Vai turistar na Neve? Caçador de Aurora Boreal dá dicas infalíveis para garantir a segurança.

08 novembro 2016

ESCRITO POR: MARCO BROTTO

Com o início da temporada de inverno nos países nórdicos, é importante que os turistas estejam atentos a alguns pontos cruciais como vestuário, como dirigir na neve e como contratar um serviço totalmente legalizado para não perder a cobertura dos seguros de viagem. Pensando nisso, já que estive em todos os países da região, preparei algumas valiosas dicas para garantir a segurança da sua viagem. Confira:

Dicas para visitar o Hemisfério Norte de forma segura:

1. Planeje o vestuário

A melhor maneira para se aquecer numa viagem de turismo com neve é não deixar o calor sair do nosso corpo. Então a principal recomendação é proteger bem as partes periféricas: cabeça, mãos e pés.

  • Vista-se em camadas: primeiro uma camada térmica, a famosa segunda-pele. Em seguida coloque um fleece ou polar e logo por cima uma jaqueta de pluma de ganso, de preferência com capuz;
  • Em situações de chuva, neve intensa ou vento, é importante completar com uma boa jaqueta corta-vento.
  • Atente-se ao material das roupas. Quanto melhor o material dessas peças, maior será o conforto.
  • Na sua lista, acrescente: boas meias, luvas, balaclava e se possível invista em saquinhos térmicos para aquecer mãos e pés. Eles são normalmente vendidos nos países nórdicos.

Recomendo o material Polartec para as camadas de baixo e Gore-Tex (impermeável e transpirável) para o corta-vento.

Outra dica importante é usar sapatos com grampões ou então acessórios com ranhuras e clips que são acoplados às botas e sapatos. Isso melhora a aderência ao solo fofo e escorregadio e vai deixar você mais seguro.

2. De olho no Transporte

Uma coisa que todos devem tomar cuidado é o transporte com devida regulamentação. Para aqueles que vão dirigir na neve, vale lembrar que além da própria segurança, existe a preocupação com os outros carros, passageiros e pedestres.

  • Dirigir na neve é totalmente diferente que dirigir na estrada comum! Por isso atenção redobrada.
  • Em alguns países a carteira internacional não é obrigatória, porém em outros, como a Islândia, é necessário portar o documento.
  • Um detalhe importante é se ater à categoria da sua carteira, com o carro e função.
_c169858
Para exercer a função de motorista, mesmo em carros menores, existe a exigência de carteira especial, de seguro e de regulamentação de horas de direção permitidas.

Recomendo solicitar a carteira internacional em todos os casos.

Atenção para as normas de trânsito, elas são rígidas:

  • A tolerância à bebida alcoólica, às drogas e aos remédios controlados varia conforme o país. Procure informar-se melhor antes de viajar ou contratar um motorista na região.Melhor considerar todas como tolerância ZERO.
  • O transporte de passageiros de forma comercial só é permitido se o motorista possuir todas as certificações exigidas de acordo com a legislação local, além de ser necessário seguir algumas regras sobre quantidade mínima de horas de descanso de um dia para o outro.

Essa é uma das razões pelas quais eu não dirijo nas minhas expedições em grupo. A segurança dos viajantes deve vir em primeiro lugar.

  • Para dirigir carros com mais que 9 passageiros, o motorista precisa ter habilitação com classe equivalente, possuir uma autorização especial, fazer teste anual com a polícia local e ainda pagar uma taxa de seguro que fica depositado como garantia.
  • Se o motorista estiver exercendo um trabalho remunerado, a autorização especial para dirigir com passageiros independe do tamanho do veículo.

Por isso, se você comprou um pacote de viagem e turismo, cheque bem a questão do transporte. Na Noruega, por exemplo, as consequências por não estar de acordo com a legislação, podem ser em casos extremos a apreensão do veículo, prisão do motorista, deportação com proibição de retorno ao país, além de pesadas multas. Em caso de acidente, se for constatada a irregularidade do motorista, os passageiros podem perder a cobertura de qualquer seguro viagem , além das outras consequências.

Vai encarar dirigir na neve? Leia isso antes.

Caminhão limpando neve na Noruega.
Caminhão limpando neve na Noruega. Essencial essa manutenção para podermos dirigir na neve.
  • Se você estiver de acordo com as normas de trânsito do país e for dirigir, é importante aprender a identificar com precaução o que pode ocorrer.
  • Procure sempre ficar atento a qualquer diferença no formato da neve acumulada ou então neve solta no chão. Isso é sinal de animais na pista, pois para entrar eles precisam atravessar a neve e por isso, desmontam o monte que foi acumulando.
  • Sempre tenha água e alimentos no carro e sempre ande na trilha formada pelos outros carros.
  • Pneus de neve são obrigatórios, portanto quando for locar um carro não é necessário pagar extra. Dependendo do país, é obrigação da locadora fornecê-los, de setembro a abril.
  • O uso de correntes não é obrigatório, mas as vezes é necessário. Cheque o local aonde estão guardadas e leia o manual de uso assim que pegar o carro. Algumas variações de formato e material podem dificultar sua colocação.
  • Quando a temperatura estiver próxima de zero, atenção com o BLACK ICE. Para evitar, verifique antes se o rastro dos carros está com black ice. Caso esteja, é melhor usar a neve virgem, mas desde que não tenha altura superior à banda do pneu.

Quando estamos com essa temperatura, a neve derrete e logo em seguida congela, formando uma fina camada de gelo altamente lisa. O terror dos motoristas.

Fique atento às leis de cada local! Essas são pequenas dicas, mas para saber mais, procure informa-se nos canais oficiais de cada país.

marco-brotto-canada-1794
Para dirigir na neve usei esse Jeep em 2015 no Canadá, em uma viagem em novembro, atrás da Dama da Noite. A neve ainda não era tão alta.

Respeitar as leis de cada país é obrigação de todos, independente se você for prestador de serviços, cliente ou viajante individual. Isso elimina o risco de problemas com a polícia e reduz consideravelmente os riscos de acidentes.

Nas expedições que lidero, contamos com empresas locais certificadas, motoristas experientes e carros confortáveis, para que a experiência dos clientes seja a mais segura, completa e agradável possível. Fique de olho e lindas luzes.

Abaixo, deixo um vídeo com muitas dicas para dirigir na neve! O vídeo mostra como ter direção segura nas Ilhas Faroe.

Marco Brotto
Marco Brotto
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.

POSTS RELACIONADOS

Dicas de Viagem

Viajar para o Ártico | 5 coisas que você precisa saber antes de embarcar

Viajar para o Ártico não é um destino comum entre viajantes, é um lugar repleto de paisagens inóspitas, e as necessidades de logística e equipamentos encarecem a viagem.
Aurora Boreal

As 5 mentiras sobre Aurora Boreal (e as verdades por trás delas)!

Nesse post iremos revelar 5 mentiras sobre Aurora Boreal que as pessoas acreditam ser reais, mas que são apenas mitos criados ao longo do tempo e espalhados na internet.
Aurora Boreal

Quer ver Aurora Boreal? Marco Brotto dá dicas de época, lugares e mais sobre a viagem.

Para ver a Aurora Boreal dançando no céu é preciso muito mais que sorte! Para garantir a experiência, é necessário estar com quem sabe como caçar as luzes, sempre com segurança e conforto.
Aurora Boreal

Aurora Boreal no Natal e Ano Novo na Noruega – Fim de Ano, 2016

A Aurora Boreal na Noruega é um fenômeno rico, impressionante, que traz uma energia para a alma, uma luz, uma alegria, um êxtase.