Melhores Lugares para ver Aurora Boreal e Dicas | Guia do Marco Brotto

ESCRITO POR: MARCO BROTTO

Em 2016, enfim realizei mais um sonho e objetivo:  Ver as luzes do Norte em todos os países que são cortados pelo Círculo Polar Ártico. Por isso, este Guia com melhores lugares  para ver Aurora e outras dicas, ficou bem longo (e muito interessante!).

Pra facilitar, fiz uma sessão de Perguntas e Respostas com as dicas gerais de como viajar para vê-la, que também trata dos destinos. Então se você ainda não viu esta sessão, recomendo clicar aqui e ver se encontra o que procura de forma mais fácil.

 Os 7 Melhores lugares para ver Aurora Boreal | O Guia Completo

circulo-polar-artico-aurora-boreal
Para ilustrar melhor: a Aurora Boreal se vê nos países e nas regiões próximas ao Círculo Polar Ártico (pontilhado).

Percorri todos esses destinos caçando as luzes.

Desde a costa Noroeste divisa da Rússia com a Noruega e Finlândia, toda região da Lapônia, a Noruega desde Trondhein até Nordkapp, além de Svalbard e Jam Mayen, a Suécia no extremo Norte, Dinamarca com suas Ilhas Faroe e Groenlândia. O Ring 1 da difícil e gratificante Islândia, com os ursos polares no gelado no incrível Canadá, e por fim no Último Território americano, o Alasca.
Explorei todos esses locais em mais de 35 expedições, e obtive sucesso em todas elas, desde que fui atrás e avistei a aurora boreal pela primeira vez na Noruega em 2011, não parei mais.
Em todas essas vezes em que saí para caçar aurora boreal, somente por 3 noites não conseguimos ver as luzes, mesmo com todo o esforço da equipe e de mim. Aproveitamento de 100% em expedições,  pois em  todas as viagens vimos a aurora dançando a olho nú.

Então é só viajar para um destino do Círculo Polar Ártico para ver Aurora?

Muitas pessoas acham que apenas por estarem no Círculo Polar, já é possível ver a aurora boreal. Isso é um ENGANO! Infelizmente não é assim e não temos o poder de controlar a natureza e todas as suas atividades. Estar lá é o início,  saiba que a parte boa ainda está começando! A parte aventureira e emocionante que é de fato ir atrás das luzes para ver as auroras borealis.

brasileiro-cacador-aurora-boreal-melhores-lugares

Os 7 melhores destinos para ver Aurora Boreal que escolhi para vocês

melhotres-destinos-para-ver-aurora-boreal
Em todos os países que são cortados pelo Círculo Polar há a mesma chance de ver aurora boreal. Porém para se ter o meridiano exato da melhor atividade do dia não existe regra, é exatamente igual a uma roleta de casino.
  • Rússia

    As terras Russas, turisticamente limitam a costa que divide com a Noruega para observar as luzes  e mais a Península de Kola. As regiões da Sibéria e a costa leste são impossíveis de se alcançar sem uma logística incrível pois concentra umas das regiões mais inóspitas e geladas. Estive lá e você pode ver como foi, clicando aqui.

  • Suécia

    Já a Suécia está entre a Noruega e a Finlândia e somente nas regiões mais ao Norte (Abisko, Kiruna e Lulea) vemos a aurora boreal com maior frequência. Veja minhas caçadas de aurora boreal pela Suécia, aqui.

  • Noruega e Finlândia

Na Noruega e na Finlândia, as condições são parecidas. Acima do Círculo Polar, já temos condições de fotografar a aurora desde que o Kp esteja com numero acima de 2. Vou muito para Noruega e Finlândia para caçar Aurora, você pode ver as expedições aqui.

Todas essas regiões que citei acima formam a Região da Lapônia. Extremo Noroeste Russo, região ártica Noruega, Finlândia e Suécia. Lapônia também é o nome de uma província Finlandesa.
melhores lugares para ver aurora boreal
Lapônia em Setembro de 2014. Com Kp2 foi possível ver até cores em tons azuis e púrpuras na aurora boreal.
  • Islândia e Ilhas Faroe

Incrível que a partir das Ilhas Faroe e Islândia começamos a observar a o resultado do distanciamento do polo magnético da Terra do polo geográfico, fazendo o anel da aurora ser visível mais ao sul do planeta.

Com isso, a aurora boreal passa exatamente sobre a Islândia porém dependendo do Kp, a Islândia fica fora da oval e a observação da aurora coronal ás vezes fica desfavorecida. Além disso, as condições de estradas na Islândia deixam as caçadas mais difíceis e agudas! Por essa razão e pelas condições climáticas da Islândia, não a recomendo como primeiro destino para ver a aurora boreal, mas as paisagens dessa ilha são deslumbrantes. A Islândia e as Ilhas Faroe não estão dentro da área do Círculo Polar. 😉 Veja minhas viagens pela Islândia aqui e pela Ilhas Faroe aqui.

fotos-de-aurora-boreal-ver (9)
Só era possível ver as cores avermelhadas dessa aurora nas câmeras, apesar do kp4. Ilhas Faroe.
  • Groenlândia

Na Groenlândia ocorrem outros fatores de dificuldade, além de não ter estradas, os voos, as conexões e o clima imprevisível deixam as viagens mais emocionantes e intensas. Esse destino já é pro aventureiro que percorreu outros lugares no Ártico ou então pra quem quer ir ao ULTIMATE  já na primeira.

melhores lugares para ver aurora boreal groenlandia
Além de ter auroras boreais, a Groenlândia é o paraíso dos Icebergs.
  • Canadá

Paisagens deslumbrantes, lagos com reflexos incríveis e por vezes congelados, estradas incrivelmente belas, animais e vegetação abundante! No Canadá temos uma maneira diferente de ver a aurora. A deformação do anel ou oval aqui chega ao extremo, não é raro o relato de auroras lindas em Eldmont, Fort Murray além das longínquas Yellow Knife, White Horse e Churchill. Os territórios da passagem norte ainda estão na minha lista de viagens a fazer,  é  uma preparação que deve ser muito especifica e estudada. Já na região centro norte dos Estados Unidos e Sul do Canadá, se pode ver auroras no horizonte,  pelas câmeras, pois além de distantes da região ideal, há a quantidade de cidades o que produz uma poluição enorme e interfere nas observações.

melhores lugares para ver aurora boreal canada
Mesmo com o céu praticamente todo nublado, consegui ver a Aurora Boreal no Canadá, perto de Edmount – Alberta.
  • Alasca

Sou apaixonado pelo Alasca, bem sou apaixonado por todos esses lugares…vivenciei extraordinárias auroras aqui, assim como a frustração de ter ido ao Alasca em 2008 e não ter visto nada, pensava que era uma atração turística e alguém iria me mostrar rsrsrs. Peguei um cruzeiro e fui, não considero uma caçada, e sim apenas uma frustração esquecida. A vida selvagem, toda a atmosfera rústica, mistura de velho oeste com paisagens infinitas, glaciais e a impressionante diferença entre o inverno e o verão. Nas quase 10 vezes que fui ao Alasca vi sempre paisagens diferentes, é incrível!

melhores lugares para ver aurora boreal alasca
O cenário perfeito para uma madrugada fria no Alasca vendo a Aurora Boreal pintar o Alasca Range.

Devemos levar em consideração a deformação da aurora, Norte magnético/Norte Geográfico, mas temos mais chance de visualizar aurora boreal na Europa entre o paralelo 70N e o Círculo Polar. Por que nesse continente, quanto mais próximo da faixa da aurora você estiver, menor precisa ser a atividade da aurora para você vê-la. 😉 Na América será entre o paralelo 60N e 70N.

Dicas gerais para quem quer escolher o melhor destino para ver Aurora Boreal

Vou contar um pouco do que sei para vocês:

  • quando acontece Aurora Boreal
  • dicas para escolher a época
  • como monitoro as atividades e busco dados
  • interferência da Lua
  • segurança, normas, leis e documentos necessários

Tive oportunidade de caçar auroras em muitos locais e inclusive onde normalmente este fenômeno não é muito visto. Já usei trenó, moto de neve, navio, barco, carro, ônibus, van, avião e pasmem: até um teleférico. E ás vezes, por SORTE, conseguimos ver direto defronte ao hotel.

Percebo que usando bem as novas tecnologias, gráficos e aplicativos, cada vez mais temos informações online em tempo real das atividades de aurora boreal. Isso aumenta nossas chances. Isso é fantástico!

Meu objetivo com isso?  Escolher os destinos, datas, fases da Lua, épocas do ano e outros dados a fim de ser o mais assertivo possível nas minhas expedições para ver a aurora boreal com os turistas que embarcam comigo! Afinal, sabemos que cada época e região guarda características próprias.

Passo acordado muitas noites para identificar e estudar os gráficos a fim de entender o que está ocorrendo efetivamente no céu e com as auroras. Eu gosto dessa parte emocionante da caçada ela realmente é muito importante, além de fazer parte da experiência de ver as luzes do norte para os que viajam comigo. Já “resgatei” e direcionei remotamente vários caçadores mas hoje a falta de tempo e outras prioridades me impedem de fazer isso.

melhores lugares para ver aurora boreal alaska

Fiz questão de além de ver as luzes em todos os países, percorrer latitudes variadas em todos esses lugares. Então sempre que observo um gráfico é automático: imediatamente vem a minha cabeça a forma e como poderemos ver a aurora. Imagino quais são os formatos possíveis daquela atividade, filtro os locais nos gráficos meteorológicos e depois preciso verificar as condições das estradas, riscos de avalanches (se for época) e depois procuro pelas minhas memórias, anotações e mapas, qual será o local perfeito para ver a aurora boreal.

melhores lugares para ver aurora boreal no alasca
Aurora Boreal que foi possível ver no Alasca durante a primeira quinzena de setembro de 2016, com Lua cheia 100%.

Quando acontece a Aurora Boreal?

A Aurora Polar pode ocorrer  a qualquer momento. A poluição das luzes artificiais, a fase da Lua , a localização da região e a época do ano não interferem na intensidade da atividade de aurora que ocorrerá na atmosfera terrestre. Porém, o que interfere é o campo magnético. É ele quem segura a massa coronal, e que fica impedindo o plasma de entrar na atmosfera. Sem o rompimento do campo magnético não temos uma atividade de aurora boreal , superficialmente falando.
melhores lugares para ver aurora boreal islandia
Aurora Boreal que pudemos ver na Islândia na segunda quinzena de abril 2016 com lua cheia.

Monitoramento de atividade e os dados para encontrar a Aurora Boreal

Para quem ainda não teve essa experiência ou não conhece muito, é comum  imaginar que apenas o Kp é o responsável pela aurora boreal. Sim, ele é importante, muito ,mas não é determinante.
Inúmeros outros fatores e estudos (que são a parte teórica mais gostosa da pré-caçada) também são importantes para que você tenha uma experiência magnífica e edificante. São estas informações que compartilho com os  caçadores que vão comigo nas expedições! Assim podemos aprender mais e compartilhar  in loco. Vamos acompanhando nos gráfico o que ocorre no céu. A ansiedade , o frio na barriga e a responsabilidade vão aumentando.
Existem vários aplicativos, alguns são bastante simples e dão o empurrão para você sair para a rua. Existem até alguns hotéis que ligam pra você na hora em que a aurora estiver no céu. Mas realmente não é esse o espírito de vê-la. Caçá-la e ter a experiência de ver a aurora boreal da forma mais intensa possível, com mais cores e em meio a natureza é bem mais sensitivo-sensorial e torna-se algo realmente inesquecível para cada um de nós. O seu humano precisa destas conexões naturais mais intensas e é isso que proporciono.
melhores lugares para ver aurora boreal noruega
Aurora Boreal Janeiro de 2017, com Lua cheia e Kp2 na Noruega, um espetacular local para ver a aurora boreal.

Veja só como a regra do Kp não vale: Já vi auroras arrepiantes com Kp1 / Kp2 como simplesmente vi apenas um pequeno spot por alguns segundos com Kp7. Aliás, nesse dia histórico, estávamos com um grupo entre a Noruega e Suécia e em certo momento tivemos que desistir e retornar. Durante o retorno, ela apareceu um pouco só para nos “provocar”. Já vi auroras brilhantes com Lua cheia e auroras fraquinhas com Lua nova. Já estive na latitude perfeita para ver aurora e tive que rodar centenas de km para pegá-la, assim como estive muito abaixo das latitudes do Círculo Polar e ela dançou pra mim.

Qual é a melhor época?

As épocas em que eu mais gosto de caçá-las em grupo, são:

  • setembro , temperatura positiva , paisagens incríveis e sem neve . Dia 21 temos o equinócio.
  • outubro, temperatura caindo , paisagens incríveis e noites um pouco mais longas.
  • novembro, temperaturas negativas , aumento nuvens e maior tempo de escuridão.
  • dezembro, temperaturas negativas , primeiras nevascas mais fortes e pouca ou nenhuma luz natural.
  • janeiro , temperaturas negativas, nevascas e começa a ter luz algumas horas de luz natural.
  • fevereiro, temperaturas negativas, nevascas e paisagens totalmente branca
  • março, temperaturas negativas , neve e dias começam a ficar mais longos .

Isso por que além de termos as chances de ver aurora, também aproveitamos as paisagens dos lugares, pois podemos ter o sol acima linha horizonte. LEMBRE QUE CADA PAIS TEM AINDA CARACTERÍSTICAS DIFERENTES.

melhores lugares para ver aurora boreal noruega finlandia
Aurora boreal em setembro e outubro na Noruega, quando se ver os picos ainda sem neve.

Nos meses de novembro, dezembro e janeiro as noites são mais longas, consequentemente o tempo de possibilidades de ver aurora aumenta. Por outro lado as temperaturas são menores e poderá pegar épocas com escuridão total, dias sem ver um raio de sol. Sempre viajo nesses meses, mas ainda não em grupos. Gosto na noite polar em que ficamos 24 horas sem sol. Estamos estudando para 2017, expedições mais específicas nessa época.

Gosto muito de estatísticas e trabalho muito com elas. Na ultima década outubro e novembro foi muito chuvoso; porem nos últimos 3 anos foi muito seco . Parece que os invernos estao ficando mais curtos e as estacoes de chuva indo para meio de dezembro e inicio de janeiro. É importante ter sempre a experiência de alguém que conheça bem a região e saiba os planos A/B C/D para não deixar a chance de ver a aurora escapar. Sempre lembrando que é primordial voce ter alguém que faça isso legalmente. Motoristas devem ser autorizados e com carteiras especiais para esse trabalho.

melhores lugares para ver aurora boreal tromso
Aurora boreal com nuvens e poluição das luzes da cidade de Tromso. Em janeiro 2017 onde pode ver o fjord começando a congelar. Esse ano as temperaturas estavam muito altas pra época.

Sempre que a luz dos raios solares for maior que a luz da aurora não se poderá vê-la, nem através das câmeras fotográficas.

Entre os 30 dias que antecedem do equinócio de setembro e os 30 dias depois do equinócio de março, é o intervalo de tempo em que as auroras podem ser mais facilmente vistas na maioria das regiões árticas.

Quando me perguntam sobre época de ir e qual lugar em respondo que depende muito da sua expectativa com relação a viagem, sua sensibilidade com frio e quanto aguenta na escuridão, espírito aventureiro e outros detalhes.Essa escolha eu deixo para vocês.Da minha parte estarei nas caçadas focado 100% em procurar as auroras com responsabilidade, conhecimento e determinação.

A chance de visualizar aurora aumenta nos meses mais escuros. Por que quanto mais escuro estiver, mais tempo para ver a aurora você terá.

melhores lugares para ver aurora boreal lua cheia islandia
Uma cena linda. Cavalos selvagens, lua cheia, aurora boreal e as montanhas da Islândia em Abril de 2016.

A Lua interfere para ver Aurora Boreal?

Essa questão é bem comum: Lua cheia, céu menos estrelado, paisagem iluminada ou Lua nova, mais estrelas e breu. O contraste da aurora polar com a Lua cheia fica menor, pode até ser menos brilhante mas aurora com lua é a minha preferida, mágica, suave e colorida. A sua sensação vai depender de outros fatores como a quantidade de energia da atividade etc e tal.

A chance de ocorrer aurora não aumenta com lua nova. A visibilidade aumenta SIM. Porque quanto mais poluição de luzes você tiver ,mais forte aurora precisa ser.

melhores lugares para ver aurora boreal laponia
Em setembro de 2014 vimos aurora boreal do centro de Tromso, por sorte ja conseguimos ver varias vezes essa cena. Desde 2014 passamos dezenas de noites na cidade isso aumentou significativamente essa chance.

Segurança | Documentos e Leis

Vou dar uma noção geral mas recomendo que entrem no site oficial de cada país. Também escrevi um post só sobre Segurança, clique aqui para ler.

A carteira de motorista brasileira é valida em todos esses países, exceto a Islândia que exige a carteira de motorista internacional. A classe da sua carteira nacional é a mesma que você poderá dirigir em viagem. Para dirigir carros acima de 8 passageiros é necessário uma autorização, curso e testes específicos.
Fique muito atento a esse detalhe , não participe de passeios ilegais. SOLICITE ESSA PERMISSÃO AO ENTRAR NOS VEÍCULOS.
Todas as nossas viagens estão sempre dentro da legislação local de turismo.Se eu estou viajando sozinho ou com staff posso dirigir nosso carro.  Isso é muito importante , carros e motoristas devem ser autorizados e regulamentados para fazer uma caçada turística como a nossa. Não basta chegar , alugar um carro e sair dirigindo; as consequências podem ser extremamente desagradáveis.
Europa não necessita de visto. Canadá e Estados Unidos precisa visto válido. A entrada de brasileiros no Canadá está em processo de modificação. Passaporte válido por 6 meses.
melhores lugares para ver aurora boreal seguranca
Nosso carro na Islândia, devidamente documentado, certificado e com motorista habilitado para dirigir nessas circunstanciais.

Outras dicas gerais para ver a Aurora

Recebo algumas solicitações de dicas, perguntas das pessoas que as férias nem sempre coincidem com o nosso roteiro. Muitos me perguntam se eu acho melhor isso ou aquilo…etc.

Eu fico extremamente desconfortável nessas situações. Afinal, eu não estarei à frente da caçada e não conheço profundamente os objetivos e sonhos de vocês com relação a viagem. Por isso peço por gentileza, entrem aqui no blog e naveguem entre os posts! Tem muito conteúdo, dicas e mais que podem orientar o que você procura. Me resguardo assim de situações frustrantes e da responsabilidade sobre elas. Nesse mesmo sentido, em razão da necessidade de dar suporte aos inscritos nas próximas viagens, meu tempo está cada vez mais restrito. Mas pedi que nossa equipe fizesse um FAQ (clique aqui para ver)! Ficou espetacular, está sendo muito acessado e dá uma enorme noção sobre Aurora Boreal.

melhores lugares para ver aurora boreal alasca neve

Depois de tudo isso convido você a ler alguns depoimentos de uma pequena parte das pessoas que viajaram comigo, ler alguns posts de viagens e ver que existem perrengues também :). E por fim, existe muita emoção e contentamento nos nossos roteiros por que fazemos tudo com muito amor, dedicação e responsabilidade. Levo vocês como se estivesse levando minha família.

o que é a aurora borealA gratidão que eu sinto pelas pessoas que viajam comigo é enorme, depositar em mim  a confiança de realizar um sonho seu me deixa muito emocionado e com certeza se tivermos a sorte de ver as luzes juntos vc verá como é inesquecível.

Por isso é uma caçada, por isso me apaixonei por ela e a persigo nem que seja pra ela me dar só um oizinho. É sempre lindo e inesquecível.

Veja a Aurora Boreal Dançando no Céu | Vídeo

Marco Brotto
Marco Brotto
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.

POSTS RELACIONADOS

Aurora Boreal

Aurora Boreal no Bom dia Brasil com Marco Brotto

Marco Brotto caça Aurora Boreal junto com Bom dia Brasil Em março de 2017 fomos a Noruega gravar a matéria, para a rede Globo. A equipe de reportagem do Bom dia Brasil fez uma linda matéria sobre
Aurora Boreal

Aurora Boreal no Natal e Ano Novo na Noruega – Fim de Ano, 2016

A Aurora Boreal na Noruega é um fenômeno rico, impressionante, que traz uma energia para a alma, uma luz, uma alegria, um êxtase.
Aurora Boreal

Aurora Boreal na Lapônia | O momento de se curvar às forças da natureza

Essa caçada à Aurora Boreal na Lapônia foi movida por decisões certas. A Expedição de Marco Brotto na da Lapônia rendeu ótimas Auroras Boreais!
Aurora Boreal

Aurora Boreal Vídeos | 10 vídeos incríveis das Luzes do Norte

Separamos vídeos de Aurora Boreal incríveis, imagens reais da Aurora Boreal ao vivo no céu dos países do Círculo polar Ártico, feitas pelo caçador de Aurora Boreal, Marco Brotto.
  • Angelo Vieira

    Olá Marco, te gostaria de felicitar pelo site, muita informação em relação a Aurora que nos está ajudando a planejar este sonho de conhecê-la.
    Temos dois filhos que para a viagem terão 4,5 e 8,5 anos. Não temos opção de deixar eles, ou com eles ou sem viagem. Entendo que não é o lugar indicado para crianças, porém para aliviar um pouco isto, estamos planejando uma viagem de 21 dias pela costa oeste dos EUA ou pelo Canadá, incluindo 5 noites na aurora, pelo que vimos até agora, provavelmente em Fairbanks ou Whitehouse, assim eles também têm distração por boa parte da viagem. Também planejamos para setembro/2018, aonde entendemos ter melhor clima e maior probabilidade. Vimos umas opções de cabanas com uma boa estrutura que estão fora da cidade, longe das luzes das mesmas, que parecem bons locais para ficarmos esperando com a crianças quentes e dormindo tranquilas. Nossa preocupação é estar limitado para sair à caça, por isso estamos planejando ao menos 5 noites e em setembro para aumentar a probabilidade. O que te parece nosso plano? Obviamente entendo que não nos podes garantir nada, porém crés que teríamos uma boa probabilidade em vê-la, ficando em uma cabana isolada nestas cidades? Que local nos recomenda para aumentar a probabilidade, não queremos sair da America, ou seja dentro do Alaska ou Canada?

    • Marco Brotto

      Boa tarde , o plano é bom . Temos uma expedicao para o Alaska no inicio de setembro.