Aurora Boreal | Onde é melhor ver?

ESCRITO POR: MARCO BROTTO

Recebo diariamente dezenas de mensagem com essa pergunta, é muito pertinente pra quem realmente quer ter sucesso vendo a Aurora Boreal.

Aonde ver aurora boreal
Aonde ver a Aurora Boreal?

Respondo perguntando: – Qual é o orçamento que você tem? – Qual é a sua sensibilidade para com o frio? O melhor lugar para ver a Aurora Boreal é aonde ela tem maior chance de aparecer, além de termos um clima propício para isso.

Lembre-se, latitude próxima à 66 Graus Norte, preferencialmente acima disso.
Céu limpo e sem nuvens. Quanto mais frio melhor e sem interferência de outras luzes, principalmente das cidades.Fuja do centro.

Cada um dos países que podemos ter aurora boreal tem suas facilidades e complicações, tentarei de maneira sucinta colocar todas elas.

Rússia

Esqueça. Só se você realmente quiser completar todos os países que se pode ver a Aurora Boreal. Não é difícil ver Aurora na Rússia mas a dificuldade do idioma, da estrutura, das estradas e das cidades, além do frio intenso grande parte do tempo, com certeza torna-a o lugar mais complicado para ir caçar Aurora. Ainda pretendo voltar a Rússia para “caçar”, mas o preparativo deve ser especial.

As Auroras acontecem a uma distancia de 100km da terra, aproximadamente.
As Auroras acontecem a uma distância de 100km da terra, aproximadamente.

Finlândia

Sendo o Euro bem mais barato, já é uma boa vantagem sobre a Noruega, a Coroa Norueguesa é super valorizada. As paisagens de contos de fadas me fazem colocar a Finlândia como um excelente local para ver Aurora Boreal. Uma dica legal é colocar a Kilpisjarvi como destino caso você esteja indo também para a Noruega. Caso você queira ficar na região mais oriental da península Escandinava, vá para Rovaniemi que também é a cidade do Papai Noel. Lembre que a Finlândia tem um clima muito mais gelado que a Noruega.

Aurora Boreal no ponto mais ao Norte do continente Europeu . Nordkapp Noruega.
Aurora Boreal no ponto mais ao Norte do continente Europeu. Nordkapp Noruega.

Suécia

Em poucos locais da Suécia se pode ver a Aurora Boreal com facilidade. Abisko e Kiruna são os dois pontos do mapa Sueco que se pode apontar como excelentes para vê-la. O preço é similar ao da Noruega e a temperatura igual a da Finlândia. Não posso carimbar Suécia como excelente lugar. O ICE HOTEL, em Kiruna, é muito peculiar mas já existem outros hotéis desses espalhados pelo mundo.

Aurora Boreal nos fjords Noruega.
Aurora Boreal nos fjords da Noruega.

Dinamarca

Muito arriscado. Tive a sorte de ver nas Ilhas Faroe e na Groenlandia  a Aurora Boreal  nessas lindíssimas regiões. A dificuldade de chegar e os preços estratosféricos não ajudam em nada.

Noruega

Tromso, capital da Aurora Boreal na Noruega. Aurora Boreal na Noruega já está na lista de muitos viajantes. O meu prazer como coach realmente é dar um total contentamento com relação a caçada da aurora e todos os temas que compõe as regiões, por isso não me contento somente em dizer que a Noruega é um excelente lugar para ver a Aurora como também é a melhor opção de conforto. Tromso tem um aeroporto internacional, restaurantes espetaculares e é uma cidade universitária com toda estrutura para receber turistas que vão até lá ver a Aurora. Não se esqueça que contratar um caçador de Auroras é de suma importância para o sucesso da viagem. Se prepare com o bolso, o lugar é muito caro. Os preços dos serviços são insanos pois, como dizem , nada é perfeito. A temperatura é a mais amena de todos os outros países, em razão da corrente do Golfo do México levar águas mais quentes até o Ártico.

Aurora boreal no Zenite. Um dos momentos mais emocionantes é assim que ela aparece.
Aurora boreal no Zenite. Um dos momentos mais emocionantes é assim que ela aparece.

Islândia

País único. Terra e fogo. Está posicionada bem debaixo do que eu chamo de estrada da Aurora Boreal. Preço insano, dificuldade de transporte, estruturas e estradas bloqueadas durante boa parte do ano. Um lugar para não se aventurar sozinho. Voltarei com certeza a Islândia ver mais Aurora Boreal.

Os caminhões especialmente preparados para percorrer as geleiras.
Os caminhões especialmente preparados para percorrer as geleiras.

Canadá

Em razão da deformação da oval, inclinação da Terra e outros fatores, a estrada da Aurora entra pra dentro do Canadá e chega a atingir os grandes lagos americanos. Não é sempre que isso ocorre e Churchill e Yellowknife são as duas principais localidades pra se ver a Aurora no Canadá. A dificuldade do visto e a temperatura glacial são os dois pontos negativos, mas a quantidade de Auroras em Churchill no ano é incrivelmente alta.

Os pinheiros completam o clima natalino na Laponia.Ótimo lugar para se ver a Aurora Boreal
Os pinheiros completam o clima natalino na Lapônia.Ótimo lugar para se ver a Aurora Boreal

 Alasca

Esse Alasca. A última fronteira, rústico, lindo, exuberante, vida selvagem, Auroras, comida farta e frio. Em setembro a média de temperatura é similar a da Noruega porém, depois de novembro, a coisa fica terrível. Não é tão frio quanto o Canadá e a Sibéria mas chega fácil a -25ºC. Precisa de visto, mas é um visto mais comum do que o Canadense. Eu coloco Alasca no topo da lista com a certeza absoluta! Empatado com a Noruega, dentro da minha visão, levando em consideração vários fatores.

Estradas congeladas , nosso caminho atras das Auroras Boreais.
Estradas congeladas , nosso caminho atrás das Auroras Boreais.

Resumindo,  para sua primeira viagem e para correr menos riscos possíveis de não encontrar a Aurora Boreal, eu indico a região da Lapônia Norueguesa e Finlandesa, além do incrível estado Norte Americano do Alasca.

Espero ter o prazer de estar junto com vocês como coach nas suas caçadas e se não der… Contem comigo. Boa sorte e muitas luzes. 🙂

Mas não basta só ir até os lugares. Como aqui fazemos o serviço completo, clique aqui e veja algumas dicas para caçar a nossa Dama da Noite!!

Marco Brotto
Marco Brotto
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.

POSTS RELACIONADOS

Aurora Boreal

Aurora Boreal no Bom dia Brasil com Marco Brotto

Marco Brotto caça Aurora Boreal junto com Bom dia Brasil Em março de 2017 fomos a Noruega gravar a matéria, para a rede Globo. A equipe de reportagem do Bom dia Brasil fez uma linda matéria sobre
Aurora Boreal

Aurora Boreal no Natal e Ano Novo na Noruega – Fim de Ano, 2016

A Aurora Boreal na Noruega é um fenômeno rico, impressionante, que traz uma energia para a alma, uma luz, uma alegria, um êxtase.
Aurora Boreal

Aurora Boreal na Lapônia | O momento de se curvar às forças da natureza

Essa caçada à Aurora Boreal na Lapônia foi movida por decisões certas. A Expedição de Marco Brotto na da Lapônia rendeu ótimas Auroras Boreais!
Aurora Boreal

Aurora Boreal Vídeos | 10 vídeos incríveis das Luzes do Norte

Separamos vídeos de Aurora Boreal incríveis, imagens reais da Aurora Boreal ao vivo no céu dos países do Círculo polar Ártico, feitas pelo caçador de Aurora Boreal, Marco Brotto.
  • Raniele Bianca

    Essa é uma viagem que já anos está em lista, devo realizá-la dentro dos próximos dois anos e com certeza farei contato com você!
    Obrigada por todas as dicas, parabéns pela sua dedicação a nós leitores!!!

    • Marco Brotto

      Oba!! Estarei esperando por isso Raniele!!
      Eu é que agradeço pelo carinho de vocês, muito obrigado 🙂

  • Camila Tolledo

    Excelente matéria!! Ver a Aurora Boreal é um sonho que realizarei em breve!!

    Parabéns pelo site e obrigada pelas dicas!!

    • Marco Brotto

      Que bom que você gostou Camila , estou torcendo para que seu sonho se realize o quanto antes . 🙂

  • Larissa Mariano

    Vou no fim do ano para Noruega e gostaria e ir para minha primeira “caçada” em Tromso. Fim de dezembro e começo de janeiro é uma boa época? Quanto tempo devo ficar em Tromso para ter mais chance? Parabéns pelo site, está em ajudando muito!

    • Marco Brotto

      Larissa , não recomendo para primeira caçada essa época. São diversos aspectos negativos apesar do tempo de escuridão ser maior isso não representa tanta diferença no meu modo de ver. Aurora ocorre todos os dias, ver ela, ela estar forte suficiente para isso e outros aspectos é que vão determinar seu sucesso. Estamos lidando com a natureza. Definitivamente eu não recomendo você ir para caçar aurora , principalmente sem alguém experiente. Meus planos são de passar o Natal no ártico, mas ainda são planos e não sei se eu e a minha digníssima queremos passar 10 dias de escuridão total. Boa sorte, obrigado pelo comentário 🙂

      • Laura

        Oi Marco. Parabéns pelo site. Muito elucidativos seus apontamentos.

        Gostaria de saber quanto tempo em média se deve reservar para “caçar” uma aurora nos lugares que você recomendou como Finlândia e Noruega?

      • Laura

        Oi Marco. Parabéns pelo site. Muito elucidativos seus apontamentos.

        Gostaria de saber quanto tempo em média se deve reservar para “caçar” uma aurora nos lugares que você recomendou como Finlândia e Noruega?

        Mesmo sabendo da imprevisibilidade quando se trata de natureza, diga por exemplo qual foi o máximo de tempo que já esperastes por uma aurora.

        • Marco Brotto

          Oi Laura. Com os graficos em mão temos uma boa noção do que pode acontecer. Temos alguns graficos que mostram o momento exato, como está a atividade. Com esses dados junto com outras variantes ficamos na torcida, porque mesmo com tudo muito positivo pode ocorrer surpresas. Com 5 noites de caçada bem orientadas vc aumenta muito suas chances. Lembre que estamos sujeitos a vontade da Pachamama. Mãe Natureza rege tudo. tks

  • Erick

    faltou uma menção ao sul da Argentina… !!!

    não é aurora boreal, mas ainda é aurora…rsrs

    • Marco Brotto

      Oi Erick, na patagonia a quantidade de vezes que se pode ver aurora é muitíssimo baixa. A Aurora austral se fosse dar uma dica de onde ver seria na Nova Zelandia e na Tasmania. Obrigado pelo comentario , valeu 🙂

  • Joao

    olá Março! Desde já os meus Parabéns pelo site e as excelentes dicas! Seria possível partilhar alguns sites onde podemos consultar as leituras gráficas dos melhores momentos do ano das auroras boreais, de forma a prepararo melhor plano?

    Atenciosamente,

    • Marco Brotto

      Joao, obrigado. Os graficos mais basicos sao os da nasa mesmo. A quantidade de informacao é muito grande entao nao adinata vc ter as informacoes e nao saber elr. Entao recomendo mesmo ficar no de KP da nasa para ter uma primeira nocao. abx

  • Marcelo Resende

    Amei sua matéria. Esta de parabéns!
    Infelizmente não sei se Deus me permitirá conhecer por faltas de condições financeiras, mas dentre as matérias que vc explicou, fiquei facindo pela Lapônia. Ahhh! Quando leio isso, meu pensamentos me remetem ao espaço sideral, natal, Papai Noel e outras coisas loucas que só crianças pensam. Apesar dos meus 45 anos, viajo nessas leituras e a sua foi mágica!
    Mas pode apostar, antes de eu morrer, irei ver a Aurora Boreal. Abraço e até em breve.

    • Marco Brotto

      Oi Marcelo. Que tal colocar isso como meta? Estou torcendo para que voce consiga. Conte comigo! Com relaçao a Laponia, realmente é magica. Escrevei daqui uns dias um post contanto todas as historias e lendas do Papai Noel que tenho conhecimento. Aguarde! Um abraço, Marco

  • Paula

    Boa noite!
    Estou querendo ir de Helsinki para a cidade Nurmijarvi para tentar ver a aurora boreal .
    Saberia me dizer se existe a chance de vermos no meio de outubro por volta do dia 20 a 27 nessa cidade?
    Obrigada!

    • Marco Brotto

      Paula , boa noite. Qualquer cidade na região do Circulo Polar ártico tem grandes possibilidades de ver aurora boreal. Dependera de outros fatores para conseguir ou não. Um erro frequente é achar que só pq você está na região conseguirá ver. Tem que ir atrás do fenômeno, por isso chamamos de caçada. Quanto a data está no periodo de setembro a abril que ela normalmente ocorre.Boa Sorte

  • Rosangela

    Olá Marco, amei suas informações!! Parabéns!!
    Gostaria de saber quais os melhores meses para ver a bela Aurora na Noruega e Finlândia.

    • Marco Brotto

      Rosangela, de setembro a abril é possivel ver, cada mes tem seus pros e contras. Muito variavel essa informacao. Obrigado
      🙂

  • yasmin teixeira de carvalho

    Olá Marco, queria saber qual é o valor, em média, da expedição para o Alasca e Noruega, e qual dos dois destinos você prefere. Obrigado.