O que é Aurora Boreal

26 fevereiro 2016

Por: Marco Brotto

Já sabemos que ela é um fenômeno lindo, mas é importante entender exatamente o que é a Aurora Boreal, para não ser enganado ou facilmente persuadido. Como existem muitas nomenclaturas complicadas, as pessoas confundem as coisas, e é dolorido ver as explicações ruins sobre Aurora que existem por aí.

Então vamos ver se você entende bem o significado científico da Aurora Boreal, como ela acontece e por quê acontece. Depois você me conta se conseguiu entender bem, pode ser? Você pode entrar em contato comigo pelo nosso facebook, instagram ou até mesmo pelo contato aqui do blog. Tentarei com minhas palavras definir a Aurora Boreal de uma maneira que todos possam compreender.

A Aurora Boreal acontece quando o plasma resultante das atividades solares entra em contato com elementos da atmosfera terrestre.
O Sol envia esta energia para a Terra.

Como acontece a Aurora Boreal

O Sol, em toda sua magnitude, envia para a Terra materiais por meio dos ventos solares. Isso é contínuo, ou seja, ele não pára de enviar estes materiais em nenhum momento. Mas que materiais são esses? São chamados de ‘plasma solar’ e são formados por prótons, elétrons e neutrinos. É energia pura!

Já os ventos ou tempestades que potencializam a Aurora Boreal são frutos de explosões, rompimento de filamentos ou de movimentações da coroa solar devido à rotação do Sol.

O plasma solar viaja a centenas de km por segundo pelo sistema solar.

Por todas as direções.

Quando os ventos solares atingem o campo magnético da Terra, uma série de fenômenos físicos e químicos ocorrem.

Enquanto o plasma e os ventos solares chegam na Terra, ela se protege!

Na Terra, este nosso pequeno mundinho azul, existe a ‘magnetosfera’. Ela é um campo magnético que protege nosso planeta da agressividade dos ventos solares. Aliás, acho interessante pensar que caso o campo magnético da Terra não existisse, não teríamos sequer vida por aqui.

A chegada do plasma em encontro com a nossa parede de proteção, gera impacto das partículas com os átomos da atmosfera, que por sua vez, causa uma reação física e química.  Aí este campo de proteção puxa a energia formada pelas partículas, para os pólos Norte e Sul. Em outra oportunidade explicarei mais tecnicamente essa série de fenômenos, combinado? Mas quando estas partículas entram na atmosfera, elas colidem com elementos que fazer surgir a Aurora Boreal no Norte, e a Aurora Polar no Sul!

Em resumo, o Sol emite partículas que ‘batem’ no campo magnético de proteção terrestre e são puxadas para os pólos. Quando elas entram na atmosfera, elas colidem com elementos que fazem acontecer as Auroras Boreais no Pólo Norte.

Quer que desenhe?

o-que-e-aurora-boreal-significado-fenomeno

Vídeo (super interessante) sobre
O que é a Aurora Boreal

Esse vídeo (está em inglês) explica muito bem o que é a Aurora Boreal e como acontece este fenômeno de luzes verdes tão fascinantes.

Agora, um vídeo exclusivo da Aurora Boreal aparecendo em uma de nossas expedições.

Existem várias formações diferentes de aurora boreal, cada tipo de desenho tem o seu nome e característica.

Ainda vou explicar a vocês todas as formas de Auroras Boreais!

Mas não esqueça:

O que é Aurora Boreal?

O fenômeno causado pelo choque do plasma solar com partículas da atmosfera após o contato com o campo magnético da Terra. No hemisfério Norte, se chama Aurora Boreal, e no hemisfério Sul, Aurora Austral.