FAQ | Perguntas Frequentes sobre Aurora Boreal

01 julho 2016

O caçador brasileiro de Aurora Boreal, Marco Brotto, responde as 13 Perguntas mais Frequentes sobre Aurora Boreal e como viajar para ver um dos fenômenos mais bonitos da natureza!

“Minha equipe e eu criamos essa página onde sanamos a maioria das dúvidas de todos aqueles que sonham em caçar a Aurora Boreal comigo! Aproveite.” Marco Brotto.

Um dos fenômenos mais lindos da Natureza, visto com maior frequência nos pólos da Terra.

Durante 100% do tempo, o Sol está emitindo plasma para a Terra. Seja de explosão solar, de um buraco coronal ou por soltar um filamento. Esse plasma entra em contato com o campo magnético da Terra e é levado para os pólos do planeta, tanto para o Pólo Sul, quanto para o Pólo Norte.

No Pólo Sul temos a Aurora Austral , e no Pólo Norte, a Aurora Boreal. Quando esse plasma rompe nosso campo magnético, ele se choca com os elementos da atmosfera. Isso provoca uma energia! Essa energia explode e aí temos as cores no céu.

Aqui no blog tem uma página que explica mais detalhes:

A Aurora Boreal se vê em todos os países do Círculo Polar Ártico:
Rússia, Finlândia, Noruega, Suécia, Islândia, Groenlândia, Estados Unidos e Canadá. Do Norte de todos esses países, você vai conseguir ver com mais facilidade a Aurora Boreal.

Existe uma diferença relacionada à latitude destes países, por conta da Aurora Boreal ser uma oval.

Aqui no blog tem um post que explica os detalhes:

qual-a-melhor-epoca-para-ver-aurora-boreal

Pra você ver Aurora Boreal tem que ter céu escuro.

No Hemisfério Norte, o céu fica escuro em alguma parte do dia, de setembro até finalzinho de Abril, então essa época é a melhor para ver.

É possível ver em outras épocas, mas pra isso você tem que ter um fator muito interessante de coisas, como escuridão, atividade intensa e mais. Por isso, a resposta mais certa é: quer ir ver Aurora Boreal? Vá de Setembro até Abril. Esta é a melhor época.

Muitas pessoas me perguntam se realmente é necessário contar com alguém experiente para ver Aurora. Eu digo que é muito importante porque as vezes a Aurora está próxima e pode passar desapercebida.

Da mesma maneira que um caçador de animal vê um animal com mais facilidade, quem já viu o fenômeno e tem experiência, vai conseguir perceber primeiramente a Aurora.

É muito importante você contar com alguém especializado para ir junto com você. Não se esqueça da sua segurança e de conhecer a legislação local para caçadas de Aurora Boreal.

e-possivel-viajar-sozinho-aurora-boreal

Não tem um local mais bonito. O fenômeno é interessante em todos os lugares que eu já vi. O que diferencia é o entorno.

Tem algum lugares que você vai ter a moldura de uma montanha, outros em que vai ter uma floresta boreal, em outros um ambiente totalmente congelado, em outro, você vai ter um lago.

Então vai muito do lugar em que você está vendo a aurora. Não posso te precisar qual é lugar mais lindo, mas particularmente eu gosto muito da Finlândia, da Noruega e do Alaska. Mas também já vi Auroras lindas na Islândia e em outros lugares como Canadá, Ilhas Faroe e Suécia.

É possível, mas muito difícil. Pra você ver Aurora Boreal no Verão do Hemisfério Norte, você tem que estar em um local onde não exista o Sol da Meia Noite. Então você vai ter que estar próximo de 50º de latitude Norte. E, para você ir para lá, pra ver uma Aurora a 50º de latitude Norte, você tem que ter uma atividade solar muito grande e o campo magnético tem que estar muito negativo.

Portanto são fatores muito fortes unidos que precisam existir pra você conseguir ver a Aurora Boreal nesta condição. Por isso eu não recomendo você sair do Brasil pra ver Aurora Boreal no Verão.

Recomendo você a ir entre Setembro e Outubro ou entre Fevereiro, Março e o início de Abril, pelo menos na primeira vez.

aurora-boreal-no-verao

Muitas perguntas chegam em relação à Lua. No início da minha caçada para ver Aurora Boreal eu privilegiava a Lua Nova pois eu achava que era mais fácil de ver. Mas o que acontece durante a Lua Nova é que o contraste de luz da Aurora com o céu é mais intenso, pois está mais preto do que durante uma Lua Cheia.

Mas para tirar fotografias, eu, particularmente prefiro uma Lua Crescente, Cheia ou Minguante, pois aí você consegue pegar todo o landscape com um pouquinho de luz, e fica tudo mais bonito. Para ver Aurora Boreal, o que interessa mesmo não é a Lua, mas sim a combinação de vários outros fatores.

Então não existe esta regra de que só se vê Aurora Boreal na Lua Nova. Esta regra, pra mim, eu derrubei.

Primeiro você vai precisar de um tripé, de uma máquina Mirror ou DSLR.

Você vai colocar um ISO em torno de 800, um tempo de exposição acima de 15 segundos.

Quanto mais abertura tiver ou mais clara for a lente, é melhor. Use o tripé e o disparador. É importante até você achar um equilíbrio entre as luzes de todo o entorno e da Aurora, aí você vai regulando conforme seu veio artístico.

Mas eu recomendo você a ler aqui no blog o post que falo com mais detalhes sobre isso:

Muita gente me pergunta se o que a gente vai ver lá no Norte, nos países do Ártico, é o mesmo que a gente vê nas fotografias. E não é, pois as pessoas exageram muito no tratamento das imagens.

Na maioria das minhas fotos eu não uso edição, só clareio alguns pontos pra foto ficar um pouco mais interessante. Mas essas Auroras que a gente vê por aí, em laranja e amarelo, isso não existe.

Quando você for viajar é importante você saber realmente o que você vai enxergar. Quando você pega uma atividade muito forte, o mais lindo pra mim nem é a cor, mas sim ver ela dançando no céu. É o que realmente arrepia e quando eu sinto mais emoção. E as pessoas que estão comigo também!

Então cuidado com a sua expectativa. Você vai ver coisas maravilhosas, um espetáculo lindo! Mas não imagine que você vai ver um neon piscando no céu, não é nem assim, mas é fantástico!

A Aurora Austral é mais difícil porque pra vê-la, precisamos estar no centro do continente Antártida. E a gente tem uma distorção em relação ao globo e ao mapa cartográfico. As pessoas imaginam que a Patagônia, por exemplo, é muito no Sul, e na verdade não é tanto assim como a gente imagina. Pra se ter uma ideia, a latitude da Patagônia é a mesma que a no Norte da Inglaterra.

Então a gente teria que ir muito mais ao Sul da Patagônia pra ver. E lá só temos o quê? Continente antártico. Ou então, teria que ser ao Sul da Tasmânia ou ao Sul da Nova Zelândia, lá em alguns momentos seria possível ver a Aurora no horizonte, mas em cima da cabeça realmente é muito difícil.

dicas-de-seguranca-para-ver-aurora-boreal

Isso é muito importante! Existem várias regras onde a gente caça Aurora, com relação ao transporte e direção de veículos. Então verifique as regras pra você não passar perrengue e não ter problemas com a polícia, garantindo melhor a sua segurança.

Já com relação à segurança no local:
– sempre demarque bem os lugares para onde você vai;
– marque seus equipamentos com materiais luminosos, pra que, iluminando com lanterna, você possa enxergar;
– cuidado com descida e subida no carro, porque o piso provavelmente vai estar liso e gelado, e nós brasileiros, não estamos acostumados com isso.

São muitas coisas pra detalhar, então recomendo que você leia este post aqui:

Uma das maiores preocupações, se não a maior, das pessoas que viajam pra ver Aurora é se vai chegar lá e realmente vai ver. Não tem como precisar pra você, se realmente você vai chegar lá e vai ver. Não tem como garantir isso.

Quando estiver viajando comigo, voce pode ter certeza absoluta que nós vamos passar 24h por dia tentando ver Aurora. Mas depende de muitos fatores, você pode ter uma atividade solar muito alta, estar com o campo magnético da Terra totalmente negativo, ou seja, a favor de Aurora, mas chegar lá e simplesmente estar nublado! E com tempo nublado, você não vai ver Aurora. Da mesma forma que você pode chegar lá e ter um céu super limpo mas a atividade não estar positiva, não estar a favor.

Então não tem como garantir, são vários fatores que interferem. E além de tudo isso, de todo o conhecimento, você tem que ter também um pouquinho de sorte! 😉

Em todas as viagens que a gente tem feito, temos tido bastante sorte e vimos Aurora em praticamente 100% das noites.

Sempre recebo perguntas relacionadas ao preparo físico e às crianças e idosos para viajar. Sobre o preparo físico, não precisa nada excepcional. Não fazemos grandes caminhadas nem vamos para distâncias muito grandes quando estamos em uma expedição com turistas ou caçadores de primeira viagem.

Não recomendo esta viagem para crianças muito pequenas, pois pode não ter toda a estrutura e conforte para bebês durante as caçadas.

Para idosos é tranquilo. Já fomos com pessoas acima de 70 anos, e por incrível que pareça, são eles os mais animados e que mais gostam desta experiência.

Vamos caçar Aurora Boreal!

Vamos embarcar comigo nas próximas expedições?