Sensação Térmica, entenda o que realmente significa.

10 junho 2016

ESCRITO POR: MARCO BROTTO

Vamos falar da famosa “Sensação térmica”.

Nos últimos dias as temperaturas na região Sul do Brasil caíram para perto do ZERO Celsius, isso fez surgir comentários muito loucos na internet.
Alguns absurdos como:
-Abaixo de -10ºC é tudo igual, não tem diferença.
-Vamos congelar estará -15 de sensação térmica.
Vamos lá então … 🙂
É muito simples … você pega a temperatura do ar e a velocidade do vento, coloca em uma fórmula e BINGO.
Chegamos a sensação térmica sentida pela pele (é,pelado mesmo rsrsrs) ao ar livre com o vento na cara (não é debaixo da coberta em casa.
 
Com temperaturas abaixo de zero, um vento fraco já provoca aumento considerável. E vejam que a temperatura baixa é fator que importa muito mais que a velocidade do vento.
0ºC
vento de 10km/h sensação -4ºC
vento de 50km/h sensação -8ºC
vento de 100km/h sensação de -10ºC
-10ºC
vento de 10km/h sensação -15ºC
vento de 50km/h sensação -22ºC
vento de 100km/h sensação de -25ºC
No gráfico, quem tiver curiosidade pode ver um pouco a relação das temperaturas. Existem variações em razão da transformação de graus Celsius/Fahrenheit Km/h m/s e mph; algumas referências arredondam e isso acaba influenciando no resultado, a fórmula de cálculo é a mesma.
sensacao-termica-temperatura
 
Com temperaturas abaixo de -5ºC, o corpo humano exposto, corre risco de congelamento em uma hora. Com temperaturas entre -30ºC e -60ºC, em um minuto os tecidos começam a congelar e em temperaturas mais extremas, com 30 segundos ocorre o início da morte das células, congelamento de tecidos e a dor insuportável dos cristais de gelo nas células.
A menor temperatura que senti foi em  temperatura ambiente -46ºC com ventos de 15km/h, porém estava devidamente aquecido e com muitos equipamentos mas para tirar fotos sem luvas era impossível, o pouco tempo que ficava sem proteção para regular a câmera já sentia dores nas pontas dos dedos e a contração dos mesmos. Isso foi em Cape Churchill, no Canadá em novembro 2014, na beira da Baia de Hudson.
Vejam o que acontece com os equipamentos e as roupas que usei para suportar essa temperatura.
sensacao-termica-canada
Nessa foto estou com 6 camadas de roupa, e sobre esse macacão e jaquetas ainda usei uma parka especial para suportar -46ºC
sensacao-termica-marco-brotto

Dicas para se aquecer em frios rigorosos

Vou passar algumas dicas para se aquecer um pouquinho mais nesse rigoroso clima que vem pela frente. Rigoroso para nós que não somos esquimós ainda rsrsrs…
  1. Proteja as partes periféricas:  mãos, pés e principalmente na cabeça.
  2. Beba muito líquido quente, chás, cafés e chocolates. Não consuma bebida gelada e álcool em excesso.
  3. Vista-se em camadas e precisa de “ar dentro das roupas”. A primeira pele deve ser confortável e de tecido com fios naturais.
  4. Cuidado para não se molhar ou suar, caso ocorra isso, retire a peça de roupa molhada.
  5. O principal: prepare-se bem e vamos caçar aurora boreal comigo no Pólo Norte. Passo menos frio lá do que aqui rsrsrsrrsrs. Quando estamos vendo a aurora dançando sobre nossas cabeças o frio passa logo 🙂
frio-rigoroso-sensacao-termica
Tanto as partes plásticas como as metálicas sofrem com a temperatura abaixo de -40 graus Celsius.
sensacao-termica-frio-extremo
Esse branco é gelo mesmo rsrsrsrs
sensacao-termica-no-polo-norte
Estávamos aquecidos dentro dos veículos acoplados à base, mesmo assim não era possível suportar mais que poucos segundos fora da proteção.
sensacao-termica-frio-extremos-rigoroso-norte
As lentes das máquinas fotográficas condensam e o metal simplesmente chora. Quando entramos em lugar aquecido, verte água dos equipamentos.
sensacao-termica-polo-norte-frio-extremo
Mesmo com todo esse equipamento fica insuportável ficar exposto a temperaturas que beiram aos -80ºC de sensação térmica. Em -46ºC com ventos de 10km, já chega muito perto disso.
Valeu pessoal! Cuidem bastante das crianças e dos idosos, a pele deles é muito mais sensível que a nossa.
Bom friozinho para todos…
E se quiser calcular a sensação térmica, aí vai um link com uma calculadora 🙂
Marco Brotto
Marco Brotto
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.

POSTS RELACIONADOS

Aurora Boreal

Quer ver Aurora Boreal? Marco Brotto dá dicas de época, lugares e mais sobre a viagem.

Para ver a Aurora Boreal dançando no céu é preciso muito mais que sorte! Para garantir a experiência, é necessário estar com quem sabe como caçar as luzes, sempre com segurança e conforto.
Aurora Boreal

Aurora Boreal no Natal e Ano Novo na Noruega – Fim de Ano, 2016

A Aurora Boreal na Noruega é um fenômeno rico, impressionante, que traz uma energia para a alma, uma luz, uma alegria, um êxtase.
Aurora Boreal

Aurora Boreal Vídeos | 10 vídeos incríveis das Luzes do Norte

Separamos vídeos de Aurora Boreal incríveis, imagens reais da Aurora Boreal ao vivo no céu dos países do Círculo polar Ártico, feitas pelo caçador de Aurora Boreal, Marco Brotto.
Aurora Boreal

Sim, Aurora Boreal na Groenlândia!

Sentir essa emoção precisa ser completa! Precisamos sentir o poder do frio, a beleza das luzes, olhar a dança da aurora boreal na Groenlândia e entender como o Ártico é tão fabuloso.