Acompanhe a viagem de Marco Brotto para Noruega, Finlândia e Alasca.

06 setembro 2015

ESCRITO POR: MARCO BROTTO

Hoje, daqui a poucas horas embarco com um grupo de brasileiros em direção a Lapônia, objetivo ver a aurora boreal. Minha 16 expedição,desta vez nosso roteiro sai de diversas cidades do Brasil e nos encontremos em Guarulhos.

Partimos para Frankfurt , Oslo e Tromso. Eu desenho dessa maneira porque prefiro chegar em uma só jornada até nossa base na Noruega.

Chegaremos em Tromso dia 7 as 20h e conforme estiver o clima decidirei qual caminho tomar. O roteiro inicial determina descanso na primeira noite mas nunca se sabe, estamos em busca da Aurora Boreal.

Agora pouco recebi em casa o jornal de maior circulação no Paraná e na capa uma chamada para mais uma matéria comigo.

A reportagem começa assim:

É como ver o mar pela primeira vez. Assim o empresário curitibano Marco Brotto, 44 anos, conhecido como “caçador” de auroras boreais, define a sensação de alguém que contempla o fenômeno de luzes coloridas no céu. “Quando uma pessoa do interior vê o mar, ela fica deslumbrada, e ao mesmo tempo com medo. A diferença é que o mar ela pode sentir, a aurora só pode ser contemplada”, fala com brilho nos olhos.

Leia a matéria completa: CAÇADOR DE AURORA, MARCO BROTTO

Expedição Noruega e Finlândia

Largura do territorio daonde é possivel ver aurora boreal com um Kp4 desde que outros elementos também estejam de acordo.
Largura do território Europeu, da onde é possível ver aurora boreal com um Kp 4 desde que outros elementos também estejam de acordo.

Estou a alguns dias monitorando o clima e está muito fechado e difícil achar um espaço aberto  e sem nuvens na Lapônia Norueguesa. Sem céu limpo não tem aurora boreal. Tenho já desenhado alguns planos alternativos mas ainda é cedo para decidir.

A essa altura só resta aguardar a nossa chegada em Tromso e dai correr atrás da aurora boreal. As vezes é necessário ir até as fronteiras da Finlândia com a Suécia ou da Suécia e Noruega, uma verdadeira caçada.

A atividade esta sem tempestade magnética apesar do índice Kp 3 estar presente. Uma boa alternativa para aurora boreal nesses dias é a chegada de um possível plasma oriundo de um Buraco coronal que é direcionado a terra.

Quem está embarcando comigo para Noruega e Finlândia  já recebeu em casa todas dicas através do super e-book que a Insight enviou junto com os vouchers impressos e outros badulaques 🙂

Expedição Alasca

Na noite de 18 para 19 é possível uma atividade Kp5 , esse grafico n!ão pode determinar que haverá aurora com certeza mas já é um bom inicio.
Na noite de 18 para 19 é possível uma atividade Kp 5, esse gráfico não pode determinar que haverá aurora com certeza mas já é um bom início.

A situação no Alasca a principio está mais tranquila com relação ao céu aberto, a semana 16/23 setembro está mais propicia a auroras. A razão para isso é que uma mancha solar muito ativa esta no farside e entrará no limpo solar depois de 11/9 e foi ela que provocou lindas aurora na rotação passada. Espero que ela continue bem ativa para que nossa aurora boreal seja linda.

Pessoal da Expedição Alasca deve estar recebendo inicio da semana o material exclusivo para o Alasca, com as informações sobre a região e os cuidados especiais que devemos ter.

Principalmente com os … BICHANOS

Cuidados especiais devem ser observados quando um animal selvagem for avistado. Sempre siga as normas locais.
Cuidados especiais devem ser observados quando um animal selvagem for avistado. Sempre siga as normas locais.

 

Termino esse post com uma frase, que muito representa pra mim. Frase da minha amiga Dora Miller que verei em poucos dias no Alaska.

“Quando vem a escuridão, nós vemos as luzes.”

Marco Brotto
Marco Brotto
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.

POSTS RELACIONADOS

Aurora Boreal

Expedição Aurora Boreal na Lapônia – Março, 2018

A Lapônia, na Noruega e Finlândia, é um local especial, fantástico para caçar e ver Aurora Boreal. Tem uma cultura muito rica, paisagens esplêndidas e muita história.
Aurora Boreal

Expedição Aurora Boreal na Lapônia – Novembro, 2017

Nossa chegada em Tromsø - Noruega, foi acompanhada da presença da nossa amada aurora boreal do lado de fora do avião, ela estava grande, dançante, verdinha e espetacular.
Aurora Boreal

Expedição Aurora Boreal na Rússia – Janeiro, 2018

Nesta expedição passamos por vários lugares antes de chegar em nosso destino e visualizar a querida Aurora, não foi uma viagem fácil, temperatura chegava à quase -20 ºC.
Aurora Boreal

Expedição Aurora Boreal na Lapônia – Ano Novo 2017/2018

Nesse post vou relatar uma aventura na Lapônia, como o foco da viagem é a caçada por Aurora Boreal, vou tentar me ater somente a ela, mas confesso que é bem complicado.