Expedição Aurora Boreal na Noruega e Finlândia – Carnaval, 2016

ESCRITO POR: MARCO BROTTO

Mais uma vez fui caçar aurora boreal na Noruega e Finlândia, um dos meus destinos prediletos em uma época que também gosto muito, por volta de fevereiro, que é carnaval no Brasil. Durante esta época, tenho tido muita sorte com os grupos que viajam em busca da Aurora Boreal. Temos feito todos os anos viagens incríveis para a Lapônia e também para o Alaska.

Os novos caçadores que foram comigo caçar Aurora Boreal na Noruega e na Finlândia…

aurora-boreal-na-noruega (44)

Neste carnaval de 2016, um grupo de viajantes bastante heterogêneo embarcou comigo para esta aventura espetacular. Foi muito gratificante para mim ter neste grupo um casal da melhor idade, especialmente pela companhia da senhora Claudete, que necessitava de cuidados especiais.

Embarcamos todos juntos em São Paulo com um destino final: Tromso. Durante os momentos que tínhamos conexão wi-fi eu estava pesquisando as atividades solares , fui ficando cada vez mais preocupado com a quantidade de nuvens que cobriam toda a península escandinava.

A atividade solar estava extremamente baixa, e nenhuma  mancha solar aparecia nas fotografias. Tive então que pesquisar alguns gráficos mais específicos para verificar as chances de conseguir caçar (e achar) uma Aurora Boreal na Noruega e na Finlândia durante a semana em que estaríamos viajando.

aurora-boreal-na-noruega (14)

Uma busca incessante..

Na noite da chegada,  a previsão de uma atividade solar era interessante, porém todas as nuvens que eu poderia imaginar estavam cobrindo a região.

Alguns minutos antes de aterrissar em Tromso, pude perceber uma pequena Aurora no lado direito da aeronave, porém visível com bastante dificuldade, pois ela estava posicionada em frente ao avião. A nossa caçadora Ludmila também conseguiu ver a Dama da Noite dançando e foi um espetáculo à parte o seu contentamento no avião! Ali já começou a gritaria.

Chegamos em Tromso prontos para ver a Aurora Boreal na Noruega, por volta das 10 horas da noite. Como eu já tinha constatado a presença da Aurora Boreal acima das nuvens, saímos para continuar a caçada.

Além do grupo original, tivemos a presença de um casal de Londres, que me conhecia via redes sociais. Eles estavam a três dias em Tromso e não conseguiram presenciar o espetáculo (ainda!).

aurora-boreal-na-noruega (9)

Existia uma pequena possibilidade de ver as Luzes do Norte por volta de 2 da manhã, em um lugar bastante restrito, era arriscado viajar por 150 Km para achar um buraco nas nuvens, chegar lá e não conseguir avistar nada. Quando existem muitas nuvens no céu, um dos artifícios que utilizo é tentar primeiro achar a Ursa Maior, assim consigo localizar a estrela polar e com consequentemente terei mais chances de ver a Aurora Boreal.

Quase lá…. Esta Aurora Boreal na Noruega estava difícil, mas foi magnífica

Chegamos ao local que pesquisei, e só nos restava aguardar um pouco. Alguns minutos depois da nossa chegada, o tempo começou a abrir, porém a atividade de Aurora Boreal estava muito abaixo do desejado. Mesmo assim conseguimos ver por alguns instantes o céu verde, e algumas fotos foram tiradas. Para aqueles que estavam vendo a Aurora Boreal pela primeira vez ficou um gostinho de quero mais.

aurora-boreal-noruega (17)

Retornamos ao hotel felizes, mas não satisfeitos. Senti que o grupo era espetacular e seria uma viagem inesquecível. Afinal, todos eles entenderam a dificuldade e a complexidade de uma caçada à Aurora Boreal.

Na manhã seguinte, o clima piorou mais ainda. Simplesmente não se via o Sol. Quem dirá a  Aurora na Noruega! Decidi junto com o grupo que descansaríamos naquela noite, afinal ainda nos restavam cinco noites para buscar uma linda dança com a Dama da Noite no país.

Durante o dia fizemos diversas atividades locais e foquei em desenhar alternativas para suprir uma possível não visualização da Aurora. Conversei com meus pares e tínhamos um plano B, C e D. Um deles era tentar mostrar a vida selvagem para os participantes da expedição, e também antecipar nossa ida à Lapônia Finlandesa.

Rumo à Suécia, ela chegou! E chegou dançando muito..

aurora-boreal-noruega (33)No outro dia saímos cedo em direção à Suécia viajando pelos Fjordes e parando para o pessoal se deliciar na neve fresca nas paisagens bucólicas e lúdicas. Realmente,  nesta época parece que estamos em um conto de fadas.

O que nós planejamos aconteceu com relação à vida selvagem. Vimos ursos, lobos, linces, raposas da neve entre outros animais do ártico. Alguns dos momentos engraçados foram protagonizados por um dos integrantes, o Carlos. Além de se esbaldar na neve, palitar os dentes com estalactites foi o ápice deste nosso amigo de viagem.

No caminho de volta, tínhamos três possibilidades para aquela noite. Em razão de segurança e conforto, junto com o meu fiel companheiro Tommy (o norueguês comedor de açaí), resolvi que voltaríamos para Tromso utilizando as estradas vicinais para aumentar as chances de finalmente ver a Aurora Boreal na Noruega.

Laponia Monica 5D3_0949

Laponia Monica 5D3_0897

Nossa escolha em viajar pelo sul dos Fjordes foi muito importante e assertiva. Por três momentos paramos para poder ver a Aurora dançar para nós. Essa noite foi de uma realização pessoal muito grande, porque a dificuldade de ver as luzes foi extremamente alta, e por incrível que pareça o índice KP estava 0,33, ou seja, praticamente zero! Voltamos felizes, bastante satisfeitos! O sorriso no rosto dos nossos caçadores me deu uma energia ainda maior para as próximas caçadas.

No dia seguinte as nuvens continuavam cobrindo toda a península. A região da fronteira da Suécia com a Finlândia e Noruega estava um pouco menos encoberta pelas nuvens, então antecipamos nossa ida à Finlândia para tentar mais uma noite de sucesso. No caminho todos nós tiramos centenas de fotos da “criançada” brincando na neve; teve até uma massacre das bolas de neve. kkkk e muitos pulos na neve fofinha.

 aurora-boreal-noruega (31)

aurora-boreal-noruega (40)

Os nossos lindos chalés em Kilpisjarvi estavam nos esperando. Como parte da experiência que gosto de passar aos que viajam comigo preparamos um jantar típico com salmão defumado e sopa de bacalhau, porém até chegar lá tenho uma história muito linda para contar.

aurora-boreal-noruega (24)

A surpresa emocionante da viagem, no topo dos Alpes da Lapônia

aurora-boreal-noruega (20)Indo para a Finlândia, passamos no supermercado para comprar alguns quitutes e com a ajuda da minha querida Maria Clélia, quis fazer uma surpresa para a minha futura namorada Monica. Compramos rosas vermelhas para que debaixo da Aurora Boreal eu entregasse as flores e a pedisse em namoro.

Em direção a Kilpisjarvi, no topo dos Alpes da Lapônia, o tempo estava completamente fechado. Nevava forte, porém eu conseguia ver que existia Aurora por cima das nuvens. Em um determinado momento, pedi para o Tommy achar um lugar seguro para parar. O frio estava muito forte e continuava nevando.

Percebia que no horizonte, nuvens se movimentavam e se aguardássemos um pouco teríamos a chance de fotografar e ver a Aurora. No momento em que o buraco nas nuvens se aproximava da gente e já era possível ver algumas estrelas, peguei o buquê de rosas, e com a ajuda de todos os meus companheiros de viagem que ficaram fotografando e filmando, puxei a minha princesa, entreguei as flores e perguntei se queria namorar comigo.

Aurora-boreal-finlandia-camadas

Conexão especial da viajante Maria Clélia com a Aurora e a incrível magnitude do espetáculo

Estava muito frio e precisava chegar em Kilpisjarvi. Partimos em direção aos nossos chalés, e a atividade estava tão forte que novamente paramos no caminho, desta vez na divisa da Noruega com a Finlândia para fotografar. Nesta parada, um momento muito emocionante foi a conexão da Maria Clélia com a Aurora. Por minutos ela ficou ajoelhada na neve agradecendo o espetáculo que sempre sonhou em ver.

aurora-boreal-noruega (39)

           Mesmo depois de estar presente junto com dezenas de pessoas vendo a Aurora, foi um momento marcante para mim. As dificuldades para achar as luzes do Norte foram incríveis. Valeu cada segundo.

aurora-boreal-noruega (25)

Enfim chegamos em Kilpisjarvi,Finlandia. Na chegada, antes mesmo de começar o jantar, a Aurora Boreal continuou nos abençoando com um lindo espetáculo. Neste momento, aqueles que ainda não estavam satisfeitos ou não tinham percebido a magnitude do espetáculo, ficaram boquiabertos com o que viram.

Horas de Aurora Boreal  dançando em todas as cores possíveis. E mais um momento inesquecível foi quando desci até perto do lago congelado, e com a temperatura de -25°C, o casal Tiago e Camila realizaram o sonho de ver a Aurora Boreal nas cores vermelha, roxa e cor de rosa.

Era por volta de 4 horas da manhã e não conseguimos dormir, de tão emocionados.

Na manhã seguinte, retornamos para para a Noruega a fim de fazer o passeio de Dog Sledding (trenó de huskies). O passeio foi muito legal, noturno e teve neve. Saindo do passeio, fomos caçar Aurora Boreal e conseguimos um spot muito interessante, com um tom cor de rosa bastante diferente. Mais uma noite realizada com muito sucesso.

aurora-boreal--na-noruega (47)

Chegamos ao último dia de caçada. Mesmo com 4 noites muito difíceis, estávamos com 100% de aproveitamento. Fomos até Sommaroy, uma pequena vila de pescadores à noroeste de Tromso. Passamos por paisagens extraordinárias e vimos um pôr-do-sol simplesmente inesquecível, com o céu limpo e colorido. Há alguns quilômetros dali, na estrada sul, numa das partes mais frias da ilha, paramos no alto do passo e pudemos ver por alguns minutos a Aurora dançando no céu.  Continuamos com 100% de aproveitamento!

Laponia Monica 5D3_0498

Esta viagem no carnaval foi extremamente importante em vários aspectos. E espero que as amizades e o amor encontrado nela, permaneçam para sempre.

Marco Brotto
Marco Brotto
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.

POSTS RELACIONADOS

Aurora Boreal

Quer ver Aurora Boreal? Marco Brotto dá dicas de época, lugares e mais sobre a viagem.

Para ver a Aurora Boreal dançando no céu é preciso muito mais que sorte! Para garantir a experiência, é necessário estar com quem sabe como caçar as luzes, sempre com segurança e conforto.
Alaska

Expedição Aurora Boreal no Alaska – Carnaval, 2017

Esta expedição para caçar Aurora Boreal foi diferente, por vários motivos! Minha primeira viagem com Marco Brotto ao Alaska para ver Aurora Boreal foi fascinante e inesquecível.
Aurora Boreal

Aurora Boreal no Bom dia Brasil com Marco Brotto

Marco Brotto caça Aurora Boreal junto com Bom dia Brasil Em março de 2017 fomos a Noruega gravar a matéria, para a rede Globo. A equipe de reportagem do Bom dia Brasil fez uma linda matéria sobre
Aurora Boreal

Aurora Boreal no Natal e Ano Novo na Noruega – Fim de Ano, 2016

A Aurora Boreal na Noruega é um fenômeno rico, impressionante, que traz uma energia para a alma, uma luz, uma alegria, um êxtase.