Expedição Aurora Boreal Islândia – 2012, Parte 1

28 maio 2012

ESCRITO POR: MARCO BROTTO

Aurora Boreal Quarta Expedição: Viagem para Islândia – Aurora Boreal, gelo e fogo.

Parte 1

A Expedição numero 3, junto com o Cezar e Fábio pela península Escandinava foi um sucesso. O assunto pacotes para Aurora Boreal tomou corpo nas conversas com os meus amigos e eu comecei a me aprofundar cada vez mais. Pouquíssima bibliografia em português sobre Auroras, a dificuldade com termos técnicos e a fragilidade do meu inglês me deixaram um pouco cabisbaixo… Foi quando decidi ir para o fantástico mundo de Julio Verne.  ICELAND ou ISLÂNDIA, aquela pequena ilha que o Círculo Polar Ártico corta, seria tudo aquilo para inspirar o francês Julio Verne a criar tantas historias fantásticas? Vamos ver se isso é verdade.

Route1(iceland)

Fiz minha conexao em Londres e lá tive a felicidade comprar um CD. Florence and The Machine.

Foi minha companheira nessa viagem pelo RING ROAD 1 .

Fiz minhas pesquisas, procurei informações locais, fiz meu dever de casa antes de sair. Como gosto muito de viajar fora das altas temporadas, preciso me prevenir. Fiz o roteiro, aluguei um carro, um Suzuki Vitara (fabricado em 1800 e alguma coisa, rsrsrs) e como estava sozinho não deixei nenhum hotel reservado. O carro seria meu companheiro inseparável e meu hotel 100 estrelas.

auroraboreal.blog-5283
Bandeira da Islândia, um dos países onde pode se ver a Aurora Boreal.

A famosa RING ROAD 1, a mais famosa e completa rota pela Islândia foi a escolhida porque contemplava tudo aquilo que eu queria ver. Aurora, Icebergs, cavalos selvagens, fjords e a entrada do centro da Terra.

Cheguei em Keflavík , 50 km da capital Reikjavik, já com escuridão. Eu, “inocente”, procurando a loja que tinha me alugado um jipinho com um descontão, rsrsrsrsrs. Minutos depois, lá estava um “polaco” com meu nome escrito “MARKUS BOGGTO” e eu pensei “caraca, será super fácil a comunicação por aqui” kkkkkkk.

Saí do saguão e quem estava me esperando? SIIIIIIIMMMMMMMM, a minha “Dama do Norte”, “Queen of the night”, “Dama da Noite” ou simplesmente “O mais lindo espetáculo da natureza”. A Aurora estava sobre o aeroporto e mesmo com a poluição das luzes conseguia ver com muita nitidez. Um rasgo enorme no céu e a certeza que a semana seria de muitas luzes. Tirei 3 fotos e segui buscar o carro.

auroraboreal.blog-16

As estradas precariamente iluminadas, aquele aspecto de abandono que vemos quando é noite, a neve retirada do asfalto que se acumula no acostamento em grandes montes me deixaram meio temeroso. Chegando na garagem, recebi a chave do super Jipe e parti… Ah, antes o aviso de que estava sem gasolina, eu deveria encher o tanque no próximo posto que ele me indicou. Posto de gasolina na Islândia é contadinho, fora da capital, muito escasso. ATENÇÃO!! Na hora de encher o tanque, não aceita dinheiro! Não aceitou 4 cartões que coloquei na maquina e aquele cartãozinho de credito, que você não sabe porque tem, me salvou. Até hoje não cancelei ele porque foi um guerreiro nessa viagem rsrsrsrs.

Tanque cheio e auroras, mais auroras, lindas e iluminadas mesmo com a lua cheia deixando o céu menos escuro. Foi tanta emoção e adrenalina que me esqueci que não tinha quarto pra dormir, até que o cansaço veio e com ele encontrei o hotel da primeira noite.

Mesmo com a Dama querendo dançar, fui descansar. Nessa noite aprendi que enquanto ela estiver no céu se mostrando pra mim eu não abandono ela… Foi a única Aurora “aceitável” de toda a expedição; triste mas educativo.

auroraboreal.blog-278

auroraboreal.blog-215

Aurora Boreal com Marco Brotto
Aurora Boreal na Islândia.

auroraboreal.blog-201

Revigorado, feliz com a linda aurora da noite anterior e esperançoso de mais uma Aurora, parti para desbravar a ilha. Sempre tenho um roteiro pronto mas varias opções na minha cabeça, que não pára um segundo, querendo encontrar novos caminhos ou descobrir algo inusitado, buscando uma experiência local e aprender com ela. Parti para o Norte pela 1, mas antes uma paradinha no Blue Lagoon.

auroraboreal.blog-404

Um dia lindo de primavera. Céu azul e cada vez mais a certeza de que muitas auroras viriam. Fjords lindos, cavalos selvagens e uma paisagem de outro mundo. A cada quilometro em direção ao Norte da ilha tinha certeza que seria um dos lugares mais exuberantes que eu já teria passado. Depois de sair da região da Capital, o encontro com outros carros ficava cada vez mais raro e ficava muito tempo sem encontrar um outro “terráqueo”.

auroraboreal.blog-460

auroraboreal.blog-447

Depois de verificar as condições da atividade Solar e do clima, ficou bem claro pra mim que dificilmente conseguiria ter uma Aurora nessa noite. Decidi ir até Akureyri e lá dormir.

A ROTA 1, sentido Norte. Tempo fechando e acima da linha oval da Aurora.

A paisagem na Islândia muda em poucos quilômetros, a viagem não é apenas com olho no horizonte, todos aqueles livros lidos e filmes assistidos vem na memoria.

Um momento estava no “Senhor dos Anéis” e logo depois prestes a entrar no portão para a “Viagem ao centro da terra” OH NÃO… era algum do “James Bond: 007” que não me lembro o nome e enfim “Lara Croft: Tomb Raider.”

Alguns dias atrás depois de assistir “Interestelar” fui descobrir que foi também filmado lá, mas o filme foi rodado após minha viagem.

auroraboreal.blog-983

auroraboreal.blog-506

auroraboreal.blog-1154
Cavalo Selvagens pastando.

auroraboreal.blog-5307

A chegada até Akureyri foi traumática e essa noite tive uma das experiências mais magnificas da minha vida.

Uma experiência espiritual incrível.

Marco Brotto
Marco Brotto
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.

POSTS RELACIONADOS

Aurora Boreal

Aurora Boreal no Bom dia Brasil com Marco Brotto

Marco Brotto caça Aurora Boreal junto com Bom dia Brasil Em março de 2017 fomos a Noruega gravar a matéria, para a rede Globo. A equipe de reportagem do Bom dia Brasil fez uma linda matéria sobre
Aurora Boreal

Aurora Boreal no Natal e Ano Novo na Noruega – Fim de Ano, 2016

A Aurora Boreal na Noruega é um fenômeno rico, impressionante, que traz uma energia para a alma, uma luz, uma alegria, um êxtase.
Aurora Boreal

Aurora Boreal na Lapônia | O momento de se curvar às forças da natureza

Essa caçada à Aurora Boreal na Lapônia foi movida por decisões certas. A Expedição de Marco Brotto na da Lapônia rendeu ótimas Auroras Boreais!
Aurora Boreal

Sim, Aurora Boreal na Groenlândia!

Sentir essa emoção precisa ser completa! Precisamos sentir o poder do frio, a beleza das luzes, olhar a dança da aurora boreal na Groenlândia e entender como o Ártico é tão fabuloso.
  • Cinthia

    Mais um suspense… não gosto muito disso! rs
    O blog tá show!!! Parabéns!!!!!

    • Marco Brotto

      Fiz de propósito pra vc Cinthia, rsrsrsrsr

  • André

    Passou muito rápido esse post!

    • Marco Brotto

      Oi Andre, tudo bem? Obrigado pelo comentario. Vc achou ele curto demais? Adoramos criticas construtivas,valeu.

  • Fernando S

    Marco, que época do ano que voce foi, e que temperaturas pegou??

    Abs

    • Marco Brotto

      Fernando , eu ja fui em todos os meses de setembro a maio. Sao no total 15 expedicoes. Peguei auroras com temperaturas acima de zero graus até -46C com sensação térmica abaixo do -60C , devido ao vento. Abs

      • Azize

        Olá! Conheci seu blog hoje, li o post e estou amando! Quero me programar pra ir pra Islandia ver a Aurora… Você foi de setembro a maio, nos outros meses não há chance de ver?! Qual mês com maior probabilidade?! Obrigada!

        • Marco Brotto

          Oi Zinha. De maio até inicio de agosto as noites são curtas e consequentemente os dias longos; por isso ocorre o sol da meia noite. Teremos um grupo para a Islandia ano que vem, provavelmente em abril ( variavel) .
          Mande seu email para contato@onelapse.com.br por favor , assim receberá todas as informacoes das futuras expedicoes. Obrigado e bem vinda 🙂

  • Teresa Cristina

    Pra variar, AMEI!!! Parte 2, já!!! Rsrsrsrsrs

    • Marco Brotto

      Oi Cris. A parte 2 está pronta, quase. rsrsrs Mas quero colocar junto com a 3 por que ficaremos alguns dias fora e razao de um compromisso …longe de casa. Que bom que está gostando. Comente sempre, sugestoes e criticas sao bem vindas . bj

  • Coisa boa ver essas suas notícias e saber dessa sua prazerosa aventura de buscar auroras boreais. Parabéns. Voltarei mais ao seu blog para ter notícias. Bem vindo a qualquer lugar do mundo. Entre em contato quando puder. E baita felicidade em seu caminho.

    • Marco Brotto

      Grande José Oliva. Sempre com surpresas boas. Bem vindo ao nosso blog. Que tal fazermos alguma coisa juntos? Tem algum texto relacionado ao tema ? O projeto do livro está em andamento, precisarei de textos… grande abraco.

  • Lilian

    O blog está show!!

    • Marco Brotto

      Obrigado Lilian, quando chegar a expedição 2015 espero seus comentários. Beijos

  • Carol

    Oi Marco quero fazer um trekking na Islândia tenho um certo treino e tenho ate jukho 2015 para treinar mais. Nao acho nada muito interessante na internet você tem alguma rota alguma coisa pra indicar obrigada

    • Marco Brotto

      Oi Carol, trekking não tenho experiência pra te indicar. Sei que muitas partes da Islândia ficam fechadas para trekking em razao dos vulcoes e geleiras. Aonde eu vi muita coisa pra trekking foi nas ilhas faroe, que a ilha toda é liberada e não tem nenhum animal perigoso.
      Tenho muito folheto e material aqui , como estou terminando desenhar a viagem pra islandia achando alguma coisa te aviso.Boa sorte