Expedição Aurora Boreal no Alasca, a viagem dos sonhos – 2016

27 maio 2016

ESCRITO POR: MARCO BROTTO

Viajar para ver a Aurora Boreal no Alasca é sempre maravilhoso.

Mais uma vez foi perfeita a minha viagem para ver Aurora Boreal no Alasca , a Última Fronteira sempre me recebe com muitas emoções, paisagens lindas e deixa o gostinho de querer voltar. Não vejo a hora de chegar setembro, nossa expedição está confirmada para iniciar dia 9 setembro em Anchorage , Alasca.

Preparei um roteiro muito eclético porque o grupo de novos caçadores era bastante heterogêneo. Tinha desde jovens com muita adrenalina, recém casados e senhoras com mais de 60 anos que diga-se de passagem tinham mais adrenalina ainda e proporcionaram um show de jovialidade. Foi um grupo incrível e a viagem mais sensacional ainda.

Parti rumo a “Last Frontier” com meus gráficos prontos, mas como sempre preocupado com as condições climáticas. Dessa vez, o problema era maior. Estamos em abril, nesta época os dias ficam cada vez mais longos e as noites mais curtas e claras. Temos o Sol se pondo muito tarde e além disso, ele não desce muito no horizonte. São as chamadas twilight: civil, astromical e nautical.

Entenda os três tipos de crepúsculo ou twilight.

Quando ocorre Aurora Boreal no Alasca?

Muitos pensam que tem mais aurora no inverno, mas não é totalmente correto. Na verdade, por ter mais tempo escuro,  há mais chances de ver a Aurora. Mas de nada adianta estar escuro, se não tiver atividade ou se encontrar tempo fechado. Além disso, entre novembro e janeiro as temperaturas são normalmente abaixo de 25ºC NEGATIVOS. Outro detalhe é o da Lua: com Lua Nova temos o céu mais escuro, porém tendo atividade boa eu prefiro encontrar a Aurora com Lua, já que as fotos ficam muito mais bonitas.

Para ver mais fotos desta e de outras aventuras, você pode me seguir no Facebook ou no Instagram, fique à vontade.

Mas vamos falar dessa viagem sensacional para ver Aurora Boreal no Alasca.

aurora-boreal-no-alasca
A velha camionete no meio do plateaux congelado, um lugar lindo para ver aurora boreal no Alasca.

 

 

quando-ocorre-aurora-boreal-no-alasca
A vista do nosso quarto na Alasca 1.

 

 

quando-acontece-aurora-boreal-no-alasca
Nossa primeira Aurora dessa expedição no Alasca.

 

Nos primeiros dias da expedição no Alasca, começamos vendo a vida selvagem, uma das mais incríveis estradas do mundo, a Anchorage -Seward, fomos até a estação de ski e antes de partir, ao norte do estado, comemoramos as fotos dos ursos em um jantar com King Crabs!!!!!! UHUUUUUUUUUUU

urso-polar-expedicao-aurora-boreal-no-alasca
O potente, o predador, o fantástico Urso Polar.

 

 

ursus-americanos-expedicao-aurora-boreal-no-alasca
O urso preto, Ursus Americanus, é o menor dos ursos americanos.

 

 

urso-marrom-quando-acontece-aurora-boreal-no-alasca
O “gigante do Alaska”como também é conhecido o Ursus Arctos. Varias subespécies existem e os nomes também são variados: Urso Pardo, Urso Marrom, Urso de Kodiac e mais.

 

 

Saímos de Anchorage e fiquei muito feliz quando o pessoal entrou de cabeça nas minhas loucuras de vivenciar o dia-a-dia das regiões que viajo! Fomos passar um dia com uma família do Alasca e depois comer pizza sentados nos bancos de madeira na beira da estrada.

As pequenas pizzarias são uma tradição, assim como os expressos drive thru. Paramos na Athena Pizzaria e ali já foi uma dúzia de pizzas para a galera. Foi super divertido e tivemos mais um momento de união e comprometimento de todos para uma viagem muito intensa. Começamos a fazer realmente uma festa, e foi uma viagem de amigos de anos com diversão garantida. Aqui vai meu agradecimento especial ao Eduardo #grato meu amigo que foi espetacular.

expedicao-aurora-boreal-no-alasca

 

 

A viagem até Talkeetna foi tranquila, paramos em um mercado e compramos mantimentos para 3 dias. Comprei costeletas para um churrasco e continuamos até o vilarejo. A noite prometia ser fria, com nevoeiro e possibilidades de chuva. Atividade para Aurora era baixa e houve muita preocupação, mas decidi sair para caçar indo pro Norte em direção a Denali. Estava contrariando alguns amigos locais, mas eu tinha uma intuição que no Denali South View, nós poderíamos ter uma chance.

AK161063
Muito nublado e úmido. Mas era possível perceber que ela estava lá.

 

 

aurora-no-alasca
Podíamos ver Algumas agulhas apesar das nuvens, aí decidimos voltar até o veículo para avisar os outros.

 

 

aurora-boreal-no-alasca-epoca
Foi incrível. Poucos metros de diferença e o céu se mostrou aberto com uma Aurora no horizonte.

 

 

Chegando ao South view …  muito frio e no escuro, adentrei na neve alta e fofa. Foi com dificuldade que os mais jovens chegaram até o ponto de visão e alguns ficaram na Van. Eu conheço bem a região e mesmo com neve sabia exatamente onde estava indo. Foi muito interessante pois de onde eu estava com parte grupo, conseguia ver a Aurora apenas atrás das nuvens. Mas eu estava preocupado em buscar os outros! Enquanto isso eles estavam com uma vista linda da Aurora sem nuvens a poucos metros de nós. Essa Dama do Norte…!!!  Em determinado momento tivemos que caminhar pelos muros do caminho de tanta neve que tinha se acumulado … SENSACIONAL.

Mas na manhã seguinte tinha outro passeio de tirar o fôlego! Descer no glacial, em um lugar que foi concebido e intocado por milhares de anos. O lugar dá um pouco da noção do que foi a Era Glacial. Fizemos um passeio fantástico nos aviões Bush que além de tirar o fôlego, traz enjoo para alguns. Teve gente que enjoou e  chamou o HUGO, o WILSON e WELLINTON etc rsrsrs. Faz parte.

glaciais-no-alasca-expedicao
Nossos aviões Bush no glacial. Mais um passeio incrível que completa nossa expedição para ver aurora no Alasca. Foto do Lincão.

 

 

A noite preparei um churrasco de costeletas de porco e ficamos na beira do rio vendo mais uma espetacular Aurora Boreal no Alasca. Passamos a madrugada em frente ao rio parcialmente congelado, fotografando as luzes na ponte férrea, e dando risadas com as histórias que contamos sobre ursos, chupa cabras , OVNIs e sobre os moradores da região.

AK163062
Olha a “marra”do grupo … frio, vento, muitas risadas e fotos da aurora no Alasca

 

 

O pessoal que viaja comigo sabe, o passeio é intenso! Pela manhã, partimos em direção ao Denali National Park. Passamos de dia pelo local onde vimos a primeira Aurora e observamos alguns animais, apesar das estradas estarem praticamente todas fechadas dentro da área do parque. Um momento muito legal foi ver bem de perto um Alce macho e perceber na sua cabeça que os enormes chifres que crescem 4 cm ao dia estavam ainda começando a nascer.

vida-selvagem-no-alasca

No nosso no retorno, minha intenção era parar em Trapper Creek. Estávamos a mais de 200 km do hotel e no retorno vim acompanhando a atividade de Aurora Boreal crescer, porém as nuvens estavam cobrindo toda a região. Em Trapper Creek queria parar porque de lá tem um lugar que consigo ter 360 graus de visibilidade e como um sniper queria tentar um último tiro , pra que na segunda noite de caçada pudéssemos ver mais um pouquinho de Aurora boreal no Alasca.

AK163033-Editar
Foto tirada na ponte férrea de Talkeetna , um dos lindos lugares para se ver aurora boreal no Alasca.

 

 

Estava difícil encontrar a Aurora Boreal, mas o tiro foi certeiro!

Não deu outra,na ponte em Trapper Creek o tiro certeiro. Pedi para meu fiel escudeiro Elliot parar, desci e vi as luzes comprovando o que eu estava observando nos vários gráficos. Ali não poderíamos parar pois não era seguro. Então conversei com Elliot e decidimos ir direto até Fish Lake. Por algumas características daquele dia, eu tinha quase certeza que lá o céu estaria aberto.

UAHHHHWWWWW. Quando estavamos chegando ao lago, o pessoal foi ao delírio. De dentro do veiculo já viamos a Dama da Noite.  Quem ainda não tinha se emocionado e não acreditava deu o braço a torcer! “Ela existe mesmo”.

Tiramos lindas fotos e também a olho nu, vimos ela dançando no céu num cenário lindo com o lago congelado e estalando debaixo dos nossos pés. E fica o aviso: antes de passear sobre o lago congelado, várias observações e testes são feitos para ter a segurança necessária. Jamais faça isso sem ter a certeza absoluta que está seguro.

Os caçadores de Aurora Boreal no Alasca.
Os caçadores de aurora boreal no alasca.

 

 

No lago congelado vimos uma Aurora magnífica e nos rendemos mais uma vez à emoção. Tarefa dada, tarefa cumprida … UHUUUUUUU!!!

Já no hotel, foi gratificante quando o Ronaldo e o Lincoln me disseram que mesmo estando ainda no terceiro dia de viagem, eles já estavam satisfeitos e poderiam ir embora, pois o sonho já tinha sido realizado.

Passei a noite com alguns novos caçadores de Aurora tirando fotos da Northern Lights pintando o céu do Alasca Range de verde.

O cenario perfeito para uma madrugada fria no Alasca vendo a Aurora Boreal pintando o Alasca Range.
O cenário perfeito para uma madrugada fria no Alasca vendo a Aurora Boreal pintando o Alasca Range.

 

 

Chegou a hora de deixar Talkeetna e ir em direção ao Norte. Depois de 3 noites fantasticas …  Mas antes disso, passamos horas conversando com mais um habitante que parece ter saído dos livros de ficção científica. A história dele sobre seres alienígenas, teorias da conspiração e por fim a plantação de cogumelos que ele tem na sua casa deram um toque especial aos últimos momentos em Talkeetna.

expediçao-viagem-alasca
Olha a figura … teorias, pescarias, causos e muitas risadas com um dos famosos habitantes da região. Carol voltou apaixonada por tudo.

 

 

Embarcamos no Alaskarail, uma viagem dos sonhos daquelas que vemos nos programas de televisão. Vários dos personagens que aparecem, são meus conhecidos.

alasca-expedicao-viagem-aurora

 

A viagem é alucinante, ver os habitantes da região embarcando no trem com os produtos industrializados que precisam para passar meses isolados e no meio da Taiga descem e somem na floresta, muito legal. Encontramos um casal de brasileiros que estavam há uma semana viajando por lá e ainda não tinham conseguido ver Aurora Boreal no Alasca. É uma pena quando não conseguem, eu sei da dificuldade e como é triste voltar sem ver, por isso sempre que eu posso busco auxiliar as pessoas com dicas.

A famosa estrada de ferro do Alasca ...
A famosa estrada de ferro do Alasca…

 

 

Em Fairbanks, teríamos mais 3 noites e eu queria ver Aurora em todas elas, para completar 6 noites de Aurora Boreal no Alasca e novamente ter 100% de aproveitamento nas minhas expedições.

Na primeira noite em Fairbanks tive que tomar uma decisão muito difícil, Sul ou Norte?… fui como dizem “pelo cheiro” e depois de 60 milhas em uma estrada deserta , que não encontramos ninguém rsrsrsr encontramos a Aurora Boreal! No início estava tímida mas depois deu mais um showzinho daqueles de jamais esquecer. Ficamos horas vendo as luzes e escutando as histórias de um companheiro nosso de lá, ex fuzileiro no Iraque e Afeganistão.

aurora-boreal-no-alasca-quando-acontece

 

No dia seguinte o passeio foi mais tranquilo, Chena Hot Springs,  conhecida pelos orientais como o lugar abençoado para “encomendar ” seus descendentes. Lendas no oriente dizem que as crianças concebidas debaixo da Aurora serão muito abençoadas… No retorno, avistamos mais um spot de Aurora, nada muito significativo pois as nuvens atrapalharam, porém deu pra ficar um tempo curtindo as luzes.

aurora-boreal-no-alaska-quando-acontece
Caçando Aurora Boreal no Alasca com muitas nuvens no céu.

 

 

aurora-boreal-alasca-alaska
Uma pequena aurora no céu, dia nublado mas deu pra brincar de caçar aurora boreal.

 

 

E por fim, veio a grande cereja do bolo. Um jantar em um lodge virado para o norte, um lugar muito alto e frio. A sensação incrível de ver as luzes naquela imensidão foi com certeza uma das mais fortes que já vi na minha vida. Ela chegou enquanto ainda estava escurecendo, víamos a Lua, o Pôr do Sol e a Aurora Boreal ao mesmo tempo.

Simplesmente esqueci do jantar e fiquei por horas presenciando esse abençoado espetáculo. Uma pena que o nosso voo era as 6 da manhã e tivemos que deixar o lugar as 3. Teve choro, teve gente que ficou em silêncio por muito tempo e um momento emocionante foi quando minha amiga Carol conectada com suas crenças, em voz alta expressou seus sentimentos sobre toda a energia que vivenciou nessa viagem linda.

Veja mais fotos na galeria abaixo.

AK167320

A felicidade da Carmenlinda e da Edite mostrando suas fotos lindas, a explosão de sorrisos da Ana Rita e da Ana Luiza, enfim a história da Elizabeth, que depois de ter ido para o Canadá e não ter conseguido ver a Aurora, agora pode gritar “SIM EU VI AURORA BOREAL NO ALASCA, AGORA EU ACREDITO“. Teve ainda o Andre, o Edu, o Lincoln e o Ronaldo: os quatro mosqueteiros da Aurora que não me deixaram em paz um minuto com suas brincadeiras e contagiaram a todos com fantásticos momentos.

AK167233

Só tenho a agradecer. Mais uma vez a Última Fronteira deixa uma marca importante na minha vida. Por tudo isso que amo ver Aurora no Alasca. Gratidão a todos vocês que me acompanham…e que venham outras mais.

Marco Brotto
Marco Brotto
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.

POSTS RELACIONADOS

Aurora Boreal

Quer ver Aurora Boreal? Marco Brotto dá dicas de época, lugares e mais sobre a viagem.

Para ver a Aurora Boreal dançando no céu é preciso muito mais que sorte! Para garantir a experiência, é necessário estar com quem sabe como caçar as luzes, sempre com segurança e conforto.
Alaska

Expedição Aurora Boreal no Alaska – Carnaval, 2017

Esta expedição para caçar Aurora Boreal foi diferente, por vários motivos! Minha primeira viagem com Marco Brotto ao Alaska para ver Aurora Boreal foi fascinante e inesquecível.
Aurora Boreal

Aurora Boreal no Bom dia Brasil com Marco Brotto

Marco Brotto caça Aurora Boreal junto com Bom dia Brasil Em março de 2017 fomos a Noruega gravar a matéria, para a rede Globo. A equipe de reportagem do Bom dia Brasil fez uma linda matéria sobre
Aurora Boreal

Aurora Boreal no Natal e Ano Novo na Noruega – Fim de Ano, 2016

A Aurora Boreal na Noruega é um fenômeno rico, impressionante, que traz uma energia para a alma, uma luz, uma alegria, um êxtase.