Expedição Aurora Boreal no Canadá – Novembro, 2015

ESCRITO POR: MARCO BROTTO

Partiu ver aurora boreal no Canadá?

Após ter caçado a aurora boreal em quase todos os lugares em que ela aparece com maior frequência ou seja, nas regiões do Círculo Polar Ártico. Dessa vez decidi desafiar um pouco meus limites e partir para lugares mais difíceis. O primeiro lugar escolhido foi as Montanhas Rochosas no Canadá. A região de Alberta tem auroras frequentes mas muito mais difíceis de se ver e aparecem mais ao horizonte.

As formações de aurora no Canadá não são tão exuberantes como as mais ao Norte, mas a minha emoção está em ver e depois fotografar . Meu objetivo é saber que ela está lá ,conseguir encontra-la é meu troféu.

Cheguei em Calgary, fui encontrar a minha amiga Fadia. Enorme prazer visitar e levar os comprimentos da sua família que mora em Curitiba. A sua mãe , seu irmão Ali e toda família mora no meu coração, convivo diariamente com eles. Depois de conheci sua filha recém nascida, já parti em direção a Edmount atrás de 3 caçadores e fotógrafos brasileiros.

Pelas redes sociais ao saber que eu estaria na região, eles queriam me encontrar. Foi um prazer caçar a aurora boreal no Canadá, nas montanhas rochosas com eles. Na primeira noite me encontrei com a Anna e sua amiga em Elk. É difícil de caçar aurora em um lugar que você não conhece. Sem a noção de distância, poluição das luzes das cidades e das estradas e ainda mais em áreas mais inóspitas. Aí a importância de ter alguém experiente.

aurora boreal no Canadá

Minha vontade era passar todas as noites caçando aurora boreal no Canadá, desde Elk at Banff, Lake Loiuse e Jasper.

ver aurora boreal no Canadá

Passei por lugares fantásticos e muita emoção, de quase ficar sem combustível de madrugada até uma bela encalhada. 🙂

Ajudei outros a desatolar e fui parado pelos Rangers por excesso de velocidade, não?? Parado pelos policiais por que eu estava devagar demais. kkkk

As estradas no Canadá têm limite máximo e mínimo de velocidade. Com o black ice  as estradas estavam muito escorregadias e prefiro tomar mais cuidado ainda, dirigi abaixo do mínimo. Foi muito divertido o bate papo com o Sheriff!

caçar aurora boreal no Canadá

Parei em lugares incríveis, passei por lagos lindos e paisagens de tirar o fôlego.

O contato com a vida selvagem também foi uma experiência linda, que me dá muito prazer. Apesar de todas os dias ter neve, consegui achar alguns spots de aurora boreal nas montanhas rochosas. Aí consegui fotos que valeram a viagem.

ursos e aurora boreal no Canadá

Sempre atenção especial aos avisos dos ursinhos … sempre!!

alces e aurora boreal no Canadá

O ELK, Cervus Canadensis imponente no meio das florestas boreais. O som dele chamando a fêmea é impactante.

viagem aurora boreal no Canadá

Nessa região do Canadá existem muitos haras e os cavalos acostumados com temperaturas negativas ficam tranquilos mesmo com a neve caindo.

As montanhas rochosas no Canadá, possuem algumas das estações de esportes de neve mais chiques e procuradas do mundo. As paisagens são magnificas e quando menos se espera enormes hotéis no meio das montanhas cobertas de neve.

Além dessa região, também se pode ver aurora boreal no Canadá, as regiões mais conhecidas e procuradas são:

  • Manitoba
  • cidade de Churchill
  • ou os Territórios do Norte
  • Yukon que faz divisa com o Alaska.

Vale lembrar que as chances de ver Aurora Boreal em latitudes mais baixas é sempre muito arriscado e a sensação não será a mesma de estar em lugares mais apropriados ao Norte da planeta.

Marco Brotto
Marco Brotto
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.

POSTS RELACIONADOS

Aurora Boreal

Quer ver Aurora Boreal? Marco Brotto dá dicas de época, lugares e mais sobre a viagem.

Para ver a Aurora Boreal dançando no céu é preciso muito mais que sorte! Para garantir a experiência, é necessário estar com quem sabe como caçar as luzes, sempre com segurança e conforto.
Alaska

Expedição Aurora Boreal no Alaska – Carnaval, 2017

Esta expedição para caçar Aurora Boreal foi diferente, por vários motivos! Minha primeira viagem com Marco Brotto ao Alaska para ver Aurora Boreal foi fascinante e inesquecível.
Aurora Boreal

Aurora Boreal no Bom dia Brasil com Marco Brotto

Marco Brotto caça Aurora Boreal junto com Bom dia Brasil Em março de 2017 fomos a Noruega gravar a matéria, para a rede Globo. A equipe de reportagem do Bom dia Brasil fez uma linda matéria sobre
Aurora Boreal

Aurora Boreal no Natal e Ano Novo na Noruega – Fim de Ano, 2016

A Aurora Boreal na Noruega é um fenômeno rico, impressionante, que traz uma energia para a alma, uma luz, uma alegria, um êxtase.
  • Luciana Yogui

    Boa tarde Marcos, estou aqui em Canadá e pretendo ir a Yukon ver a Aurora, mas não estou conseguindo ver a previsão de quando seria o melhor final de semana para ver a Aurora. Entre esse mês e outubro quando vc suger que seria a melhor época para ver? Desde já agradeço.

    • Oi Luciana , estou embarcando hoje pro Alasca então estou pesquisando o tempo somente essa região! A previsão da Aurora é a mesma . Do dia 31 agosto até dia 8 atividade está ENORME !!! Dia 18 a 22 deve estar larga também. Mas vc terá que ver também a polaridade da CME e do campo magnético mas ainda é cedo! Infelizmente a previsão antecipada é muito de Feeling e sorte . Boa sorte

  • Angelo Vieira

    Olá Marco, te gostaria de felicitar pelo site, muita informação em relação a Aurora que nos está ajudando a planejar este sonho de conhecê-la.
    Temos dois filhos que para a viagem terão 4,5 e 8,5 anos. Não temos opção de deixar eles, ou com eles ou sem viagem. Entendo que não é o lugar indicado para crianças, porém para aliviar um pouco isto, estamos planejando uma viagem de 21 dias pela costa oeste dos EUA ou pelo Canadá, incluindo 5 noites na aurora, pelo que vimos até agora, provavelmente em Fairbanks ou Whitehouse, assim eles também têm distração por boa parte da viagem. Também planejamos para setembro, aonde entendemos ter melhor clima e maior probabilidade. Vimos umas opções de cabanas com uma boa estrutura que estão fora da cidade, longe das luzes das mesmas, que parecem bons locais para ficarmos esperando com a crianças quentes e dormindo tranquilas. Nossa preocupação é estar limitado para sair à caça, por isso estamos planejando ao menos 5 noites e em setembro para aumentar a probabilidade. O que te parece nosso plano? Obviamente entendo que não nos podes garantir nada, porém crés que teríamos uma boa probabilidade em vê-la, ficando em uma cabana isolada nestas cidades? Que local nos recomenda para aumentar a probabilidade, não queremos sair da America, ou seja dentro do Alaska ou Canada?