bacalhau com verduras, experimentamos o hallibut e o pessoal saboreou um vinho verde defronte ao lago vendo super aurora boreal.

Retornamos para a Noruega passando pelas lindas paisagens dos fjords com suas casa coloridas já programando a caçada. A terceira foi mais incrível ainda , filmei muitos minutos e fotografar os participantes da expedição foi impossível. Ninguém parava quieto 🙂

Pessoal não queria saber de fotos deles ,queriam observar o céu em chamas e guardar na memória as imagens.
Pessoal não queria saber de fotos deles, queriam observar o céu em chamas e guardar na memória as imagens.

Fomos a um refugio que conheço bem , fora da estrada para maior conforto e por lá ficamos até a Aurora acalmar um pouco.

Antes de voltar a Tromso fomos a outro lugar muito especial, já de madrugada para fotografar um pier e para surpresa ainda pegamos um pouco de aurora boreal em frente ao fjord na cor púrpura. Muito fraquinha mas elegante , parecendo nos convidar para a próxima noite.

Algumas nuances de purpura conseguimos ver na sequencia das ultimas fotos do terceiro dia. RUMO AOS 100% NOVAMENTE
Algumas nuances de púrpura conseguimos ver na sequência das últimas fotos do terceiro dia.

Enfim o céu ficou totalmente claro em algumas regiões a 100 km de Tromso e seu duvida partimos até lá. No meio do caminho já sabia que a massa de plasma e a atividade prevista estava chegando. Já tenho experiência para saber pelos desenhos que a aurora faz no céu no inicio da atividade como poderá ser a direção. Quando chega ao fim também já consigo perceber a olho nu. Paramos por alguns momentos para diminuir a gritaria dentro do carro , rsrsrsrrs ,

-olha aurora lá olha aurora desse lado.

-Tem Aurora aqui veja.

… quem já caçou sabe como é essa hora ansiosa.

A mais intensa aurora que eu vi começou assim...
A mais intensa aurora que eu vi começou assim… observem a Ursa maior bem realçada.

E depois foi essa maravilha, está filmada conforme vimos, não tem nenhuma edição e definitivamente o show que vimos não conseguiu ser registrado … foi muito mais.

Uma super aurora boreal que queimou o céu por todo o Círculo Polar Ártico e sua irmã aurora austral no hemisfério sul.

Uma noite abençoada e inesquecível.

Compartilhe com seus amigos, um sonho que cada vez mais que a aurora boreal seja conhecida pelos brasileiros e as informações sobre ela, sobre o ártico e sobre as coisas do céu sejam assunto normal entre as crianças.

É importante conscientizar os jovens e principalmente os adultos sobre o que estamos fazendo de errado com o planeta.

COMPARTILHEM E BONS SONHOS … Rumo ao Alaska (tempo fechado pra variar!)

Contemplação e agradecimento por mais uma noite fantastica
Contemplação e agradecimento por mais uma noite fantástica.
Marco Brotto
Marco Brotto
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.

POSTS RELACIONADOS

Aurora Boreal

Quer ver Aurora Boreal? Marco Brotto dá dicas de época, lugares e mais sobre a viagem.

Para ver a Aurora Boreal dançando no céu é preciso muito mais que sorte! Para garantir a experiência, é necessário estar com quem sabe como caçar as luzes, sempre com segurança e conforto.
Alaska

Expedição Aurora Boreal no Alaska – Carnaval, 2017

Esta expedição para caçar Aurora Boreal foi diferente, por vários motivos! Minha primeira viagem com Marco Brotto ao Alaska para ver Aurora Boreal foi fascinante e inesquecível.
Aurora Boreal

Aurora Boreal no Bom dia Brasil com Marco Brotto

Marco Brotto caça Aurora Boreal junto com Bom dia Brasil Em março de 2017 fomos a Noruega gravar a matéria, para a rede Globo. A equipe de reportagem do Bom dia Brasil fez uma linda matéria sobre
Aurora Boreal

Aurora Boreal no Natal e Ano Novo na Noruega – Fim de Ano, 2016

A Aurora Boreal na Noruega é um fenômeno rico, impressionante, que traz uma energia para a alma, uma luz, uma alegria, um êxtase.