Expedição Aurora Boreal Alaska – Setembro, 2015, Parte 1

ESCRITO POR: MARCO BROTTO

Uma inesquecível viagem

Parte 1.

Aurora Boreal Alasca, relato da incrível viagem ate a “última fronteira”. Essa foi minha quarta expedição até o Alasca e cada vez volto mais apaixonado. Essa é a primeira parte da linda experiência.

Foram incríveis as expedições Aurora Boreal na região da Lapônia na Noruega e na Finlândia , agora chegou a vez da Aurora Boreal Alasca. Os participantes da expedição do Alasca saíram do Brasil e eu parti de Tromso, na Noruega e o encontro foi em Seattle, de lá fomos até Juneau, capital do Alasca.

Juneau está em uma região muito úmida , muitos dias chuvosos e nublados. Para se chegar até capital da ultima fronteira há somente duas opções: via aérea ou pela agua. A cidade é cercada pelo mar , pelos glaciais e pelas florestas boreais. Essa região faz parte da fantástica Tongass National Forest, e a principal atração dessa região é o Mendenhall Glacier .

Mapa da regiaão de Juneau.
Mapa da região de Juneau. Incrustada na Tongass National Forest.
Aurora Boreal Alasca
Parte do grupo da expedição Aurora Boreal Alasca indo até o Menderhall Glacier. A placa de BEAR XING não é brincadeira não.

aurora boreal alasca

Bons momentos do primeiro dia de viagem

Chegamos em Juneau na parte da manhã , nosso transfer nos aguardava , fomos até o hotel mais charmoso da cidade. Uma residência estilo Vitoriana com quartos enormes e uma atmosfera realmente incrivel. O grupo ainda não estava completo, Roberta chegaria a noite e a Juliana estava já na cidade mas não no hotel. A tarde estava programada como descanso , 🙂 AH TÁ , quem já viajou comigo sabe que eu não ficaria descansando. Organizamos os quartos e avisei o pessoal que eu iria até o Menderhall de ônibus. Fazer coisas que a população local faz no dia a dia me atrai muito e faço questão sempre de experimentar as coisas da cidade, sair do turismo convencional e plastificado.Assim, pegamos o ônibus de linha e fomos até o ponto de ônibus mais próximo ao Glacial. A viagem já iniciou de maneira maravilhosa, todos entraram nessa energia de conhecimento , aventura e companheirismo.

Aurora boreal alasca
Nosso hotel em Juneau, mesmo com todo cansaço da viagem saímos logo até o Glacial. Primeiro dia da expedição Aurora Boreal Alasca.

Durante nosso passeio até o Glacial além de interagir junto com os “Alasquianos” no ônibus , caminhamos por uns 30 minutos até chegar ao destino, por onde passamos por muitas residências e entramos um pouco na vegetação virgem da região, que pode haver inclusive a presença de urso pardo ou urso marrom ou urso grizzly. Os ursos vivem solitários e de certa forma pacificamente em lugares que existe comida em abundância. Sempre as regras de segurança para conviver com animais selvagens devem ser respeitadas.

Nunca importune os animais enquanto estiverem comendo ou estiverem próximos aos seus filhotes.

Já no primeiro dia tivemos contato com 2 lindos ursos, um deles atravessou a estrada e consegui somente uma foto de longe ,foi muito rápido.

A vegetação perto dos glaciais é repleta de musgos , uma imagem de conto de fadas.
A vegetação perto dos glaciais é repleta de musgos , uma imagem de conto de fadas… e ursos.
Vimos o urso pardo pegar um salmão no riacho e tranquilamente destroça-lo
Vimos o urso pardo pegar um salmão no riacho e tranquilamente destroçá-lo.
Repare atras do "elemento"existe um urso atravessando a rua. :)
Repare atrás do “elemento”existe um urso atravessando a rua. 🙂
A vista do Glacial já é espetacular a uma distancia enorme da entrada do lago.
A vista do Glacial já é espetacular mesmo distante da entrada do lago.
A imensidão dos glaciais é incrivel , uma imagem que já vale a viagem ao Alasca.
A imensidão dos glaciais é incrível, uma imagem que já vale a viagem ao Alasca.

As cavernas de gelo são um sonho que ainda não realizei, nas 3 vezes que estive em Juneau elas estavam fechadas em razão de colapsos e segurança está sempre em primeiro lugar. Eu não desisti na próxima vou 🙂

Nesse primeiro dia, retornamos ao hotel , mais um momento engraçadíssimo da viagem , pegamos um taxi e nosso rústico motorista além de ter o carro mais sujo do mundo tinha também um cachorro chamado CARLOS que respondia as declarações de amor. O motorista dizia “Carlos I Love you…. e o cão respondia. Sensacional, sem contar que ele falava comigo tão rápido que eu não entendia nada , nem mesmo quando ele cuspiu no chão do carro. ALASCA É DEMAIS.

A noite no nosso jantar de boas vindas tivemos uma refeição deliciosa com salmão , Hallibut e carne grelhada.

No dia seguinte fomos até o centro de Juneau comer o legitimo KING CRAB do ALASKA. Muito legal ficaram as fotografias que Carlos Simão tirou e editou do nosso KING CRAB ADVENTURE.

Mão na massa, caçador de aurora também se alimenta, KING CRAB.

AK152739_Marco Brotto _Aurora Boreal_

Todos muito bem alimentados , agora é aguardar o dia seguinte para embarcar para Anchorage, a maior cidade do Alasca e portão de entrada para nossa Expedição caçada aurora boreal alasca. Nossa programação nesses dias foi destinada a vida selvagem do Alasca ,à viagem em uma das sete mais lindas estradas do mundo TURNAGAIN , à cidade de Seward e um passeio de catamarã para ver os glaciais de perto.

Pessoal chegando em Anchorage . Daqui pra frente será corrida atras da Aurora Boreal Alasca.
Pessoal chegando em Anchorage . Daqui pra frente será corrida atrás da Aurora Boreal Alasca.
Qualquer direção é maravilhosa no Alasca.
Aurora Boreal Alasca
A mais famosa corrida de trenó de cães do mundo começa nesse local: IDITAROD.
O mais exuberante animal na minha opinião, um predador em 100% do tempo, no topo da cadeia alimentar.
Selfie em grupo com uma linda paisagem.
Um dos passeios de tirar o fôlego, uma incrível visão dos glaciais.
AK153147_Marco Brotto _Aurora Boreal_
As cores do outono chegando …
20153050_Marco Brotto _Aurora Boreal_
Dando adeus aos glaciais? Não, um até breve por que ao norte do Alasca teremos mais.
Qualquer lugar que você olha no Alasca é uma pintura da natureza.
No Alasca, qualquer lugar que você olha é uma pintura da natureza.

A primeira parte da nossa expedição termina aqui …

Marco Brotto
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.

POSTS RELACIONADOS

Aurora Boreal

Quer ver Aurora Boreal? Marco Brotto dá dicas de época, lugares e mais sobre a viagem.

Para ver a Aurora Boreal dançando no céu é preciso muito mais que sorte! Para garantir a experiência, é necessário estar com quem sabe como caçar as luzes, sempre com segurança e conforto.
Alaska

Expedição Aurora Boreal no Alaska – Carnaval, 2017

Esta expedição para caçar Aurora Boreal foi diferente, por vários motivos! Minha primeira viagem com Marco Brotto ao Alaska para ver Aurora Boreal foi fascinante e inesquecível.
Aurora Boreal

Aurora Boreal no Bom dia Brasil com Marco Brotto

Marco Brotto caça Aurora Boreal junto com Bom dia Brasil Em março de 2017 fomos a Noruega gravar a matéria, para a rede Globo. A equipe de reportagem do Bom dia Brasil fez uma linda matéria sobre

Aurora Boreal no Natal e Ano Novo na Noruega – Fim de Ano, 2016

A Aurora Boreal na Noruega é um fenômeno rico, impressionante, que traz uma energia para a alma, uma luz, uma alegria, um êxtase.
  • Regina Magnus

Fascinante! Parabéns! Um lindo trabalho, que venho acompanhando, deslumbrada! Sempre tive vontade de ver tudo isso! Que Deus abençoe! Grande e fraterno abraço….
    Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil!

Oi Regina , obrigado pela sua companhia , grande abraço aos gauchos . Obrigado

• Minha profissão (adva de condomínios ) e minha saude sinado a minha idade (5.3) me impedem de fazer estas aventuras pessoalmente. E vcs me dão está oportunidade de poder acompanhar este espetáculo através das postagens maravilhosas. Obrigada de coração! Am8 ver e acompanhar tudo! Parabéns!

Helô, nao precisa ser atleta para nos acompanhar, nosso record é uma senhora de 70 anos … acredita? E ela quer ir novamente.
      Obrigado vc pelo carinho. beijos

• João Frazão

Muito bacana Marco, bonito ver esta tua paixão. Belas fotos! Parabéns!

Grande Joao. Sonhar é bom né meu amigo? abracos

• Sandra Generoso

Lindas as fotos, gostaria muito de fazer uma aventura dessa. De qto mais ou menos preciso de grana para bancar uma viagem dessa?

• Marco Brotto

Sandra, vou enviar seu email para contato@onelapse.com.br , entrarão em contato. Obrigado , que bom que gosta das fotos. Beijo

• Muito massa!

Juli, que legal que voce gostou 🙂

• Noraia Reis

Marco Brotto, venho “namorando” esse roteiro há um tempo… eu e meu esposo estamos nos organizando para 2017! Já li todos os seus posts hehehe, são excelentes… e apesar de querer muito ir a Noruega penso que o Alaska seja o melhor custo benefício … se é que dá comparar rsrs… estou ansiosa para ver as postagens da próxima expedição em abril! 🙂

• admin

Oi Noraia! Tudo bem? Obrigada pelo seu carinho, fico muito feliz.
      Entre em contato comigo pelo e-mail para saber sobre as expedições 🙂
      viagem@auroraboreal.blog.br ou pelo contato.

• Larissa

Olá Marco, que lindo isso.