Expedição Aurora Boreal Noruega, Finlândia e Suécia – 2012, Parte 1

ESCRITO POR: MARCO BROTTO

Aurora Boreal: Terceira Expedição – Noruega, Finlândia e Suécia – O motorhome da Aurora Boreal.

Parte 1

Primeira viagem pelos 3 países da península Escandinava. Noruega, Finlândia e Suécia.

aurora boreal - Noruega
Paisagem típica da Noruega com uma formação de Aurora.

Desde jovem sou empenhado em fazer meus próprios roteiros, para lugares diferentes e que normalmente não tinham guias.

Os meus amigos adoram entrar nas minhas “roubadas”, aproveitando das minhas experiências e horas de estudo para fazer as viagens mais interessantes.

Ahhhhh!!! E sou super econômico também!… mão de vaca.

Pensem que estamos falando de viagens desde 1990, o Bill Gates ainda era pobre e o GOOGLE era… Ou melhor, não era nada rsrsrsrs Hoje é diferente, tem tudo na rede.

Desde que fiz minha primeira grande viagem de motorhome pela Europa,  tinha vontade de fazer novamente. Viajar de trailer é divertido e você tem tudo a mão.

aurora boreal - Noruega - Skiboth
Aurora na região de Skiboth, Noruega.

No final de 2011 avisei pro pessoal que iria  atrás da Aurora Boreal, logo em seguida o Fabio Arasanz (ele que me falou pela primeira vez sobre a Aurora Boreal , no Death Valley) e o Cezar Fenianos ( amigo de dezenas de viagens e que por duas vezes fez comigo na garupa Londres/Roma de Honda FIREBLADE 900) se escalaram para a aventura.
Nada melhor que esses dois super companheiros para compartilhar essa aventura.

19686_1632992326924516_3871201421929254209_n

As grandes empresas de locação normalmente não alugam motorhome  em países aonde o inverno é rigoroso isso me deixou preocupado então resolvi apelar para o Google, grande Google.

Consegui um senhor que alugaria pra nós um em Rovaniemi, cidade do Papai Noel (acho que ele é o próprio Papai Noel); se não for é parente muito proximo.

A negociação já foi muito divertida porque o Cezar, que morava na Inglaterra, não conseguia se comunicar em inglês com ele, eu usava o Google tradutor e o Fabio, o Fabio nunca faz nada, o pequeno pônei só quer mordomia 🙂 e tudo está bom.

Acertamos as datas, final de Janeiro. Confirmado, eu sairia do Brasil com o Fabio e o Cezar nos encontraria em Helsinque.

A chegada na Finlândia foi horrível, Helsinque é uma cidade que venta demais, estava escuro, muito frio e as calcadas escorregadias, carregando malas do aeroporto até a estação ferroviária em que pegaríamos o Expresso Polar para a Lapônia.

A viagem de trem no expresso polar de Helsinque até Rovaniemi foi sensacional, a noite toda no trem. O Cezar não pegou cama, preferiu ficar no vagão normal e ficou bebendo, bebendo no Expresso Polar.

Lembrei do filme do Tom Hanks e só tive lembranças lúdicas. Aquele trem atravessando a neve foi demais! Chegando em Rovaniemi tive a certeza de que foi papai Noel que nos  alugou o RV rsrsrs . Foi nos buscar na estação e de carro fomos buscar o Motorhome. Ele era fanho, não entendíamos nada e eu não via a hora de pegar o carro e partir…

auroraboreal.blog-107

Minha ideia era viajar o dia todo, queria dirigir até Tromso o mais rápido possível, para mim era só lá que a Aurora aparecia e estava com saudades rsrssr. Minha experiência não era suficiente para ter serenidade e esperar a Aurora, achar a hora certa para fotografar, etc.. Durante a viagem já previ que o frio seria nosso principal “inimigo”, foi uma briga para decidir quem iria abastecer pela primeira vez o veiculo -26Cº, a temperatura na parte oriental da Lapônia, a leste dos alpes é normalmente 10 graus menor do que  na Noruega.

11203173_1632992286924520_8648601774668034699_n

Mas pelas paisagens dos pinheiros cobertos de neve vale a pena passar um pouquinho de frio.

auroraboreal.blog-1676

Saímos da Lapônia finlandesa e chegamos aos fjords noruegueses para ver aurora já na primeira noite, assim que que chegamos na bifurcação da A6 para Norte e Sul pudemos ver as luzes. Ficamos algumas horas vendo a dança da “Dama do Norte” e devido ao sucesso decidimos arriscar mais e nos mandar pro NorthKapp, o ponto mais ao Norte da Noruega.

auroraboreal.blog-195

Quer saber como essa viagem continua? Clique aqui.

Marco Brotto
Marco Brotto
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.

POSTS RELACIONADOS

Aurora Boreal

Aurora Boreal no Bom dia Brasil com Marco Brotto

Marco Brotto caça Aurora Boreal junto com Bom dia Brasil Em março de 2017 fomos a Noruega gravar a matéria, para a rede Globo. A equipe de reportagem do Bom dia Brasil fez uma linda matéria sobre
Aurora Boreal

Aurora Boreal no Natal e Ano Novo na Noruega – Fim de Ano, 2016

A Aurora Boreal na Noruega é um fenômeno rico, impressionante, que traz uma energia para a alma, uma luz, uma alegria, um êxtase.
Aurora Boreal

Aurora Boreal na Lapônia | O momento de se curvar às forças da natureza

Essa caçada à Aurora Boreal na Lapônia foi movida por decisões certas. A Expedição de Marco Brotto na da Lapônia rendeu ótimas Auroras Boreais!
Aurora Boreal

Sim, Aurora Boreal na Groenlândia!

Sentir essa emoção precisa ser completa! Precisamos sentir o poder do frio, a beleza das luzes, olhar a dança da aurora boreal na Groenlândia e entender como o Ártico é tão fabuloso.
  • Cinthia

    Cadê o resto da história? Sacanagem……..

    • Marco Brotto

      Estou postando hoje srsrrsrsrrs … Estilo SUSPENSE!!! rsrsrs

  • perfeitooooo!!!! Um dia ainda verei uma!!!!

    • Marco Brotto

      Esperamos que seja conosco Carla!!

  • I’ve a solid respect for your writing and advice.

  • Flávia

    Me ajudaaaa!

    Estamos pensando em ir para Noruega (sonho da vida) e viajar o país em um motorhome… Me dá algumas dicas? Somos só eu e meu marido, e nunca nem andamos em um. Queria saber um bom modelo, roteiro, parkings/campings…
    Se me der alguma dica, já está valendo!

    • Marco Brotto

      Oi Flavia, durante o inverno não existe aluguel de motorhome pelas empresas maiores. Fora do verão muitos campings são fechados e se vc não tem experiência com RV terá dificuldades. Me passe epoca, qtos dias e o que quer ver que te ajudo sim. #tamojunto bj

  • Daniele

    quero viajar por empresa, pois vou só, será que tem grupos que saiam do Brasil ou de alguma parte desse mundão para assistir esse espetáculo da natureza?

    • Marco Brotto

      Oi Dany , eu vou como coach em expedicoes varias vezes por ano com brasileiros. Estou na Noruega agora e depois vou pro Alaska. Envia um email para contato@onelapse.com.br e eles te enviarão as informações. Obrigado.