Expedição Aurora Boreal Noruega, Finlândia e Suécia – 2012, Parte 1

ESCRITO POR: MARCO BROTTO

Aurora Boreal: Terceira Expedição – Noruega, Finlândia e Suécia – O motorhome da Aurora Boreal.

Parte 1

Primeira viagem pelos 3 países da península Escandinava. Noruega, Finlândia e Suécia.

aurora boreal - Noruega
Paisagem típica da Noruega com uma formação de Aurora.

Desde jovem sou empenhado em fazer meus próprios roteiros, para lugares diferentes e que normalmente não tinham guias.

Os meus amigos adoram entrar nas minhas “roubadas”, aproveitando das minhas experiências e horas de estudo para fazer as viagens mais interessantes.

Ahhhhh!!! E sou super econômico também!… mão de vaca.

Pensem que estamos falando de viagens desde 1990, o Bill Gates ainda era pobre e o GOOGLE era… Ou melhor, não era nada rsrsrsrs Hoje é diferente, tem tudo na rede.

Desde que fiz minha primeira grande viagem de motorhome pela Europa,  tinha vontade de fazer novamente. Viajar de trailer é divertido e você tem tudo a mão.

aurora boreal - Noruega - Skiboth
Aurora na região de Skiboth, Noruega.

No final de 2011 avisei pro pessoal que iria  atrás da Aurora Boreal, logo em seguida o Fabio Arasanz (ele que me falou pela primeira vez sobre a Aurora Boreal , no Death Valley) e o Cezar Fenianos ( amigo de dezenas de viagens e que por duas vezes fez comigo na garupa Londres/Roma de Honda FIREBLADE 900) se escalaram para a aventura.
Nada melhor que esses dois super companheiros para compartilhar essa aventura.

19686_1632992326924516_3871201421929254209_n

As grandes empresas de locação normalmente não alugam motorhome  em países aonde o inverno é rigoroso isso me deixou preocupado então resolvi apelar para o Google, grande Google.

Consegui um senhor que alugaria pra nós um em Rovaniemi, cidade do Papai Noel (acho que ele é o próprio Papai Noel); se não for é parente muito proximo.

A negociação já foi muito divertida porque o Cezar, que morava na Inglaterra, não conseguia se comunicar em inglês com ele, eu usava o Google tradutor e o Fabio, o Fabio nunca faz nada, o pequeno pônei só quer mordomia 🙂 e tudo está bom.

Acertamos as datas, final de Janeiro. Confirmado, eu sairia do Brasil com o Fabio e o Cezar nos encontraria em Helsinque.

A chegada na Finlândia foi horrível, Helsinque é uma cidade que venta demais, estava escuro, muito frio e as calcadas escorregadias, carregando malas do aeroporto até a estação ferroviária em que pegaríamos o Expresso Polar para a Lapônia.

A viagem de trem no expresso polar de Helsinque até Rovaniemi foi sensacional, a noite toda no trem. O Cezar não pegou cama, preferiu ficar no vagão normal e ficou bebendo, bebendo no Expresso Polar.

Lembrei do filme do Tom Hanks e só tive lembranças lúdicas. Aquele trem atravessando a neve foi demais! Chegando em Rovaniemi tive a certeza de que foi papai Noel que nos  alugou o RV rsrsrs . Foi nos buscar na estação e de carro fomos buscar o Motorhome. Ele era fanho, não entendíamos nada e eu não via a hora de pegar o carro e partir…

auroraboreal.blog-107

Minha ideia era viajar o dia todo, queria dirigir até Tromso o mais rápido possível, para mim era só lá que a Aurora aparecia e estava com saudades rsrssr. Minha experiência não era suficiente para ter serenidade e esperar a Aurora, achar a hora certa para fotografar, etc.. Durante a viagem já previ que o frio seria nosso principal “inimigo”, foi uma briga para decidir quem iria abastecer pela primeira vez o veiculo -26Cº, a temperatura na parte oriental da Lapônia, a leste dos alpes é normalmente 10 graus menor do que  na Noruega.

11203173_1632992286924520_8648601774668034699_n

Mas pelas paisagens dos pinheiros cobertos de neve vale a pena passar um pouquinho de frio.

auroraboreal.blog-1676

Saímos da Lapônia finlandesa e chegamos aos fjords noruegueses para ver aurora já na primeira noite, assim que que chegamos na bifurcação da A6 para Norte e Sul pudemos ver as luzes. Ficamos algumas horas vendo a dança da “Dama do Norte” e devido ao sucesso decidimos arriscar mais e nos mandar pro NorthKapp, o ponto mais ao Norte da Noruega.

auroraboreal.blog-195

Quer saber como essa viagem continua? Clique aqui.

Marco Brotto
Marco Brotto
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.

POSTS RELACIONADOS

Aurora Boreal

Expedição Aurora Boreal na Lapônia – Março, 2018

A Lapônia, na Noruega e Finlândia, é um local especial, fantástico para caçar e ver Aurora Boreal. Tem uma cultura muito rica, paisagens esplêndidas e muita história.
Aurora Boreal

Expedição Aurora Boreal na Lapônia – Novembro, 2017

Nossa chegada em Tromsø - Noruega, foi acompanhada da presença da nossa amada aurora boreal do lado de fora do avião, ela estava grande, dançante, verdinha e espetacular.
Aurora Boreal

Expedição Aurora Boreal na Rússia – Janeiro, 2018

Nesta expedição passamos por vários lugares antes de chegar em nosso destino e visualizar a querida Aurora, não foi uma viagem fácil, temperatura chegava à quase -20 ºC.
Aurora Boreal

Expedição Aurora Boreal na Lapônia – Ano Novo 2017/2018

Nesse post vou relatar uma aventura na Lapônia, como o foco da viagem é a caçada por Aurora Boreal, vou tentar me ater somente a ela, mas confesso que é bem complicado.