Aurora Boreal para todos: Marco Brotto explica onde é melhor ir e qual é a melhor época.

ESCRITO POR: MARCO BROTTO

Esse post é muito importante pra quem quer um dia ver a Aurora Polar no Hemisfério Norte.

Fiz o post de ouro para vocês entenderem como  eu recomendo a escolha da época e do local para ver a aurora boreal.

 

Lembro que a natureza está em constante mudança , que quando se fala em um mês ou um pais existem muitas variáveis. Setembro pode ser dia 1 ou 30 , Noruega pode ser latitude 50N ou 73N.

O mais importante é você ter algumas horas de escuridão , estar com pessoas que entendam do assunto e leve a risca as regras e leis. Pitadas de sorte ajudam 🙂

Não admita entrar em passeios ilegais. Qualquer motorista de carros de caçada a aurora boreal necessita de documentação especial e registro dessa atividade nos organismos de turismo e transito das regiões. Solicite o registro as empresas na hora da compra e ao motorista na hora de embarcar.

Essa cachorra me deu uma lição, brinquei com ela, dei carinho e quando eu estava indo para um lugar perigoso ela saiu correndo na frente e me mostrou onde a neve estava fofa demais. 🙂 Valeu amiga.

Quem me acompanha a mais tempo sabe que desde a primeira vez que vi a aurora em 2011 nunca escondi informações sobre aonde é melhor, qual a melhor época e outras informações.

Foi ajudando as pessoas a realizar seus sonhos e compartilhando fotografias e informações que encontrei mais motivação a continuar viajando.Eu continuarei fazendo mesmo depois que surgiu um convite para ser coach dando assim a oportunidade aos que sonham caçar Aurora Boreal uma verdadeira explicação. Pela enorme quantidade de solicitações e a necessidade de atender os aventureiros que vão comigo não consigo mais pontualmente dar dicas ; por isso leia com atenção esse post.

Viajei na grande maioria das vezes com o foco em conhecimento das regiões, em fotografar lugares diferentes e sem ter o objetivo de lucro financeiro com essas espetaculares viagens.

O tesouro que eu ganhei nessas viagens é que 100% das pessoas que viajaram comigo voltaram alegres, realizadas. Outras muitas, caçamos remotamente sem conhece-las pelo prazer de ajudar em um assunto que ganhei autoridade, enfrentando dificuldade com as línguas e um tema que até então não sabia nada; e tive que aprender tudo sozinho passando noites pesquisando e viajando por diversos lugares entre os mais inóspitos e lindos da terra.

Antes de ensinar vocês sobre como achar a data e lugar certo vamos a informações muito pertinentes:

  • Em qualquer um desses países é bastante rígido com relação a beber e dirigir.Cuide também do lixo e fogueiras.
  • As mesmas leis de carteira motorista no Brasil também servem nesses países, atento aos veículos acima de 8 passageiros.
  • O vento é o pior dos inimigos, proteja suas partes periféricas e nunca fique suado ou molhado. Leia depois. HIPOTERMIA.
  • Nunca alimente animais  , não corra e siga as instruções locais sobre comportamento caso aviste um deles.

Algumas perguntas são muito abrangentes. As minhas considerações são pautadas em mais de 20 expedições por quase todo o Ártico, algumas explicações irei simplificar porque o assunto é bastante complexo.

Onde é melhor ir?

arcticmap-circle

Qualquer região em que o circulo polar ártico passa temos a mesma Aurora , a possibilidade de acontecer em qualquer ponto do circulo é a mesma porque a geografia ou o clima não interferem na formação da Aurora.O clima interfere na visualização das luzes.

Então na Rússia, Finlândia , Noruega , Suécia, Islândia , Groenlândia, Canadá e Estados Unidos temos a mesma chance. Essa preocupação você não precisa ter. Porem , as condições de infraestrutura deixarão sua viagem mais ou menos confortável e segura. Além é claro da temperatura local.

Longyearbyen, no arquipélago de Svalbard também é um lugar especial.

Já cacei aurora boreal na Rússia, foi legal, mas eu ainda quero ir até o meio da Sibéria ver a Aurora , mas sei que enfrentarei falta de estradas,  temperaturas insanas e lugares realmente inóspitos.

Rússia: Só vá depois que você já tiver visto Aurora anteriormente, experiência poderá ser estressante e improdutiva.

Quase na divisa da Noruega com a Russia.

Noruega: Não faça a conversão do dinheiro senão você enlouquece. Na Noruega você terá conforto, mobilidade e grandes chances de ver a Aurora Boreal.

Já na Noruega, você tem avião até Tromso (Capital Norueguesa da Aurora Boreal), uma cidade universitária , muitos hotéis , restaurantes , varias empresas de turismo e um dos lugares mais caros do mundo (passagem do ônibus R$ 35,00).

Uma grande facilidade de Tromso é que você tem uma grande quantidade de fugas para caçar a Aurora Boreal. Você tem a possibilidade de ir a uma dezena de locais para obter a melhor aurora. As distancias são pequenas mas você terá que considerar uma média de 40km por hora para dirigir com segurança, mesmo sem neve. Para saber mais sobre os lugares ideais na região de Tromso aguarde um post completo que irei fazer sobre a região.

O turismo na Noruega cresceu muito nos últimos anos para se ver aurora boreal, o governo local aumentou o controle sobre as caçadas e restringiu em alguns aspectos as empresas locais. Verifiquei que com isso as empresas tem feito deslocamentos a lugares específicos para a visualização, então não ocorre uma caça a aurora boreal mas sim uma “caçada” até locais já fixos e determinados. Passeio PLASTIFICADO. Tenha uma experiência completa , é muito diferente.

Isso engessa bastante todo o processo e acaba deixando o viajante sujeito a sorte de ter ou não naquele local.

Já as nossas caçadas são feitas também dentro da legislação, com motoristas regulamentados e treinados , porem temos a vantagem de poder nos deslocar sem restrições iguais as dessas empresas. Outro detalhe interessante é a nossa disponibilidade de tempo, muitas vezes nos deslocamos até mesmo até outro país (Finlândia ou Suécia) para encontrar a Dama da Noite.

Em cada expedição utilizo mapas físicos para marcar os detalhes e possibilidades de escape para ter o melhor local para ver as auroras boreais. Essa noite tínhamos nuvens chegando a sudoeste então a solução que tivemos foi um lugar básico chamado Grotjord.

Finlândia: Você está em Tromso? Não deixe de ir até Kilpisjarvi

Kilpisjarvi é um povoado que descobri em 2011 quando fui na primeira viagem a Laponia , mas que só fui conhecer em 2012, depois disso passou a ser um local que adoro levar meus companheiros de caça.

A Finlândia tem um apelo  do Papai Noel, as paisagens são mais lúdicas e é mais barato que a Noruega, além disso a temperatura é cerca de 5 C mais baixa , pra quem gosta 🙂 .

A razão disso é que a corrente marítima do golfo do México chega na Noruega , aquecendo as aguas e consequentemente afetando na temperatura da Noruega, já a Finlândia e Suécia recebem os ventos gelados da Sibéria.

Na Finlândia a região de Inari, Saariselkä e Rovaniemi também são bastante conhecidas, estive varias vezes nesses lugares e são lindíssimos.

No final de 2015 fiz uma linda expedicao para a Laponia, tive experiencias incriveis com moradores locais (Suoni/Lapoes) podendo interagir com sua cultura riquíssima. Tive a oportunidade de visitar suas casas, fazendas, tomar banho em lago congelado e passar dias tensos atras da Aurora Boreal. Fui em novembro e foi um mes muito nublado.

As minhas fotos que eu mais gosto são da Finlândia e do Alasca, talvez por eu ser amigo intimo do Papai Noel, veja o filme :).  É um pais menos estruturado que a Noruega mas é igualmente fascinante e com grandes chances de sucesso.

Suécia: Kiruna e Abisko

Aconselho você a focar na região de Kiruna e Abisko, um microclima acontece nessa região e tem um dos céus mais limpos da Escandinávia. Importante , a distancia pelas estradas de  Kilpisjarvi e Abisko é de 400km porem a distancia em linha reta é cerca de 100 km; então a Aurora Boreal visível nas duas localidades é a mesma , a perspectiva delas é que será diferente. Essas duas localidades são pouco habitadas, tem pouquíssimos comercio , horários restritos e poucos leitos em hotéis. Pesquise e se previne.

Você deve se resumir a região de Kiruna/Abisko para ter mais chances. O acesso a região é mais complicado apesar de trem até lá. Preço equivale a Noruega. Coloco como opção mediana.

A Irlanda, Dinamarca e Ilhas Faroe são lugares muito difíceis de ver aurora, mas é possível. Não recomendo uma viagem até lá para somente para ver aurora.
O nosso companheiro fiel nas ilhas Faroe. Foram 5 noites de sucesso caçando aurora boreal.
O nosso companheiro fiel nas Ilhas Faroe. Foram 5 noites de sucesso caçando aurora boreal.

Islândia: Um paraíso

A Islândia, apesar de não ser cortada pelo circulo polar está bem próxima da linha imaginaria e é bastante conhecida pelas auroras e outras belezas naturais; as caçadas na Islândia tem uma dificuldade maior que os outros países por que além de estar abaixo do circulo polar  a dificuldade das estradas é enorme. Temos apenas uma estrada que circunda a ilha e qualquer locomoção para o Norte depende dessa estrada. Os custos da Islândia também são altos e uma informação importante, carteira internacional é exigida para qualquer tipo de carro.Em 2016 fiz mais uma viagem a Islandia e nessa confirmei minha teoria que Islandia é um lugar incrivel , magico, inospito e que ver Aurora Boreal por lá vai alem de estudos, precisa estar de bem com os deuses das nuvens. Oh ligar pra ficar nublado, rsrsrrs Foi dificil mas conseguimos lindas auroras.

Mas não vá focado só em Aurora. Você terá que batalhar muito para ver a Aurora, mas a Aurora é mais um dos espetáculos desse pais que considero imperdível.

Canadá: White Horse e Yellow Knife

Estados Unidos e Canadá, não esqueçam do visto , são dois paraisos da Aurora Boreal dependendo da região. Na costa Nordeste desses países existe a possibilidade mas não recomendo a ida somente para ver aurora, a parte central dos Estados Unidos tem tido algumas auroras mas também deve ser considerada uma tentativa muito arriscada. Os estados canadenses de Yukon , Northwest e Manitoba são os melhores locais e poucas cidades tem estrutura para esse receber os caçadores com o conforto dos outros países. Estive em Churchill no Canadá e o acesso é muito complicado mas as paisagens são incríveis e ver o Urso Polar na Tundra foi inesquecível.

São os locais mais tranquilos segundo informações que tenho, fui a Churchill e é sem duvida um passeio inesquecível.Em 2015 fui a região de Alberta, não é uma região que se pode ver com frequencia, mas fiz uma viagem incrivel durante uma semana e consegui ver e fotografar as Luzes do Norte por 4 boas noites.

sem título-9925

O mais lindo animal da tundra e o maior predador da terra. A sensação de ver o urso polar no seu habitat é deslumbrante.
Churchill Canadá, expedição para ver os ursos polares e aurora boreal.

Alasca: Lindo, inexplorado, seguro, vida selvagem, aurora e paisagens deslumbrantes. Top. Imperdível.

Nos Estados Unidos o Alasca é conhecido como “A última fronteira ” e depois de varias expedições para lá coloco o Alasca como lugar TOP para ver aurora boreal, a estrutura equilibra o conforto com paisagens rústicas, vida selvagem com estradas maravilhosas, pra mim o Alaska é perfeito.

O Alasca é uma das  regiões do planeta que você pode ver a vida selvagem muito de perto com segurança e conforto.

Eu sou super suspeito pra falar do Alasca por que realmente sou apaixonado por aquele “pedacinho”de terra, o territorio do Alasca é muito maior que a maioria das pessoas imagina, vale a pena conferir um pouco da geografia do mais extenso estado Norte Americano.

alasca de carro , voce encontrará estradas fechadas.
Placas constantes no Alasca, essa é dentro do Denali Park

Um detalhe importante, existe uma deformação na oval e ela avança mais sobre a América, por isso existem auroras em latitudes mais baixas que na Noruega. É uma explicação um pouco mais complexa , vamos deixar pra outro post.

Svalbard: É um outro mundo , uma viagem belíssima. Não é um lugar só para ver aurora, sua principal atração é o lugar como um todo.

E finalmente Svalbard, cidade de Longyearbyen você terá conforto na cidade mais próxima ao Polo Norte. Durante os meses da noite polar você terá chances de ver aurora 24 horas por dia porém no verão, durante o sol da meia noite nenhuma chance.Isso ocorreu nessa ultima viagem em abril de 2016 que fomos ver o sol da meia noite, portanto sem chances de aurora. Colocarei o site para que possam verificar a tempo de luz mais abaixo.

fotos-de-aurora-boreal (31)

Quando é melhor ir?

Quando eu tiver a certeza que vou ver a Aurora, seria bom se fosse assim ne? Vamos falar com dados estatísticos, feitos pelos principais organismos de pesquisa de aurora e da minha própria experiência. Quando falamos em meses imagine que uma semana de diferença antes ou depois esta dentro da “margem de erro” e estamos falando de eventos naturais. A temporada de auroras inicia em final de agosto e vai até meados de abril.

Setembro

Adoro setembro, a temperatura está agradável, o céu fica lindo, as arvores estão em tons de marrom e vermelho e estamos próximo do equinócio época que estatisticamente ocorre muitas auroras, porque? ninguém sabe.A vida selvagem está agitada se preparando para o inverno que chegará em poucas semanas. O mais importante de setembro pra mim é que o conforto para os caçadores com relação a temperatura é o maior possível. Cheguei a ver as luzes com temperaturas acima de 15C e muito lindas, as vezes o contraste da aurora com o céu ainda não totalmente escuro é um espetáculo a parte.
Gostaria de deixar bem claro, não existe melhor mês, existe uma época melhor para isso e outra melhor para aquilo. Mais chances disso ou mais chances daquilo , mas definitivamente setembro tem sido um mês especial e muito gratificante em todos os últimos anos.

Aurora Boreal Narvik
Aurora Boreal perto de Narvik, Noruega.
Vegetação se transformando com a chegada do outono, daqui algumas semanas estará toda coberta de neve.
Vegetação se transformando com a chegada do outono, daqui algumas semanas estará toda coberta de neve.

Outubro

Tem sido o mês com maior precipitação na ultima década, um mês difícil.Em 2015/2016 foi seco, natureza é assim. Eu considero um mês arriscado para inexperientes , principalmente a segunda quinzena.Mas tambem historicamente tem sido de muitas auroras, nao vejo relação dos meses com atividade solar, muitas novas teorias sobre isso. Para mim é muito desafiante esse mes, eu gosto e sempre tive sorte. Teremos em 2017 uma expedição a Groenlândia.

Inicio de outubro na região de Abisko que tem um microclima muito especial para ver as auroras boreais.
Inicio de outubro na região de Abisko que tem um microclima muito especial para ver as auroras boreais.

Novembro

É um caso sério , inicia as neves mais frequentes , no Alasca a temperatura despenca e até meados do mês ainda estamos sujeitos a muitas chuvas. Escandinávia tempo muito inconstante, é ruim porem nas minhas caçadas me dá a oportunidade de achar locais , realmente de ir a caça. MUITA ADRENALINA.No Alaska em novembro já pegamos uma semana de temperaturas próximas a -30C e tambem positivas. Atenção redobrada, quando levo grupos nesse mes e nos próximos deixo cientes da necessidade de caçar muito.Inicia o período de mais tempo de escuridão , isso ajuda e equilibra as coisas. Por isso não existe o melhor mes, existe vc estar bem assessorado e ir a busca, ir a caça.

Nos meses de novembro, dezembro e janeiro as noites são mais longas, consequentemente o tempo de possibilidades de ver aurora aumenta. Por outro lado as temperaturas são menores e poderá pegar épocas com escuridão total, dias sem ver um raio de sol. Sempre viajo nesses meses, mas ainda não em grupos. Gosto na noite polar em que ficamos 24 horas sem sol. Estamos estudando para 2017, expedições mais específicas nessa época.

Gosto muito de estatísticas e trabalho muito com elas. Na ultima década outubro e novembro foi muito chuvoso; porem nos últimos 3 anos foi muito seco . Parece que os invernos estao ficando mais curtos e as estacoes de chuva indo para meio de dezembro e inicio de janeiro. É importante ter sempre a experiência de alguém que conheça bem a região e saiba os planos A/B C/D para não deixar a chance de ver a aurora escapar. Sempre lembrando que é primordial voce ter alguém que faça isso legalmente. Motoristas devem ser autorizados e com carteiras especiais para esse trabalho.

Na região de Healy, cidade proxima do Denali Park é um lugar que gosto muito de caçar aurora boreal.
Na região de Healy, cidade próxima do Denali Park é um lugar que gosto muito de caçar aurora boreal.

Novembro, Dezembro e Janeiro

As temperaturas e o clima muito parecidos , novembro mais chuvas, dezembro mais escuro e inicia a noite polar e janeiro mais frio e menos escuro. Lembre que o solstício de inverno é por volta do dia 21 dezembro , o dia mais longo do ano. Um detalhe muito importante, estar mais tempo escuro aumenta a chance de você ver a aurora boreal por que teremos mais tempo de escuridão e mais tempo com chances de ter o céu limpo mas isso não interfere se terá aurora ou não. O efeito colateral de você passar dias de escuridão, muito frio e estar em um lugar desconhecido é desafiador por isso não acredito que compense esse aumento de chance de ver a aurora. Dias no escuro deixam quem não está acostumado com o organismo mais lento e algumas pessoas sofrem até depressão.

Durante a caçada a aurora boreal no Canadá em novembro de 2014 cheguei a pegar insanos -46C
Durante a caçada a aurora boreal no Canadá em novembro de 2014 cheguei a pegar insanos -46C.

Janeiro no final do mes o Sol vai retornando, as paisagens todas branquinhas e quando entra fevereiro vem outra época preferida por mim. Quando o ceu está azul e a temperatura em torno de -15C pra mim é sensacional, recomendo atenção a essas temperaturas. Quem diz que zero e -30C é mesma coisa não sabe o que está dizendo , principalmente se bate uma “brisa”. Na Noruega o clima já fica mais agradevel, no Alasca , Finlandia e Canada continua muitissimo frio.

Contemplação e agradecimento por mais uma noite fantastica
Contemplação e agradecimento por mais uma noite fantástica.

Para a maioria dos brasileiros a época ideal para viajar é Fevereiro e Março (carnaval)

Acho que 90% dos brasileiros viajam nessa época então não se assuste se encontrar alguns brasileiros congelando , é a data mais concorrida e mais cheia principalmente na Noruega. O frio é incrível e quanto mais céu aberto mais frio estará , mas as paisagens são dos contos de fadas e junto com setembro são meus meses prediletos.

Renas na Laponia
As renas, depois da árduo trabalho com o papai Noel em dezembro passeiam pelas estradas da Lapônia.
Laponia no carnaval de 2015
A paisagem típica do final de inverno e início de primavera no ártico. As temperaturas são muito mais baixas quando o céu está limpo, nessa época.

Abril

É uma época suja , a neve descongelada deixa as estradas sempre empoçadas e ainda temos grandes nevascas, porém como todas as outras tem sua beleza especial. Amo qualquer uma das épocas no ártico.

Nossos companheiros de expedição são todos credenciados pelo ministério do turismo da Noruega, com isso você tem de toda segurança necessária com empresas responsáveis e estabelecidas.
Nossos companheiros de expedição! são todos credenciados pelo ministério do turismo da Noruega, com isso você tem toda segurança necessária, com empresas responsáveis e estabelecidas.

Todas essas dicas eu alinhei para a maioria das perguntas que recebo diariamente. Faça suas perguntas através do comentário abaixo, assim mais pessoas podem ter acesso a mais informações. Sempre que possível coloque informações sobre como quer se locomover, quantas pessoas, quer mais conforto ou aventura, quantos dias pretende viajar, etc.

Essas dicas são em razão das minhas viagens ao ártico, são pessoais. Mudanças climáticas, comportamentos individuais nas estradas e outros locais influenciam muito na segurança e sucesso da viagem.

Marco Brotto
Marco Brotto
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.

POSTS RELACIONADOS

Aurora Boreal

Quer ver Aurora Boreal? Marco Brotto dá dicas de época, lugares e mais sobre a viagem.

Para ver a Aurora Boreal dançando no céu é preciso muito mais que sorte! Para garantir a experiência, é necessário estar com quem sabe como caçar as luzes, sempre com segurança e conforto.
Alaska

Expedição Aurora Boreal no Alaska – Carnaval, 2017

Esta expedição para caçar Aurora Boreal foi diferente, por vários motivos! Minha primeira viagem com Marco Brotto ao Alaska para ver Aurora Boreal foi fascinante e inesquecível.
Aurora Boreal

Aurora Boreal no Bom dia Brasil com Marco Brotto

Marco Brotto caça Aurora Boreal junto com Bom dia Brasil Em março de 2017 fomos a Noruega gravar a matéria, para a rede Globo. A equipe de reportagem do Bom dia Brasil fez uma linda matéria sobre
Aurora Boreal

Aurora Boreal no Natal e Ano Novo na Noruega – Fim de Ano, 2016

A Aurora Boreal na Noruega é um fenômeno rico, impressionante, que traz uma energia para a alma, uma luz, uma alegria, um êxtase.
  • Ana

    Boa tarde Marco,
    Acompanho seu blog, e adoro tudo.
    Sou uma apaixonada pela aurora boreal e espero em breve conseguir ter a chance de admira-la.
    Estamos morando em Seattle, WA, e soubemos de quem conseguiu ver aqui perto mesmo, já ouviu falar?
    Mas estávamos pensando em ir ate o Alaska já que estamos perto agora em setembro. Pode nos indicar melhor cidade para ficar? E conhece guias locais? Obrigada desde já e continue compartilhando suas experiencias.

    • Marco Brotto

      Oi Ana, eu estarei em Seattle dia 14, encontro um grupo de brasileiros e serei coach da expedição durante uma semana no Alaska. Tivemos a autorização para entrar no Denali por 80 milhas. Mande um email para contato@onelapse.com.br eles mandam para você somente a parte terrestre se você quiser nos acompanhar.
      Hoje a noite se eu estivesse em Seattle sairia caçar, a atividade está alta e existe a possibilidade de ver aurora, porem não como no Alaska. Se der aproveite.

      • Ana

        Obrigada! Vou entrar em contato e ver se existe a possibilidade de fazer o terrestre para o Alaska!
        E tentarei caça-las por aqui…
        Chegando em Seattle entre em contato!

        • Marco Brotto

          Ana, dormirei uma noite em Seattle, como estarei vindo da Europa meu fuso estará virado.
          Te aviso sobre atividade, bj

  • Priscila

    Marco primeiramente parabéns pelo blog… ver a aurora boreal é um sonho que eu tenho a algum tempo…. Estarei na europa em dezembro e janeiro. Eu vou ter entre os dias 11 a 17 de janeiro livres, quando eu pretendo ir para tromso tentar ver a aurora, e por isso eu gostaria de algumas dicas suas: 1) é possível alugar roupas para as baixíssimas temperaturas de lá? 2) na sua opinião, no meio de janeiro quantos dias bastam para ficar em tromso para tentar conseguir ver a aurora? pois eu estava pensando em aproveitar esses dias e ir para bergen ou oslo 3) eu vou sozinha, tem alguma empresa que você recomenda que eu posso estar fazendo esses passeios noturnos para caçar a aurora? Muito Obrigada pela ajuda, abraços

    • Marco Brotto

      Oi Pri, vc estará na noite polar, ou seja 100% escuridão. As temperaturas serão em torno -10C. Se prepare bem, pegue um bom hotel e te digo que todos esses dias na escuridão é bastante desgastante para que não é acostumado.
      Existe sim aluguel de roupas , mas somente para as caçadas. Estou em Sao Paulo na expo fotografia, te escreverei com mais calma te dando mais dicas pq realmente essa época vc precisa ir muitíssimo bem preparada. bj

  • Carla Carise

    Simplesmente curto d+ o blog e as matérias!!!
    Cada vez+ fico “sonhando” com o dia q poderei ver esse espetaculo no céu do norte!!!! Continue mandando fotos e videos!!!
    Isso me motiva!!!! Parabens!!!!
    Abs

    • Marco Brotto

      Carla, obrigado pelo carinho. Conte comigo e estou torcendo pelo seu sonho. MOTIVACAO !!! #tamojunto 🙂

  • Tomaz

    Oi Marco estou viajando para Finlandia e Noruega nos próximos dias para fazer a caçada a Aurora Boreal. Vou a Rovaniemi e Saariselka entre 19 e 22 de outubro quando estarei de carro e depois irei a Tromso entre 22 e 24 de outubro quando estarei sem carro. Vi em seus post que a segunda quinzena de outubro não é uma época fácil. Estou pensando em tentar caçar por conta própria nas noites na Finländia (com carro) e com algum caçador profissional em Tromso. Tem alguma dica que pode me ajudar…
    Parabéns pelo blog e por sua dedicação..

    • Marco Brotto

      Oi Tomaz, obrigado pelo contato. Será maior prazer te ajudar. Serei bem pratico nas considerações, qualquer duvida replica rsrsr. Lugar, excelente. Cuidado na direcao, vc pegara black ice. Sem caro em Tromso, pega um caçador lá. As luzes são muito fortes e vc terá dificuldades em ver aurora da cidade. Te envio alguns contatos. Na Finlandia não pegue caçador te ajudo remotamente. Dará tudo certo, não excite em me chamar e acompanhe pelo face as infos . Sempre posto as atividades mais fortes. Cuidado com as estradas , as paradas e segurança acima de tudo. Ande na linha rsrsrrs

  • Daniel

    Ola Marco, show de bola o site!!
    Minha mulher é apaixonada por Auroras e estamos indo à Suécia passar um tempinho, Chegaremos 26/10 e voltamos 11/11. Fiquei meio na dúvida com suas dicas pra região. A melhor cidade pra ficar é Abisko, Kiruna ou Karesuando?
    Estaremos próximo a Estocolmo em casa de amigos (nossa amiga já disse que nessa época chove muito!), mas estamos de olho na previsão do tempo e em um app de auroras pra se der tudo certo dar um pulo ao norte do país e realizar esse sonho.

    • Marco Brotto

      Oi Daniel, vc está indo de carro trem ou avião? Abisko é mais rustico, Kiruna é uma cidade maior e Karesuando não tem nada rsrsrsr. Fique em, Kiruna por que vc tera mais conforto.Realmente essa época é chuvosa. Cuidado na direcao. Fique em contato.Boa sorte

  • Julia

    Olá Marco!
    Eu estou morando por um tempo aqui na Irlanda, e ontem vi que está tendo Aurora Boreal por aqui.
    Já fiquei louca ontem pesquisando os lugares, mas meu medo é de chegar e não ver.
    Parece que está tendo em Galway (cidade onde vivo, mas num lugar mais distante), Donegal e Cork.
    Vc sabe qual a probabilidade de continuar tendo nesses dias, nesses lugares? Tem alguma estatística em relação à isso (quantas vezes e por quando tempo a Aurora fica e aparece novamente em algum lugar)?

    Obrigada!

    • Marco Brotto

      Julia, essa semana foi muito excepcional. Até n Polonia e Alemanha se viu aurora. É possivel ver a na Irlanda pelo menos 20 vezes no ano, mas é muito dificil vc prever , sair para caçar com um ceu limpo e uma atividade alta. Posso te ajudar com relacao aatividade mas com o ceu limpo teria que pesquisar mais e com mais frequência. Existe um aplicativo somente de aurora em UK. Beijos

  • Camila

    Oi Marco,

    acompanho seu IG há um tempo e vim conferir o blog! Você fará alguma excursão para o Alaska em fevereiro de 2016? Devo ir aos EUA nessa época e como tenho umas milhas sobrando estou cogitando ir até lá para ver a aurora.

    • Marco Brotto

      Oi Camila, a Roberta entrara em contato contigo. Teremos alasca em fevereiro sim, será uma excelente oportunidade para você utilizar suas milhas.Ela entrara em contato. 🙂

  • Felipe Guimaraes

    Olá Marco! Primeiramente, parabéns pelo seu blog!!!
    Ouvi falar que o atual ciclo da Aurora Boreal está acabando e só será reiniciado para daqui a 11 anos. É verdade? Estou planejando uma viajem para setembro e 2016, mas tenho medo de não haver chances de ver a Aurora. Obrigado!

    • Marco Brotto

      O ciclo está em baixa, mas isso não é só isso que determina aurora. Durante muito tempo amadores falavam sobre aurora no mundo ,principalmente no Brasil nem tecnologia usavam e acabou virando uma lenda urbana mundial. A atividade esta alta , estudos e correntes divergem sobre isso. Eu particularmente nao acredito nisso e os fisicos que converso tem ideias parecidas.Coisa tipo o mundo ia acabar em 2000 / 2015 2012 etc, sempre tem um chutando coisas, pode acontecer mas nao acredito. Temos pacotes bem legais para setembro, contato@onelapse.com.br e peça pra ser avisado. abracos

    • Marco Brotto

      Obrigado pelo elogio e continue acompanhando abx

  • Victor Lioi

    Ola Marco, estou planejando uma viagem envolvendo Noruega (Tromso, Bergen, Alta), Finlandia ( Rovaniemi e Saariselka/ Kakslauttanen) e Islandia. Tenho como foco aurora boreal, porem quero tambem aproveitar essas cidades. Tenho preferencia sempre por fazer viagens de carro, quando possivel e sou viajante independente. Qual mes voce me sugere? Setembro, fevereiro ou marco? Aguardo retorno. Abracos e parabens pelo blog.

    • Marco Brotto

      Oi Victor, a região que vc pretende ir é excelente. Se vc nao tem experiência em estradas com neve nao recomendo que faça de carro e o auxilio de alguem experiente tambem em encontrar as luzes é importante. Cada mes e lugar tem a sua particularidade , os 3 meses que vc escolheu sao excelentes. Berger vc dificilmente verá.Uma viagem como essa que vc planeja requer no minimo 15 dias Boa sorte e obrigado.

  • Letícia Lamim Diniz

    Marco, admiro e muito o que você faz ! Sonho em poder assistir ao segundo maior espetáculo da Terra ( perdendo apenas para o espetáculo chamado Vida!) No ínicio de março irei para a França e pretendo ir de imediato para a Noruega para aproveitar a folga do meu namorado. Gostaria de saber se no ínicio de março você estará na Noruega ? Mandei um email pedindo informações, preço para pacote Terrestre partindo de Oslo ou Tromso.

    Desde já, agradeço ;*

    • Marco Brotto

      OI Leticia, tudo bem? vc recebeu as informaçoes? Feliz 2016 e espero que vc realize seu sonho de ver a Aurora. Estou a disposicao. Beijo, Marco

  • renata garcia

    Olá Marco, parabéns pelo blog!!!
    Pretendo viajar este ano para Noruega ou Alaska, ainda estou confusa onde posso encontrar a melhor aurora boreal e qual data devo optar. Você tem grupos para estes passeios? Tem um telefone ou Como eu poderia me comunicar com você?
    Obrigada

    • Marco Brotto

      Oi Renata, recebeu as informações? beijo

  • Marta

    Parabéns pelo blog!
    Gostaria de maiores informações a respeito de grupos saindo do Brasil.
    Desde já agradeço 😉

    • Marco Brotto

      Oi Marta, obrigado. Seu email já foi enviado para a agencia que está fazendo as proximas saidas. Att

    • Marco Brotto

      Oi Marta recebeu o email? att

  • Fabiana Veras

    Olá Marco! Dizem que quem viu uma Aurora Boreal pode ser feliz a vida inteira…portanto deves ser um homem muito feliz 🙂
    Bom, eu e meu marido estamos programando de ir a Finlândia na última semana de dezembro deste ano para ver a Aurora Boreal. A ideia é pegar o vôo de lisboa para Helsinque….e de lá continuar se trem para a próxima cidade. Gostaríamos de uma dica tua sobre a melhor cidade (na região das caçadas) e com uma estrutura boa de hotel. De início pensamos em aventurar, mas como se trata de um local que nunca fomos antes, talvez seja interessante nos juntamos a algum caçador para ter mais êxito no propósito da viagem. Tens alguém ou alguma empresa para indicar? Aconselhas ficar quantos dias? Há alguma excursão sua planejada para a Finlândia neste período? Meu muito obrigada desde já e desejos de um ano mágico para ti.

    • Marco Brotto

      Oi Fabiana, recebeu meu email? att

  • Cristiane Bochenek

    Olá, Marco …
    Fantástico! Obrigada pelas informações …
    Estou pretendendo viajar na metade do ano, de junho a julho, então … neste caso, para ver este fenômeno eu poderia ter sorte somente na Noruega?
    Já agradeço seu retorno.
    Agradeço também se colocar meu e-mail para receber informações da agência, para próximas saídas.
    Até breve …
    Cristiane

    • Marco Brotto

      Cris, junho e julho …esqueça. A chance é zero na regiao do circulo polar. ë possivel com muita mais muita sorte , com uma super atividade e em latidudes baixas. Nao se organizar pra aurora de maio a agosto. Enviarei as infos.
      Bom fim semana

  • Sofia Rodrigues

    Olá Marco! Desde já parabéns pelo seu blog e obrigado pelo que partilha sobre as Auroras.
    Vou para Tromsø com o meu namorado de 29 a 31 de Março tentar caçar as Auroras, embora já esteja no final da época esperamos conseguir ver. Mas estamos com algumas dúvidas sobre os preços, empresas que realizam as visitas e se temos que marcar com antecedência ou basta no próprio dia. Será que nos pode ajudar e dar algumas orientações?
    Desde já agradeço e continuação de boas caçadas para nos continuar a mostrar estas imagens lindíssimas.
    Boa semana;
    Sofia

    • Marco Brotto

      Oi Sofia, recebeu meu email?

  • Déborah Barreto

    Oi Marcos, moro em Londrina PR, e pretendo ver a Aurora em 2017, com umas amigas. Pensei em ir pelos EUA, aproveitar a viagem e ver minha filha que está em Taos NM. Você tem alguma programação para os EUA? tem alguma sugestão de agência? Estamos nos organizando financeiramente.
    Aguardo um retorno. Obrigada.
    Déborah

    • Marco Brotto

      Oi Deborah, em 2017 teremos avrias viagens ao Alaska, fique atente e se cadastre no blog por favor. Assim recebera as informacoes. Grato pelo contato

  • Déborah Barreto

    Oi Marcos, as fotos que você postou são lindas e faz com que a vontade de ver o fenômeno se acentue. A sua atenção aos questionamentos também esclarece muitas dúvidas que temos ao começarmos a “viagem” em busca da Aurora. (Uma vez ouvi dizer que a viagem começa quando se planeja e pensa sobre ela.) Parabéns! Você oferece ótimas informações!!!

    • Marco Brotto

      Conte comigo 🙂

  • Luiz Cortes

    Olá Marco, bacana seu blog. Não conhecia, fiquei impressionado com sua experiência. Parabéns pela paixão e por divider isso com todos nós.

    Eu tenho uma viagem marcada para a Alemanha em outubro, segunda quinzena, e de lá eu posso ir a alguma cidade onde se possa ver a Aurora Boreal.

    Para essa época do ano, qual cidade você indica?

    Abraços,

    Luiz Cortes

    • Marco Brotto

      Oi Luiz, vc podera ir para Finlandia ou Noruega. Rovaniemi ou Tromso. Outubro é interessante , talvez nos encontremos por la. 🙂

  • Priscila

    Oi, Marco! Acabei de descobrir o seu trabalho e estou encantada! Tem alguma chance de ver a Aurora em Abril? Eu estojos me planejando para vc – la em fevereiro do ano que vem mas estarei na Europa no dia 31 de março e posso ir para a Noruega. Parabéns pelo trabalho!

    • Marco Brotto

      Oi Priscila, estarei an Islandia em abril, finalzinho. Pode nos encontrar por la. Mandarei as infos por emial para vc , beijo e obrigado pelo contato

  • Vitória

    Olá Marco, eu gostaria de saber de todos os lugares tirando a Noruega.
    Qual é o melhor local e a melhor epoca para ver aurora boreal, e talvez um urso polar.
    Desde já agradeco e boas caçadas.
    Até breve Vitória

  • Priscila Meira Vasconcelos

    Olá Marco!
    Alguma possibilidade de uma viagem dessa com crianças?? Mais precisamente com um bebê de 1-2 anos?

    • Marco Brotto

      Oi Priscila , tudo bem? Eu acho que em algum momento da viagem você se sentira desconfortável ou os outros participantes.
      Acho que é muito novinho ainda, pense que alguns momentos ficaremos horas fora do hotel , em lugares sem estrutura. Acho que vc deveria aguardar mais um pouco 🙂

    • Oi Priscila, a logística para criancas dessa idade nao esta contemplada nas nossas expedicoes. Pode se tornar cansativo e desconfortavel para vcs e outros viajantes. Precisamos ficar sempre muito atentos a mudancas de roteiro e outras caracteristicas da viagem, entao por enquanto nao. att

  • Mariana Oliveira

    Boa tarde, Marco “Polo” brincaideirinha o trocadilh aí. haha. Estou fascinada e cada dia cresce mais a vontade de ir, porém os preços de excursões estão muito salgados. Como ir com orçamento limitado? Ir por conta própria fica mais em conta? Meu sonho é conhecer a Aurora e a Noruega, mas estava pensando se seria mais barato ir para o Alaska, mas o ruim é que lá precisa de Visto.

    • Oi Mariana, as regioes que ocorrem a Aurora Boreal são lugares que os precos das coisas estao acima do normal. Os valores das viagens que fazemos estao com precos bastante interessantes se voce comparar com qualquer outro destino mais tradicional como Paris , Londres ou Nova York; ou até mesmo Florida. Quem se aventura a fazer essas viagens sozinho quando chega lá ve a burrada que fez pq alem de ficar perdido, sem auxilio nas cacadas percebe acima de tudo que o barato ficou caro ; sem contar que nao é brincadeira vc estar sem assistência com menos -10/-20 ou até -30C. Não pense que conseguira viajar para o artico com valores muito inferiores que o nosso pacote. Te aconselho a se programar com mais antecedência e realmente ir para o artico com segurança e tranquilidade ; uma viagem assim é para se fazer com alguem experiente, responsavel e que siga as normas de segurança/bom senso. Espero vc em breve em uma de nossas expedicoes. 🙂

  • Valéria Rocchetti

    Oi Marco! Encontrei seu site hoje e não consigo parar de ler! Que incrível!!! Estou pensando em ir com a minha família para a Noruega – Tromso e Finlândia para ver a Aurora, mas acho que só consigo férias em janeiro de 2018 do meio para o final. É um momento ruim para ver as auroras? E gostaria muito de saber dos serviços que você dispõe. Obrigada!!

    • Oi Valeria , fazemos expedicoes desde o Brasil com grupos. A proxima será em janeiro 2017 e as informacoes vc pode clicar em CONTATO . Assim vc terá o caminho para receber toda as informações. obrigado 🙂

  • Flávia Kris

    Meus parabéns pelo Blog Marco. Extremamente úteis às suas dicas e suas fotos são incríveis. Eu estou indo para a Islândia dia 15 de novembro e havia marcado a viagem para conhecer o país e caçar a aurora boreal, mas me decepcionei quando li que novembro é uma época que chove muito. Você acha difícil eu conseguir ver nessa época? Você tem algum tour por lá? Se não tiver, conhece alguma empresa especializada que eu possa procurar? Obrigada e sucesso!

    • Oi Flavia, realmente é muito complicado esse mes. Recomendar alguem me traz responsabilidades , ainda mais em uma epoca que vc precisara de sorte alem de experiencia. Espero que consiga ver as luzes, estarei na Groenlandia nesses dias entao torceremos juntos . BOA SORTE

    • Marco Brotto

      Oi Flavia , obrigado , 🙂 A Islandia tem muitas nuvens o ano todo , novembro pouco mais . Terá que correr atras e ter sorte. Boa caçada 🙂

  • Feliciano Sampaio

    Oi Marco, primeiramente parabéns pelo blog… muitas informações úteis. Estou indo pra Islândia no dia 20/1/17 com retorno dia 23, ou seja, terei pouco tempo lá e gostaria de saber sua opinião sobre algum lugar específico pra visitar lá com maiores possibilidades de se ver a aurora boreal. Obrigado

    • Oi Feliciano , valeu!!! É muito pouco tempo vc precisará de sorte . Te recomendar algum lugar sem estudar as previsões do dia é um chute. A previsão pode estar pro sul , pro norte etc e tal … Nessa época estarei com uma expedição na Noruega , a atividade solar é praticamente a mesma pras 2 regiões então sorte para nós …

  • Marta Lima

    Oi Marco! Gostei muito das informações que li aqui, obrigada! Vou à Tromso no final de novembro, passarei 3 noites lá, tentando ver a Aurora Boreal, você tem alguma indicação de empresa/pessoa que leve turistas para a caça das luzes nessa época? Vi que você não leva ninguém nessa época… Obrigada

    • Marco Brotto

      Oi Marta :). Novembro nao estaremos na Noruega , existem muita responsabilidade em uma indicacao e nao me sinto confortavel. Boa sorte , lindas luzes.

  • Ramon Quirino

    Olá Marco. Tô aqui maluco com seu blog… Bom demais. Então, eu moro em Bergen e gostaria de participar dessa caça com vcs em janeiro. Como faço? Aguardo retorno. Parabéns!

  • Valéria Rocchetti

    Olá Marco, em julho no Alasca é possível ver as auroras?? Estou estudando as datas pois tenho férias só 2x ao ano (janeiro e julho) e vi vc comentando sobre janeiro ser insano. Obrigada

    • Valeria, insano pq as temperaturas sao baixo de -20. Eu gosto. Julho IMPOSSIVEL. 🙂

  • Patricia Knoplich

    Oi Marco, vc acha que final de março, começo da abril ainda é possível ver a aurora na Noruega?
    Vc tem alguma saída?

  • Allan Pedro

    Olá, Marco. Qual a chance de ver aurora boreal entre os dias 04 à 15/04 em Rovaniemi? É uma época boa para ir lá? Ainda pode estar nevando? Abraços.

    • Marco Brotto

      Final de temporada mas ainda é possivel.Afinal… Natureza tudo é possivel

  • Rafael

    Oi Marco,

    Me mudo para a Inglaterra em junho e fico lá por um ano. Nesse tempo, gostaria bastante de ver a Aurora Boreal, mas não terei muitos dias livres consecutivos (acredito que no máximo uns 4 a 5 dias). Estava pensando em ir em dezembro/janeiro para a Islândia, mas agora estou em duvida. Gostaria de um lugar para fazer a maioria das coisas sozinho sem ficar muito preso a infraestrutura urbana e etc.Qual seria o melhor destino e época para conseguir ver nesses poucos dias? Obrigado!!!

  • Dalmar

    Olá Marco.

    Parabéns pelo blog e pelas informações que posta. Pela sua experiência demonstrada, suas informações podem ser extremamente úteis para meros turistas em busca da aurora.
    Li seu post a respeito dos locais e melhor época para ver a aurora boreal.
    Em relação à NORUEGA, você cita somente a cidade de Tromso, que fica no extremo norte do país. É possível, ou já houve aurora boreal em outros locais da Noruega? Pergunto, pois gostaria de fazer um cruzeiro pelos fiordes noruegueses, que visitam locais como EIDFJORD, BERGEN, GEIRANGER, e a mais ao norte ALESUND.
    Creio que essas cidades estão fora do Círculo Polar Ártico, mas como você mesmo falou a própria Islândia também está fora, mas se vê aurora boreal por lá. Então, o que você acha da possibilidade e probabilidade de se ver aurora boreal em um desses lugares citados, por exemplo, no mês de setembro?

    • Marco Brotto

      Oi, obrigado. As auroras podem ocorrer em quase toda Europa.Depende de varios fatores o tamanho delas e vc poder ve-las. Setembro é um otimo mes, mas natureza nao se conhece tudo, por isso a importancia de uma expedicao com um especialista.Nossa primeira expdicao de setembro esta lotada mas temos uma extra. http://www.onelapse.com.br/aurora-boreal-noruega Abracos

  • Diogo Rodrigues

    Olá Marco. Já tive o prazer de ver a Aurora uma vez na Islândia, e estou partindo para uma viagem Canadá/Alaska na primeira quinzena de Outubro. Na busca pela Aurora minhas bases em Whitehorse (Canadá), Anchorage e Fairbanks (Alaska). Devo permanecer aproximadamente 10 noites nessa região, creio ser suficiente para pegar um céu aberto com aurora. Você também acha? Tem alguma dica específica?
    Parabéns pelo blog! Abraços.

    • Marco Brotto

      Oi Diogo, as dicas estão nos posts de cada regiao, dê uma lida emgeral que tem varias dicas boas. abracos boa sorte

  • Paulino

    Ola Marco. Cara, parabens pelo blog! Viajei em suas dicas e fotos, literalmente.
    Estou morando nos Estados Unidos ate junho/2017 e gostaria muito de ir pro Alaska pra ver a Aurora Boreal. Estava me programando pra ir no final de abril, mas pelas suas dicas ha grandes nevascas na regiao. Vc acha que eu deveria adiar ou antecipar minha viagem? Sei que eh dificil prever, mas ha chances reais de ver a aurora nessa epoca que estou planejando ir? Obrigado.
    Abracos.

    • Marco Brotto

      Pode ocorrer nevascas , abril eh mes complicado.

  • Pedro A.

    Olá Marco! Estou indo a São Petersburgo e a Moscow em Agosto e Setembro deste ano. Estou pretendo estender rapidamente a viagem até a Finlândia e a Noruega apenas para ver a a aurora boreal (ou tentar). Você acha possível? Tem alguma recomendação especial? Principalmente para quem viaja com idoso? Pensei de passar apenas dois dias em um desses países para tentar apreciar esse fenômeno belíssimo, e realizar esse sonho.

    • Marco Brotto

      Pedro, tudo bem? Tem alguns lugares que até é possivel nessa epoca mas a combinacao de fatores é muito grnade. Sera muito sortudo , depende da data correta da latitude etc

  • Glaucia Fernandes

    Marco, vi esses dias um post sobre aurora boreal na Irlanda do Norte. Você sabe/conhece? Se sim, comprensa ir em quel época? Obrigada 😀

    • Marco Brotto

      Glaucia , as chances de ver a olho nu sao minimas. Talvez uns 10 fenomenos por ano.

    • Marco Brotto

      As chances de ver aurora boreal na Irlanda sao muito baixas. Menos de 10 x ao ano, sendo maioria sem experiencia a olho nu.