Expedição Aurora Boreal Lapônia – Setembro, 2015

13 setembro 2015

ESCRITO POR: MARCO BROTTO

Desta vez, a Aurora Boreal é filmada na Noruega durante a viagem de brasileiros.

Desculpe a demora mas durante as expedições são tantas as coisas que preciso fazer que não dá tempo de postar!

Estou no hotel em Oslo daqui a poucas horas embarco pro Alasca então desculpa ai se tiver algum erro e será um post pra dar uma geral sobre a viagem.

Os últimos dias foram super intensos por que o tempo estava super fechado e cada caçada foi realmente uma super empreitada para ver a nossa “Dama da Noite”.

Durante próximos dias postarei mais sobre o dia a dia da expedição , enquanto isso espero que adorem algumas fotos e vídeo que esta nesse post.

E um resuminho da viagem:

Primeira Noite, chegamos a região de Tromso na Noruega e mesmo sem estar programada saímos para a caçada, meu medo era que persistisse o tempo totalmente fechado.

A primeira foto de parte do grupo de brasileiros que foi a Noruega caçar aurora boreal
A primeira foto de parte do grupo de brasileiros que foi à Noruega caçar super aurora boreal.

Eu tinha previsto já desde dia 4 que o buraco coronal enviaria muito plasma a partir do dia 7 setembro, dia da nossa chegada. Esse foi o vídeo da primeira noite:

Segunda Noite de caçada foi sensacional, saímos em direção da Lapônia Finlandesa até Kilpisjarvi que é o povoado mais próximo da Noruega. Nossa intenção era descer até a Suécia se preciso mas o tempo abriu um pouco e também em razão das normas de segurança de direção da Escandinávia não poderíamos exceder um tempo de direção sem a necessidade de uma parada maior. No meio do caminho as nossas amigas renas, a região que elas sempre ficam é conhecida e elas tomam conta da estrada.

A vida selvagem da Laponia tambem encanta, no final do verão as folham começam a dourar e a flora se torna uma palheta incrivel de cores.
A vida selvagem da Lapônia também encanta, no final do verão as folham começam a dourar e a flora se torna uma palheta incrível de cores.

A noite em frente ao lago de Kilpisjarvi foi mais espetacular que a primeira. Mesmo cheio de nuvens tivemos muitas imagens para relembrar e emoção para recordar.

O lago , a aurora , os barcos e ... paz total
O lago, a aurora, os barcos e … paz total.

Fizemos uma pasta sensacional , um bacalhau com verduras, experimentamos o hallibut e o pessoal saboreou um vinho verde defronte ao lago vendo super aurora boreal.

Retornamos para a Noruega passando pelas lindas paisagens dos fjords com suas casa coloridas já programando a caçada. A terceira foi mais incrível ainda , filmei muitos minutos e fotografar os participantes da expedição foi impossível. Ninguém parava quieto 🙂

Pessoal não queria saber de fotos deles ,queriam observar o céu em chamas e guardar na memória as imagens.
Pessoal não queria saber de fotos deles, queriam observar o céu em chamas e guardar na memória as imagens.

Fomos a um refugio que conheço bem , fora da estrada para maior conforto e por lá ficamos até a Aurora acalmar um pouco.

Antes de voltar a Tromso fomos a outro lugar muito especial, já de madrugada para fotografar um pier e para surpresa ainda pegamos um pouco de aurora boreal em frente ao fjord na cor púrpura. Muito fraquinha mas elegante , parecendo nos convidar para a próxima noite.

Algumas nuances de purpura conseguimos ver na sequencia das ultimas fotos do terceiro dia. RUMO AOS 100% NOVAMENTE
Algumas nuances de púrpura conseguimos ver na sequência das últimas fotos do terceiro dia.

Enfim o céu ficou totalmente claro em algumas regiões a 100 km de Tromso e seu duvida partimos até lá. No meio do caminho já sabia que a massa de plasma e a atividade prevista estava chegando. Já tenho experiência para saber pelos desenhos que a aurora faz no céu no inicio da atividade como poderá ser a direção. Quando chega ao fim também já consigo perceber a olho nu. Paramos por alguns momentos para diminuir a gritaria dentro do carro , rsrsrsrrs ,

-olha aurora lá olha aurora desse lado.

-Tem Aurora aqui veja.

… quem já caçou sabe como é essa hora ansiosa.

A mais intensa aurora que eu vi começou assim...
A mais intensa aurora que eu vi começou assim… observem a Ursa maior bem realçada.

E depois foi essa maravilha, está filmada conforme vimos, não tem nenhuma edição e definitivamente o show que vimos não conseguiu ser registrado … foi muito mais.

Uma super aurora boreal que queimou o céu por todo o Círculo Polar Ártico e sua irmã aurora austral no hemisfério sul.

Uma noite abençoada e inesquecível.

Compartilhe com seus amigos, um sonho que cada vez mais que a aurora boreal seja conhecida pelos brasileiros e as informações sobre ela, sobre o ártico e sobre as coisas do céu sejam assunto normal entre as crianças.

É importante conscientizar os jovens e principalmente os adultos sobre o que estamos fazendo de errado com o planeta.

COMPARTILHEM E BONS SONHOS … Rumo ao Alaska (tempo fechado pra variar!)

Contemplação e agradecimento por mais uma noite fantastica
Contemplação e agradecimento por mais uma noite fantástica.
Marco Brotto
Marco Brotto
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.

POSTS RELACIONADOS

Aurora Boreal

Aurora Boreal no Bom dia Brasil com Marco Brotto

Marco Brotto caça Aurora Boreal junto com Bom dia Brasil Em março de 2017 fomos a Noruega gravar a matéria, para a rede Globo. A equipe de reportagem do Bom dia Brasil fez uma linda matéria sobre
Aurora Boreal

Aurora Boreal no Natal e Ano Novo na Noruega – Fim de Ano, 2016

A Aurora Boreal na Noruega é um fenômeno rico, impressionante, que traz uma energia para a alma, uma luz, uma alegria, um êxtase.
Aurora Boreal

Aurora Boreal na Lapônia | O momento de se curvar às forças da natureza

Essa caçada à Aurora Boreal na Lapônia foi movida por decisões certas. A Expedição de Marco Brotto na da Lapônia rendeu ótimas Auroras Boreais!
Aurora Boreal

Sim, Aurora Boreal na Groenlândia!

Sentir essa emoção precisa ser completa! Precisamos sentir o poder do frio, a beleza das luzes, olhar a dança da aurora boreal na Groenlândia e entender como o Ártico é tão fabuloso.