Aurora Boreal na Califórnia e Aurora Austral na Patagônia poderão ocorrer hoje.

ESCRITO POR: MARCO BROTTO

Uma dupla explosão na região 2371 ontem (21 de junho de 2015) deverá provocar Auroras Austrais visíveis na Tasmânia e Nova Zelândia. Apesar do Hemisfério Norte estar com no período dos dias mais longos, a Aurora Boreal poderá ser vista nas regiões da latitudes mais baixas. Até no Norte da Califórnia poderá ocorrer.

Toda a região em verde no mapa abaixo, desde que tenha escuridão, poderá ver a Aurora Boreal. O tamanho, quantidade de plasma e velocidade não significa necessariamente que ocorrerá Aurora e se haverá  visibilidade possível.

Lembre que, em algumas regiões, o Sol não se põe nessa época ou então ocorre uma penumbra, dessa forma não se pode ver a Aurora Boreal.

aurora boreal de grande tamanho poderá ocorrer devido tempestade magnética

Na região da Patagônia existe a possibilidade de alguns eventos visíveis com a ajuda de longa exposição em maquinas fotográficas.

aurora austral patagonia

O Kp máximo deverá chegar a 7, com uma tempestade G3 e nesse momento, com o campo magnético bastante negativo, as condições para lindas Auroras são perfeitas. Velocidades acima dos 900km por segundo é o que se espera do plasma solar quando encontrar o campo magnético da Terra.

O centro de pesquisa de Lancaster emitiu o aviso RED, para cuidados relacionados a redes elétricas, e o Norte da Irlanda deverá ver Auroras na noite de hoje.

Aurora Boreal intensa na noite de hoje.
Aurora Boreal intensa na noite de hoje.

Como estamos no Solstício de verão, em algumas regiões verdes do mapa, a penumbra não possibilita a visualização da Aurora Boreal.

Alguns aplicativos dão como MAJOR SOLAR STORM, isso poderia afetar redes elétricas e aparelhos eletrônicos.

Se a época do ano fosse de escuridão no hemisfério Norte, a Aurora Boreal poderia causar espetáculos extraordinários.

Veja abaixo o momento da explosão solar:

Marco Brotto
Marco Brotto
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.

POSTS RELACIONADOS

Aurora Boreal

Quer ver Aurora Boreal? Marco Brotto dá dicas de época, lugares e mais sobre a viagem.

Para ver a Aurora Boreal dançando no céu é preciso muito mais que sorte! Para garantir a experiência, é necessário estar com quem sabe como caçar as luzes, sempre com segurança e conforto.
Alaska

Expedição Aurora Boreal no Alaska – Carnaval, 2017

Esta expedição para caçar Aurora Boreal foi diferente, por vários motivos! Minha primeira viagem com Marco Brotto ao Alaska para ver Aurora Boreal foi fascinante e inesquecível.
Aurora Boreal

Aurora Boreal no Bom dia Brasil com Marco Brotto

Marco Brotto caça Aurora Boreal junto com Bom dia Brasil Em março de 2017 fomos a Noruega gravar a matéria, para a rede Globo. A equipe de reportagem do Bom dia Brasil fez uma linda matéria sobre
Aurora Boreal

Aurora Boreal no Natal e Ano Novo na Noruega – Fim de Ano, 2016

A Aurora Boreal na Noruega é um fenômeno rico, impressionante, que traz uma energia para a alma, uma luz, uma alegria, um êxtase.