Expedição Aurora Boreal na Islândia – Abril, 2016

ESCRITO POR: MARCO BROTTO

A temida e maravilhosa Islândia e suas dificuldades para ver a Aurora Boreal.

aurora boral na islandia

A grande parte do seu território da Islândia está dentro do Círculo Polar Ártico. Lá é um destino muito complicado para quem quer caçar Aurora Boreal. Eu adoro ir a Islândia. Lá é muito desafiador. Viajar até a linda ilha que se localiza entre a Groenlândia e a Noruega me emociona, por que inevitavelmente temos que correr atrás das luzes.

O clima hostil, a instabilidade e mudança da direção das nuvens, ventos fortes, estradas sem acostamento e outros pontos deixam a viagem mais aventureira e dramática. Realmente o lugar é espetacular. Vemos a cada curva uma paisagem de tirar o fôlego.

Água, Terra, Gelo e Fogo. Em cada pedacinho uma maravilha da natureza e a cada segundo a incerteza de ver a Aurora Boreal na Islândia.

ver aurora boral na islandia

viagem aurora boral na islandia

Depois de terminar uma expedição no Alasca em abril de 2016, parti para a Islândia. Acompanhei um grupo de fotógrafos para uma safári fotográfico pela ilha. O foco dessa viagem não era buscar as luzes.

Além de não ter sido desenhada por mim, essa viagem priorizou paisagens diurnas no seu roteiro. Em razão disso, não deixou brechas para que durante a noite pudéssemos nos deslocar para sair atrás das luzes. Meu agradecimento especial a Cinthia (companheira e amiga de lindas viagens), Marieta e Denise (que foram sensacionais em todos os aspectos), Alexandra (uma lady),  Andrea (a mais perfeccionista e estudiosa), Suzana (sempre sensata e amiga) e o mago Carlos (um ser especial, talento sem igual). Não poderia deixar de citar o inesquecível Eric que participou de maneira ímpar nessa viagem.

iceland aurora boral na islandia

Chegando em Reykjavik, como faço diariamente mesmo estando no Brasil, estudei as informações das auroras. Com os dados tive a certeza que se achasse um local apropriado poderia ver a aurora naquela noite.

viajar aurora boral na islandia

Os fotógrafos que estavam nessa viagem, a grande maioria já tinha viajado comigo para a Noruega e para o Alasca. Tivemos momentos incríveis com a Dama da Noite. A Alexandra já tinha ido caçar Aurora uma vez, não comigo, e a sua experiência tinha sido frustrante. Quando conversei com ela pré viagem, prometi que faria de tudo para que ela tivesse essa experiência, apesar de não estar previsto no roteiro.

Pronto, vamos caçar aurora boreal na Islândia.

Consegui um carro autorizado para que nos levasse naquela noite atrás das luzes. Eu queria muito ir até o avião da Força Aérea Americana que caiu perto da capital Islandesa. O local virou ponto turístico, porém correria o risco de não ver as luzes naquele lugar. Caçamos então, partindo em outra direção.

Alguns kilômetros da capital, já podia perceber que o céu começou a abrir, primeiras estrelas e eu já podia sentir as luzes dançando sobre as nuvens e de repente… Deixo vocês com as fotografias dessa grande noite!

A partir dessa noite por estarmos presos ao roteiro pré estabelecido, não pudemos sair dos locais de per noite para contemplar as luzes.

Mas tentando continuar meus 100% aproveitamento, volto para lá em 2017, com um roteiro feito por mim com o objetivo de ver a Aurora Boreal na Islândia.

Espero encontrar os amigos que fiz lá! George, o baiano Rei da noite Islandesa e Vito, um grande sujeito que merece meu respeito.

aurora boral na islandia ver

aurora boral na islandia viagem

 aurora boral na islandia - viajar

aurora-boreal-na-islandia

aurora boral na islandia e paisagens

aurora boral na islandia iceland

Marco Brotto
Marco Brotto

Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.

POSTS RELACIONADOS

Alaska

Expedição Aurora Boreal no Alaska – 7 de Setembro, 2017

O relato da expedição para caçar a Aurora Boreal no Alaska no feriado de setembro, ao lado do caçador de Auroras Boreais, Marco Brotto. Foi surreal! Foi mágico!
Aurora Boreal

Quer ver Aurora Boreal? Marco Brotto dá dicas de época, lugares e mais sobre a viagem.

Para ver a Aurora Boreal dançando no céu é preciso muito mais que sorte! Para garantir a experiência, é necessário estar com quem sabe como caçar as luzes, sempre com segurança e conforto.
Alaska

Expedição Aurora Boreal no Alaska – Carnaval, 2017

Esta expedição para caçar Aurora Boreal foi diferente, por vários motivos! Minha primeira viagem com Marco Brotto ao Alaska para ver Aurora Boreal foi fascinante e inesquecível.
Aurora Boreal

Aurora Boreal no Bom dia Brasil com Marco Brotto

Marco Brotto caça Aurora Boreal junto com Bom dia Brasil Em março de 2017 fomos a Noruega gravar a matéria, para a rede Globo. A equipe de reportagem do Bom dia Brasil fez uma linda matéria sobre