Fotografar Aurora Boreal: Dicas que farão a diferença.

04 novembro 2015

ESCRITO POR: MARCO BROTTO

Eu sou fotógrafo autodidata e aprendi fotografar Aurora Boreal depois de quase 20 expedições caçando as luzes do Norte.

Antes de tudo me perguntam qual a melhor câmera? Não existe, existe o seu objetivo com relação as suas fotos e quanto quer investir para fotografar Aurora Boreal.

Hoje sem dúvidas eu compraria a nova Sony Alfa 7s mark II. O ISO dela é impressionantemente alto e o ruído é muito aceitável ate a casa do 50.000. Sim 50.000. Não quer dizer que ela seja a melhor, eu compraria ela.

Nas duas ultimas expedições em parceria com a Sony, levei uma Sony Alfa 7s e devo admitir que por inexperiência com o equipamento não soube aproveitar tudo o que ela proporciona, tive dificuldades com o metabones , mas agora na expedição para Lapônia levaremos também uma Sony Alfa 7 para fotografar Aurora Boreal.

Vamos aos fatos e as fotos.

Fotografar aurora boreal com pessoas.
Com um setup correto você conseguirá fotografar aurora boreal com pessoas e ter uma qualidade aceitável.

Sua Câmera. Você precisa de uma câmera que tenha o modo manual “M” para fotografar a Aurora Boreal, alguns telefones com aplicativos especiais e a nova GOPRO 4 Black também fotografam mas a qualidade para impressão e tamanhos maiores você terá problemas. Por que modo “M”para fotografar Aurora Boreal? Por que as automáticas tentarão compensar a falta de luz com flashes e regulando a abertura, tempo de exposição e ISO você conseguira equilibrar as necessidades para tirar uma foto maravilhosa. Então recomendo uma DSLR ou mirror.

aurora-boreal-foto

Controle remoto ou TIMER. Algumas câmeras não possuem essas características internas e você precisa desses equipamentos ou então usar o TIMER interno da câmera para fotografar Aurora Boreal. O simples tocar do botão para clicar mexe na sua câmera e poderá borrar sua foto, nas fotos de longa exposição.Eu utilizo também o bloqueio do espelho quando faço fotos únicas.

Fotografar aurora boreal

Todos os detalhes são importantes na hora de fotografar Aurora Boreal, todos existe uma maneira de plano B , conseguirá tirar uma foto sem um tripé mas imagina no frio, escuro e adrenalina achar um lugar certo para deixar a câmera parada? Não esqueça de revestir seu tripé com alguma borracha ou proteção caso esqueça e sem luva grude a mão no metal. Doi muito.

Fotografar aurora boreal

O básico você já tem para fotografar Aurora Boreal , agora vamos evoluir. Uma lente mais clara e wide-angle. Eu tenho uma Canon 7D e uma Canon 5D mark III. Na 7D minha lente predileta e que não consigo deixar de usar é a 10-22mm , na 5D uso 24mm e 14 mm. É o equipamento que a maioria dos fotógrafos usam , queria uma Zeiss bem clarinha mas está totalmente fora de cogitação em razão do preço dela.

Dicas para fotografar aurora boreal

Uma lâmpada , sim de preferência uma lanterna de cabeça e com luz vermelha para que seus olhos não fechem demais e não atrapalhe sua visualização. Roupas apropriadas , luvas , gorros e mais luvas. Você perderá algumas quando for fotografar Aurora Boreal.

Ceu azul e fotografar aurora boreal

Dependendo da localização que você esta a temperatura pode ser de 18C até -45C, já cacei aurora boreal nessas temperaturas e o mais frustrante quando voce esta vendo aquela maravilha no céu e esta prestes a fotografar aurora boreal é … acabar a bateria. Baterias extras, no frio elas consomem mais rápido , até mesmo sem estar sendo utilizadas. Deixe sempre o mais próximo do seu corpo. Nas minhas roupas eu fiz especialmente bolsos para mantê-las aquecidas.

Cores purpuras quando fotografar aurora boreal

Achou um lugar legal? Seguro? Reconheça tudo em volta, pode ter neve oca , lugar escorregadio , animais selvagens e luzes atrapalhando. Isso faz parte mas o primeiro passo é achar o foco. Básico, infinito menos um pouco, nessa regulagem você terá um foco razoável , tenho varias outras técnicas para o foco mas parte para uma explicação mais complexa e deixo ao cargo do especialista Valter Patrial Junior nos seus workshops fantásticos sobre fotos noturnas e que me dará o prazer da sua companhia na próxima expedição para fotografar Aurora Boreal na Lapônia. Foco OK? Se certifique disso no LIVE VIEW da sua câmera. E DEIXE TRAVADO O FOCO NO MANUAL.

A partir dessa foto comecou minha paixao por fotografar aurora boreal e caça-la por todo artico.
Essa foi minha primeira oportunidade de fotografar aurora boreal , em 2011.

ISO AUTO deve estar desligado , modo “M” e fotografe em RAW. Testou o foco? Muita gente vai fotografar a aurora boreal, consegue ver e quando retorna tem fotos boas, eu mesmo já perdi time lapse inteiros porque foquei e depois não verifiquei, no meio da sequencia o foco não ficou bom ou bati sem querer na regulagem.

Para fotografar aurora boreal assim temos que ter a sorte dela estar no zenite e com 15 s de exposicao.
Essa é uma das maneiras mais difíceis de fotografar a Aurora Boreal. No zênite e pegando o centro dela.

Regule em ISO 800, abertura máxima ( f menor numero possível, lembre que quanto menor o f, maior a abertura) e 15 segundos. Porque isso? Para iniciar o seu parâmetro, sim O SEU PARÂMETRO , cada um gosta da foto de sua maneira. Eu gosto de fotos mais escuras, mais reais e mais marcadas. Tenho a minha regulagem, você achará a sua para fotografar aurora boreal.

A emocao de fotografar a aurora boreal
Foto que meu amigo Carlos Simão tirou durante nossa caçada à aurora boreal na Noruega.

Fotos escuras são mais difíceis de recuperar dados para pós edição então conselho fotografe mais claro, porem quando você estiver vendo suas fotos na hora, em razão da escuridão e luminosidade do LCD da câmera parecerá mais claro.

Elementos para fotografar aurora boreal
Durante a saída para fotografar aurora boreal é preciso se aquecer. Uma fogueira cria também um elemento interessante para compor a fotografia.

Agora você já está preparado para fotografar aurora boreal , não esqueça de sempre estar em segurança e respeitando as leis locais. Estou te esperando no próximo embarque e se prepare para dicas mais elaboradas durante a nossa viagem.

Se quiser mais informações, entre em contato.

Marco Brotto
Marco Brotto
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.

POSTS RELACIONADOS

Aurora Boreal

Quer ver Aurora Boreal? Marco Brotto dá dicas de época, lugares e mais sobre a viagem.

Para ver a Aurora Boreal dançando no céu é preciso muito mais que sorte! Para garantir a experiência, é necessário estar com quem sabe como caçar as luzes, sempre com segurança e conforto.
Alaska

Expedição Aurora Boreal no Alaska – Carnaval, 2017

Esta expedição para caçar Aurora Boreal foi diferente, por vários motivos! Minha primeira viagem com Marco Brotto ao Alaska para ver Aurora Boreal foi fascinante e inesquecível.
Aurora Boreal

Aurora Boreal no Bom dia Brasil com Marco Brotto

Marco Brotto caça Aurora Boreal junto com Bom dia Brasil Em março de 2017 fomos a Noruega gravar a matéria, para a rede Globo. A equipe de reportagem do Bom dia Brasil fez uma linda matéria sobre
Aurora Boreal

Aurora Boreal no Natal e Ano Novo na Noruega – Fim de Ano, 2016

A Aurora Boreal na Noruega é um fenômeno rico, impressionante, que traz uma energia para a alma, uma luz, uma alegria, um êxtase.
  • Luiza

    Oi Marco! To precisando de uma ajuda. Pretendo ir caçar a aurora no final do ano e estou buscando uma câmera nova. A idéia é comprar uma canon, mas a lente com maior abertura deles (10-18mm) tem f4.5-5.6, vc acha que rola? Eu ainda estou meio perdida, queria comprar logo a câmera pra poder me adaptar bem a ela antes da viagem.
    Parabéns pelo site! Tem me ajudado muito!

    • Marco Brotto

      Oi Luiza, vamos lá rsrsrs Tenho uma 7D e uso com 10/22 e adoro. Claro que uma lente super clara irá te trazer melhores resultados mas para registrar esta muito bom 4.5 … na hora a gente dá um jeito o importante é ter uma linda aurora 🙂