Quer ver Aurora Boreal? Marco Brotto dá dicas de época, lugares e mais sobre a viagem.

ESCRITO POR: MARCO BROTTO

Depois que vi a aurora boreal pela primeira vez, comecei a estudar diariamente o assunto. Desde 2011 viajo sozinho e depois comecei a levar grupos a todos os países do Círculo Polar Ártico para buscar esse espetáculo fabuloso. Todas as expedições foram um sucesso e cada vez mais exploradores, viajantes e turistas nos procuram para explorar o Ártico conosco.

Iniciei minha história com a Aurora Boreal em 2008 quando fui até o Alaska e só foi frustração! Eu não considero essa viagem uma caçada porque realmente foi sem objetivo e desfocada. Fui turistar no Alaska , fui fazer um cruzeiro e achei que veria a aurora boreal. Querendo ser o esperto e fazer tudo sozinho me frustrei totalmente indo atrás de informações equivocadas que achei na internet, assim como a grande maioria das pessoas, achei que bastava ir até um lugar e ” BOOM” lá estariam as incríveis luzes.

Aurora Boreal pela primeira vez , 2011!

Alguns anos depois resolvi tentar novamente e fiz tudo “direitinho”. Fui para Noruega e contratei tudo que era possível. Estava certo que dessa vez seria fácil. Pois bem! Mais uma lição sobre a Aurora Boreal e seus mistérios. É bem mais difícil do que parece, precisa sim de sorte mas também de ajuda da natureza e muito, mas muito mesmo de auxílio de pessoas especializadas e do comprometimento delas com relação à vontade de realizar o seu sonho de ver a Aurora Boreal. Consegui sozinho no último instante. Para ler sobre essa história, clique aqui.

aurora boreal artico
Bem vindos ao Círculo Polar Ártico!

Atualmente, depois de mais de 35 expedições ao Ártico tenha certeza que foi minha determinação que me fez ver a aurora pela primeira vez. Com o tempo, meu estudo, responsabilidade, comprometimento, vontade e a incrível colaboração do nosso fabuloso staff, temos um aproveitamento muito perto de 100% nas caçadas e de 100% nas expedições. Somente 3 noites em centenas que saímos a caça, não obtive o encontro tão esperado com a aurora boreal. Veja depoimentos das pessoas que viajaram comigo.

Esse nosso trabalho alcançou reconhecimento nacional e internacional. Tive Entrevista no Programa do Jô, reportagem exclusiva da rede Globo no Bom dia Brasil caçando aurora boreal comigo na Noruega (Monica Sanches, Luisa Sá e Pedro Acyr), fotos em várias edições da Nat Geo (USA, Italia, Hong Kong, Taiwan, Espanha…). E mais uma série de revistas e jornais. Exposições de fotografias , palestras …  Mas vamos falar de aurora boreal e as principais perguntas que recebo okay?

10 principais perguntas que recebo sobre Aurora Boreal

O que você me recomenda? Estou indo para a Europa e quero ir passar uns dias vendo aurora boreal.

Qual conselho você daria a um amigo que mora fora do país e te diz assim? “Estou indo passar o carnaval em Salvador e queria dar um pulo de 3 dias na Patagônia, o que você acha?”

Ir até o Ártico para tentar ver a aurora boreal em poucos dias é um tiro na água. Um desperdício. O mais lindo espetáculo da terra é para ser vivenciado, experimentado …

Eu costumo dizer que o Ártico é outro mundo. Não se mistura a cultura do Ártico.

Aurora Boreal não é um ponto turístico, é uma experiência única e inesquecível. É mais do que “ver aurora”. Você tem que sentir, buscar e enfim ter uma experiência completa. Não imagine que ela estará lá te esperando e alguém ascende um interruptor com lugar e hora marcada. Algumas pessoas têm a “sorte” de chegar lá e naquele momento ela aparece; mas eu tenho certeza que o sortudo é aquele que está buscando, procurando, caçando indo atrás e alcançando.

Assista alguns vídeos das nossas expedições no canal do youtube Aurora Boreal – Marco Brotto.

Qual a melhor época para ver a Aurora Boreal?

Em razão da latitude e longitude do local ocorrem variações bastante significativas nessa questão. Nossas expedições são estudadas para maximizar as visualizações a olho nú da aurora boreal. Ver a olho nú , no local mais recomendado. Também me preocupo em proporcionar momentos para lindas fotografias e experiências interessantes também sobre a cultura e costumes locais. Aurora coronal, no horizonte, a leste , oeste e outras formas são nossos objetivos.

Dependendo do local, a melhor época se inicia um mês antes do equinócio de setembro e vai até um mês depois do equinócio de março. Além desse fator eu pondero fatores meteorológicos, climáticos, facilidade de locomoção e logística em tudo isso. Todas as nossas expedições têm um equilíbrio dessas situações e são épocas recomendadas por mim para uma caçada à aurora.

Qual o melhor lugar para ver a Aurora Boreal?

Imagine se houvesse uma estrada que cortasse todos os países do Círculo Polar Ártico. Para que essa estrada fosse o local ideal para ver a Aurora Boreal ela deveria sair de Fairbanks no Alasca. Depois passando pelo inabitável extremo Norte da Sibéria, na divisa da Rússia, Finlândia e Noruega. Também pela Divisa da Suécia, Finlândia e Noruega, Sul da Islândia, Centro sul da Groenlândia, Labrador, Churchill no Canadá e retornando até Fairbanks. Essa seria a rota ideal!

Lugares em que eu já vi aurora boreal.

Como a Terra está em constante rotação, o local em que uma atividade solar terá seu ápice é uma roleta. Assim, o meridiano que será atingido em cheio é uma incógnita. Mais uma vez a importância do estudo para saber o horário ideal para o ataque durante a caçada à aurora boreal.

Não basta ter os aplicativos e ver os alertas da aurora boreal?

As nossas caçadas à aurora boreal são muito mais técnicas e estudadas do que você imagina.

Sempre precisamos contar com a sorte e a ajuda da natureza, mas a importância do conhecimento é fundamental. Todos tem acesso a maioria das informações em aplicativos na internet, mas saber interpretá-los requer um certo conhecimento. Os avisos de Kp, storm e outros mais são interessantes, mas no nosso caso é somente a primeira fase do ultimo dos estudos antes de sairmos para a caça. Começo a me preparar para uma caçada muito tempo antes para determinar a data, depois com 30 dias tenho uma noção, 28 dias outra , 14 dias o estudo começa ficar mais fino e ai já começo a traçar as possibilidades.

No dia da caça para mim é intuito as coisas que preciso fazer … como dirigir,  não precisa se lembrar de trocar as marchas ou ligar pisca pisca. É automático.

Com certeza você passa por uma situação semelhante no seu ambiente de trabalho! Alguém sem capacitação que dá um google e acha que entende do que você faz. 🙂

Quer ver aurora boreal na sua magnitude? Quer uma real experiência? Então embarque com alguém que cuida da natureza, que se preocupe com sua segurança e que respeite as leis do país que vocês estejam. Nesse outro post, falei mais sobre isso.

Viajar com você é uma excursão para ver a aurora boreal?

É muito mais que isso…

Os aventureiros que viajam conosco são muito ecléticos, brasileiros de todas as idades e estados. Alguns pontos porém são muito presentes no perfil. São viajantes, exploradores do mundo , respeitam a natureza, têm ciência da dificuldade de ir até um lugar como o Círculo Polar Ártico e se preocupam com segurança. Quando estamos em uma expedição, mudanças de roteiro e horários são frequentes, distâncias longas podem ser percorridas em um dia e pode acontecer algumas dificuldades. Mas nosso staff está sempre preparado para resolver! Você não está sozinho ou estará largado sem atenção em um lugar remoto! Nossa estrutura tem carros equipados e nossos motoristas são super competentes e de confiança.

Então nossa viagem é mais que uma excursão, é uma expedição incrível atrás do mais lindo espetáculo da natureza. Levaremos você como se estivéssemos levando nossa família e voltamos todos com lindas amizades e recordações.

Dormiremos em barracas para ver a Aurora Boreal?

Acho que a principal razão para essa pergunta são as fotos que posto das expedições que faço sozinho para filmagens e reportagens ou portfólio. Nossas expedições com turistas são bastante confortáveis para um padrão de expedições. Nas cidades mais urbanizadas optamos por redes de hotéis e nos lugares mais distantes temos hotéis de charme ou chalés confortáveis no estilo rústico da região. Alguns lugares não possuem estrutura de serviços de hotéis mas são lodges bastante limpos e agradáveis.

Preparando para passar a noite fotografando, durante uma expedição solo pelo Alaska.
Os confortáveis e lindos chalés à beira do Rio, no Alaska.

Teremos tempo para ver outras coisas além da aurora boreal?

Baleias são frequentemente vistas nos fjordes da Noruega.

O Ártico é lindo em todas as épocas do ano, cada qual com suas características. Estão nos roteiros os locais que poderão ser visitados. O foco principal das nossas expedições é encontrar as luzes e vê-las dançando no céu. Faremos todo o possível dentro das normas e leis locais, segurança e responsabilidade para encontrá-las. Conforme cada destino, temos diversas atrações para complementar as expedições. Lembro sempre que o objetivo principal é a aurora boreal e alguns passeios podem ser remanejados ou até cancelados para priorizar as caçadas. Além das dezenas de expedições com viajantes, faço muitas sozinho ou com nosso staff para buscar sempre novas localidades e evoluirmos na caçada. Nosso veiculo é exclusivo e posso determinar o horário de saída e local , priorizando as “northern lights”.

Os caçadores de Aurora no Alaska!

Como é composto o Staff que acompanha as expedições para caçar a aurora boreal?

Temos o pessoal que fica no Brasil nos acompanhando e dando suporte e além da minha presença temos um guia brasileiro responsável pela operacionalização, check-in e check-out nos hotéis/voos , organização geral, confirmação passeios e auxílio em geral aos participantes.

Todo esse cuidado é para que tenhamos comodidade e agilidade na logística, afinal me preocupo com isso e também no quesito segurança.

Seguimos as normas locais de segurança e temos motoristas locais, essa é uma exigência da lei para transporte de turistas.

Não é permitido aos brasileiros, dirigir carros, vans ou micro-ônibus com turistas, mesmo que com carteira de motorista internacional. Quem faz isso, além de colocar em risco os passageiros e outras pessoas, está cometendo um grave crime. Os passageiros também estão sujeitos às severas penas em razão dessa ilegalidade. CUIDADO COM PASSEIOS ILEGAIS!

Nossos motoristas, os quais eu chamo de anjos da guarda, passam periodicamente por cursos e testes, os carros são equipados para a atividade e contam com diversos protocolos para que nos mantenhamos o mais seguro possível.

Precisa de lua nova para ver aurora boreal?

Essa questão é muito debatida. Quando eu era mais inexperiente nas caçadas acreditava nisso. Porém, durante as fases da lua podemos notar uma diferença na quantidade de estrelas que vemos no céu. Quanto mais cheia, menos estrela e portanto, céu mais iluminado certo? Certo! Então existe uma diferença também no contraste da aurora boreal durante as diferentes fases da Lua.

Mas isso não interfere na atividade de aurora boreal. Caso a força da aurora esteja muito fraca notaremos essa diferença. Eu particularmente gosto muito mais de uma aurora boreal com iluminação lunar do que num breu total. Poderia enumerar vários motivos, mas isso eu conto durante as expedições, enquanto estivermos caçando ou então batendo papo em algum lugar remoto vendo as luzes dançando no céu. Dá uma olhada por favor nesse outro post aqui pra entender melhor!

Aurora Boreal com lua cheia na Noruega.
Aurora Boreal e lua cheia em Nordkapp, extremo Norte da Noruega

Qual o melhor mês para ver aurora boreal?

Como existem muitos fatores, eu coloquei todos eles em um estudo, ponderei tempo, escuridão, índices pluviométricos, quantidade de dias nublados, temperatura, fases lua e inclinação terrestre… fiz, refiz, conversei com meus amigos locais, estudei muito isso e te digo … Não tem !!! Todos os meses possíveis tem algo que me encanta.

Se levarmos em consideração o tempo de escuridão, seria dezembro, se levarmos inclinação terrestre e temperatura agradável seria setembro e abril...e assim por diante.

Equipamento fotográfico em -45Cº, no Canadá.

Então escreverei sobre mês a mês, o que eu particularmente acho deles em modo geral!

Aurora Boreal em maio, junho, julho e agosto:

É possível sim ver aurora boreal em agosto, até mesmo em maio, junho e julho. Para que isso aconteça as coincidências de fatores positivos precisa ser muito grande. Latitude, longitude, horário, campo magnético, velocidade…uma série de coisas. Então não se deve fazer uma viagem somente para tentar ver a aurora boreal. Se ocorrer uma aurora, dificilmente será dentro do Círculo Polar o que é uma atividade totalmente fora da curva estatística, um evento anormal. Em maio de 2017 ocorreu uma atividade fantástica na Alemanha, Lituânia, Polônia e outras localidades com latitudes parecidas. Em julho uma outra mancha solar produziu uma grande explosão e auroras no Canadá. Raríssimo nessa época.

Aurora Boreal em Setembro:

Esse é um dos meus meses preferidos. Apesar de termos mais horas com luz solar do que com escuridão, setembro é um mês especial para ver a aurora boreal. Não são todos os pontos do Círculo Polar Ártico que é possível ver.

Mais uma vez você pode constatar nos nossos roteiros que a escolha leva em conta a localização e variantes podem ser observadas. Além do deslocamento do Pólo Norte magnético temos também a forma ovalada da aurora boreal. Essa variação é estudada no dia e durante a caçada , os vetores x,y e z tem constante informação através dos gráficos que usamos.

Em setembro, os horários das caçadas são mais complexos, até o equinócio temos menos escuridão do que luz, mas isso não interfere em termos de atividade de aurora boreal. O clima é muito gostoso, dificilmente temos temperaturas abaixo de zero e se pode ver aurora boreal até de camiseta (isso para os ursos rsrsrsr). A vida selvagem no Alaska por exemplo está em pleno movimento, se preparando para o início da primavera. As paisagens em todo o Ártico ficam em tons terrais em razão das folhas secarem e caírem…é um espetáculo à parte!

Durante os meses de novembro, dezembro e janeiro tem mais escuridão do que setembro e abril . O tempo de caçada nesses 3 meses é maior se levarmos em consideração somente essa informação temos a falsa impressão que é mais fácil ver aurora nos meses de inverno. Existem outros fatores que equilibram as chances, por isso setembro é um dos meses que recomendo para ver a aurora boreal, principalmente se você não gosta de frio. Aqui um post sobre uma Expedição em Setembro.

Grupo que esteve comigo em Setembro de 2016 no Alasca.
Setembro 2014 Noruega.
Setembro 2015, na Finlândia.
Setembro 2013, na Noruega.

Aurora boreal em outubro e novembro:

Acabou setembro muda tudo? Você finalizar um mês e com isso dizer que muda drasticamente as condições de aurora boreal é errado.

Outubro é um mês muito legal para ver a aurora boreal, a temperatura ainda está amena e as nuvens começando a surgir com mais frequência . Em 2016 foi o mês com menos precipitações na região da península Escandinava.

Já novembro historicamente é um mês desafiador porque as nuvens se formam rapidamente. Para esses meses, desenhei viagens com logísticas especiais para que sempre tenhamos 100% de sucesso nas nossas caçadas à aurora boreal. Estudo muito as estatísticas e os últimos 2 anos têm sido diferentes se comparados à última década. Mais uma razão para que seja necessário um estudo diário das condições, durante uma expedição.

Nordkapp em outubro de 2014 .
Noruega, em outubro de 2016.

O preparo e conhecimento é muito importante nas expedições! Além é claro de seguir as normas, leis e locais de segurança. Estar dentro da lei em qualquer situação de viagem é fundamental. Se por algum motivo você estiver em um grupo que não tenha as autorizações ou documentos exigidos, você estará sujeito à severas penas, inclusive casos de perda de seguros e outras penas mais pesadas.

Foi em uma expedição em novembro que peguei a mais baixa temperatura até hoje: -46C no Canadá em 2014, vendo aurora boreal e urso polar. Vê como é importante o preparo?

miniatura-auroa-boreal-na-islandia
Aurora Boreal no Canadá em novembro de 2015.

Estamos ajustados para sairmos no mais recomendado momento atrás das luzes. Adoro esses meses por que são caçadas realmente fantásticas, deslocamentos mais rápidos e ágeis.Setembro e Outubro não esqueça , temos menos tempo de escuridão. Recomendo você a ler alguns depoimentos das expedições pra entender um pouco como funciona. Leia os relatos aqui.

Aurora Boreal em Dezembro:

Chegou a época da Noite Polar: 24 horas de escuridão! E em razão disso temos mais tempo para caçar as luzes. Aumentam as chances? Teoricamente sim porque em mais escuridão, mas na prática não conseguimos aumentar muito o tempo de visualização. Muitos motivos fazem com que na prática, o tempo permanece quase o mesmo e o frio chegou, o sol se foi por completo. Na prática, adiantamos o horário de caçada e não se consegue prolongar por muito tempo.

Eu amo dezembro no Ártico. A paisagem por todo lado lembra os contos de fadas e é natal, hora de visitar o bom velhinho. Destinamos dezembro para as crianças. Temos uma viagem que contempla a possibilidade de crianças estarem na expedição. É a época em que a sensação térmica está nos mais baixos níveis.

Aurora Boreal em outubro de 2016.
Aurora Boreal em outubro de 2014.
fotos-de-aurora-boreal (23)
Aurora Boreal em dezembro de 2012.
Aurora Boreal em dezembro de 2012.
Aurora Boreal em Dezembro de 2016.

Aurora Boreal em Janeiro , Fevereiro e Março:

Cada um dos meses e locais em que se pode ver a aurora boreal tem seus encantos e segredos. Eu conto alguns para vocês antes de embarcarmos, outros eu deixo para compartilhar na hora das expedições, enquanto comemos um salmão defumado especialmente preparado e escolhido entre as dezenas de receitas que existem.

O conhecimento que eu obtive nas mais de 35 expedições e centenas de noites vendo aurora, também compartilho com vocês . E os gráficos , as tabelas e histórias também adoro contar.

Já disse que adoro setembro, outubro, novembro, dezembro por vários motivos e falar o que de janeiro e fevereiro?

É tudo muito lindo, temperaturas congelantes, crepúsculos dourados e quase infinitos, céu limpo, auroras igualmente belas aos outros meses e o sol começa a subir no horizonte. Até o dia do próximo equinócio a cada dia aumenta a quantidade de luz natural e a vida renasce por debaixo da neve. É um espetáculo à parte. Pode se considerar a alta temporada das auroras.

Aurora Boreal em janeiro de 2017.
Alasca 2017 uma tempestade de aurora boreal.
Aurora Boreal em março de 2017.
Aurora Boreal no Alasca em março de 2016.

Aurora Boreal em Abril:

Ainda é tempo de caçar aurora boreal! Assim como em setembro estamos no limite da época de aurora boreal no Círculo Polar. A temperatura mais amena atrai aqueles que não curtem tanto frio. Em algumas partes do Ártico, os animais iniciam suas migrações e final da época de hibernar…a flora brotou. Para ver como é complexo o estudo das auroras. Eu em 2016 fiz uma expedição em que vimos a aurora boreal e o sol da meia noite na mesma viagem. Estudo é fundamental mas sempre digo que a natureza que determina as regras e cumpre se quiser.

Qual o melhor país para se ver a Aurora Boreal?

Como eu já escrevi anteriormente não existe como ser taxativo nessas respostas que depende diariamente de fatores naturais. Eu tenho minhas preferências, mas isso é uma questão íntima que envolve fatores emocionais e não racionais. Todos os países do Círculo Polar Ártico têm a mesma chance. Os países que não relacionarei, são locais onde as chances de ver aurora boreal se resumem à atividades eventuais e não valem a pena para embarque em uma expedição.

Vamos falar sobre os países?

Aurora Boreal nos Estados Unidos:

O Alaska é o principal destino norte americano para ter a experiência com a aurora boreal. No Alaska sempre estaremos com grandes chances de visualização durante a época apropriada. As temperaturas são extremas durante os meses mais escuros. A partir de outubro as temperaturas abaixo de zero são frequentes e em novembro já temos grandes nevascas.

Entre dezembro e fevereiro a sensação térmica pode chegar facilmente abaixo de -40C, estradas frequentemente fechadas e os avisos de tempestades de neve não devem ignorados. Alasca é rústico, a vida selvagem espetacular.

“The last frontier”como é chamado o maior estado americano, é um paraíso. Quem conhece o Alasca não esquece a emoção, suas paisagens e costumes. Nossas expedições sempre foram maravilhosas e os amigos que lá fizemos nos deixam saudosos. O Alasca tem um lugar de destaque pra mim, pelas lindas auroras e pelos meus amigos.

O morador do Alaska é um cara fora da “casinha” rsrssr. Fairbanks está no topo da lista de melhores lugares para se encantar com a aurora boreal. Em uma ano, uma média de 100 a 140 noites por ano é possivel ver a aurora boreal.

Uma das estradas “mortais “do reality show Caminhoneiros do gelo.

Aurora Boreal na Rússia:

De todos os países do Círculo Polar Ártico é o local com menos facilidades para os brasileiros, para ver a aurora boreal. Distância, temperatura, dificuldades de explorar o lugar, etc. Na Rússia Oriental, as ilhas e penínsulas são lugares lindíssimos, com a paisagem muito parecida com o Alasca. Apenas poucos kilômetros separam as duas regiões, porém para se chegar até lá é uma sequência enorme de voos, vistos e autorizações.

Na Sibéria as temperaturas são insanas! Nessa região ocorreu o recorde de menor temperatura em uma área habitada. Foi de -71,2 Cº, registrado em Omyakon. Pense que essa cidade ainda não esta dentro do Círculo Polar!

Na Rússia ocidental, mais precisamente na Lapônia Russa, que faz divisa com a Noruega e Finlândia se pode ver a aurora boreal com mais facilidade. Murmansk é meu destino predileto e em 2018 deveremos ter uma viagem para levar turistas caçar aurora boreal entre Kirkenes na Noruega e Murmansk na Rússia. Nessa região encontramos os caranguejos gigantes…vale a pena experimentar.

O urso preto, andando pela Taiga no Alasca.

Aurora Boreal na Finlândia:

Sempre é bom entender que terminando um mês ou passando uma fronteira não quer dizer que mudam as regras ou características naturais. Mas na Finlândia é assim. Na Finlândia temos as mais baixas temperaturas da região. Muitas vezes saímos da Noruega em direção à Finlândia e conforme vamos chegando à divisa, as temperaturas chegam a cair 15 Cº. A divisa natural dos 2 países é a maior cadeia montanhosa da Finlândia!

A Lapônia é a região do Ártico, onde vive o querido Joulukuppi (Papai Noel), precisamente na cidade de Rovaniemi. Nem em todos os pontos da Finlândia é possível ver a aurora boreal. Temos duas incríveis localidades onde passamos caçando durante nossas expedições. A Finlândia tem muitos locais que nos remetem contos de fadas e realmente faz a gente voltar no tempo com cada uma das estações do ano bem definidas.

Aurora Boreal Laponia (Noruega/Finlandia)

Aurora Boreal na Suécia:

Quando falamos em Aurora Boreal na Suécia devemos pegar o mapa. Veja que será nas regiões fronteiras com Noruega e Finlândia e consequentemente na Lapônia que poderemos ter chances de caçar a aurora boreal na Suécia. Existe um micro clima muito interessante para a aurora boreal no parque nacional de Abisko. Abisko a cidade, fica na Suécia, porém a região geográfica e meteorológica pertence aos 3 países, já que a tríplice fronteira está a pouca distância da cidade de Abisko.

A logística é bem difícil porque a escassez de estradas faz com seja bastante comum o fechamento de estradas. Nossas expedições são desenhadas e realizamos elas com muita preocupação na segurança e conforto. A legislação Sueca também exige transporte regulamentado e autorizado e os brasileiros não podem dirigir vans com turistas.

É possível chegar a Abisko também por trem, mas a estrada de ferro também é factível a bloqueios durante a temporada de aurora boreal.

Aurora Boreal na Noruega:

Pode-se considerar a Noruega o melhor lugar para ver aurora boreal? Se você pensar em uma direção, sim pode. Tem aeroporto internacional em Tromso, boas estradas, restaurantes e bons hotéis. Mas é fato que você precisará estudar, estudar, estudar e ter uma dose de sorte. A qualquer momento a natureza pode mudar as previsões e aí além de uma dose de sorte, precisa saber o que fazer.

Em todas as minhas expedições de caçada de aurora boreal tivemos lindas auroras, mas não é fácil. Já teve noites em que percorremos mais de 800km atrás das luzes. Mudanças de roteiro, troca de locais de pernoite e outras providências são comuns nas expedições para que sempre tenhamos maior sucesso possível, sempre levando em conta a segurança e cumprimento das leis do local.

O controle das autoridades de turismo e trânsito estão cada vez mais atentos às “agências de turismo” que tem feito passeios clandestinos focados na aurora boreal.

Para mim a experiência de ver esse fenômeno incrível vai mais além do que estudar as previsões. É preciso ser responsável e estar dentro das normativas, proporcionar o máximo de conforto, auxiliar os viajantes e prestar assessoria desde que inscrito nas nossas expedições, auxiliando no check-list pré viagem, até o envio das fotografias que tiro voluntariamente para os nossos companheiros de viagem.

Por que eu gosto tanto da Noruega?

A Noruega é um país maravilhoso com muito respeito ao cidadão. É uma lição de vida viajar por esse país. É incrível.

Com nossas viagens até lá criamos um amor especial por essa terra e sua gente. Bons amigos temos por lá e é um prazer levar os brasileiros ver aurora boreal na terra dos Vikings.

Veja algumas das nossas expedições até a Noruega:

Noruega 2011

Noruega 2012

Noruega 2013

Noruega 2014

Noruega 2015

Noruega 2016

Noruega 2017

Aurora Boreal na Dinamarca, Ilhas Faroe e Groenlândia:

Foto Carlo Mikki

A Dinamarca continental eu não considero um local para se viajar para ver a aurora boreal. Porém quando falamos nas suas ilhas a história muda.

Estive nas Ilhas Faroe e Groenlândia fazendo expedições incríveis e por ter adorado tudo por lá desenhei inicialmente uma expedição para a Groenlândia em 2017 e para 2018 deveremos ir também com grupo de turistas até as Ilhas Faroe caçar a Aurora Boreal. A falta de estradas, inviabiliza a caça da aurora boreal na Groenlândia com veículos sob rodas em locais distantes, portanto essa expedição temos os locais pré-determinados e contamos com a sorte. Pequenos deslocamentos são necessários e assim fazemos.

Nas Ilhas Faroe a sistemática é um pouco diferente, mais parecida com nossas incríveis caçadas à aurora boreal no Alaska e Islândia. A paisagem encantadora e as histórias desse pequeno paraíso me fascinam.

Gronelandia, Groelandia ou Groenlandia? Todas estão certas! Não se preocupe o importante é chegar lá … rsrsrsrsrs

Aurora Boreal na Islândia:

A ilha da Terra, Água, Gelo e Fogo é incrível. A cada poucos kms, a paisagem modifica e em cada uma delas parece que você está em outro planeta. Não é a toa que é a “queridinha”dos produtores cinematográficos e é comum passarmos por diversos sets de filmagens  As séries Viking, Game of Thrones, Batmam, Lara Croft e muitos outros usaram um dos nossos destinos prediletos para suas filmagens.

A caçada à aurora boreal na Islândia é sempre um desafio. Historicamente temos 15 dias por mês de céu encoberto, ventos fortes e por incrível que pareça, é muito fácil a aurora fugir para o mar. Se isso acontecer, perderemos a possibilidade de ver ela sobre nossas cabeças. Um desafio gostoso e a adrenalina à 1000.

Ventos fortes e mudanças repentinas deixam ainda mais difíceis as caçadas na Islândia. Estive varias vezes na Islândia e sempre pudemos ver lindas auroras e comer o famoso tubarão podre, uma iguaria … Delicioso 🙁 rsrsrsrs

Aurora Boreal no Canadá:

Ainda não temos nenhuma expedição para a próxima temporada para o Canadá. Em razão da localização geográfica, o Canadá poderia ser considerado o melhor lugar disparado para ver a aurora boreal. Mas como sempre digo…não existe o melhor lugar e época. O frio intenso, ventos fortes, falta de estrutura rodoviária e dificuldade de acesso as melhores localidades não ajudam o Canadá a ser disparado o melhor lugar. Existem tantos detalhes pontuais na nossa escolha de época e lugar para determinar o calendário que até se os lagos já estão congelados ou não influenciam na escolha do roteiro e tipo de caçada a aurora boreal.

Explorando o Canada e maravilhado com as auroras boreais.

Quais os equipamentos que preciso para ir caçar aurora boreal?

Cada um dos destinos e época tem suas peculiaridades, por isso assim que inscrito, eu ou alguém do Staff atende aos participantes para fazermos um check-list das coisas, verificar aquilo que o passageiro tem, o que pode ser alugado, etc e tal.

Como as nossas expedições são todas baseadas em hotéis ou hospedagens tradicionais locais não existe a necessidade de barracas, sacos de dormir, esquis, snow-shoes e outros equipamentos mais específicos. Nos preocupamos mais com deixar você aquecido e confortável!

 

Equipamentos de fotografia e segurança são necessários nas expedições.

Como irei fotografar a aurora boreal?

Para aqueles que já tem um pouco de noção de fotografia é bem mais fácil e com poucos toques eu consigo deixar vocês prontos para realizar o sonho de fotografar a aurora boreal.

É preciso entender que procuro sempre a visualização a olho nu. Algumas vezes conseguimos a olho nu, ver ela brilhando no céu mais apagada, em outras é tão forte que se pode dirigir sem luz do carro. Por outra vezes ela dança freneticamente e outras fica em arcos mais constantes. O interessante e verdadeiro é que por mais linda que uma foto possa parecer, o que vimos a olho nu não chega perto das fotos. No local…toda experiência vivida e a magnitude das auroras não podem ser expressadas em um foto. Só estando lá pra descrever.

Então se você não quiser se preocupar com fotografar, senta e curte o momento. Quando retornamos ao Brasil eu disponibilizo aos participante da expedição um arquivo contando os melhores momentos da viagem.

Você dirige nas viagens da aurora boreal?

Eu amo dirigir nas estradas do Ártico, quando elas estão congeladas então é mais sensacional ainda. As estradas ficam lindas, ás vezes muito escorregadias e com o perigoso “black ice”.

Tenho milhares de km dirigidos por essas estradas e somente nas minha expedições sozinho ou para algum evento com até 5 pessoas eu dirijo. É proibido para mim, mesmo tendo também cidadania europeia transportar turistas pelos países do Círculo Polar Ártico. Essa atividade tem que ser regulamentada e com regras bastante específicas.

Para estar dentro da lei e dar a segurança necessária a vocês, contratamos empresas com essas autorizações, os motoristas já são conhecidos do nosso staff e a nossa sinergia é muito especial e importante. Os veículos que utilizamos são exclusivos para nós e eu determino a hora e local que iremos sair para as caçadas, nos dando a segurança necessária e autonomia dentro da lei. Caso qualquer motorista que não tenha todas as autorizações, realize o transporte desses passageiros estará trabalhando de forma clandestina, ilegal e colocando em risco a segurança dos passageiros. A punição para essa prática reprovável e irresponsável pode ser muito danosa a todos os envolvidos , inclusive para os turistas.

 

Convido você a participar das expedições que participo por todos os países do circulo polar, ter ido a todos esses lugares me deixam seguro para capitanear nossas viagens e buscar com amor e profissionalismo a “DAMA DA NOITE”.

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Marco Brotto
Marco Brotto
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.

POSTS RELACIONADOS

Alaska

Expedição Aurora Boreal no Alaska – Carnaval, 2017

Esta expedição para caçar Aurora Boreal foi diferente, por vários motivos! Minha primeira viagem com Marco Brotto ao Alaska para ver Aurora Boreal foi fascinante e inesquecível.
Aurora Boreal

Aurora Boreal no Bom dia Brasil com Marco Brotto

Marco Brotto caça Aurora Boreal junto com Bom dia Brasil Em março de 2017 fomos a Noruega gravar a matéria, para a rede Globo. A equipe de reportagem do Bom dia Brasil fez uma linda matéria sobre
Aurora Boreal

Aurora Boreal no Natal e Ano Novo na Noruega – Fim de Ano, 2016

A Aurora Boreal na Noruega é um fenômeno rico, impressionante, que traz uma energia para a alma, uma luz, uma alegria, um êxtase.
Aurora Boreal

Aurora Boreal na Lapônia | O momento de se curvar às forças da natureza

Essa caçada à Aurora Boreal na Lapônia foi movida por decisões certas. A Expedição de Marco Brotto na da Lapônia rendeu ótimas Auroras Boreais!